Autor: automoveis

  • Executivo da Hyundai declara: “Ninguém mais quer carro com câmbio manual”

    Executivo da Hyundai declara: “Ninguém mais quer carro com câmbio manual”

    O câmbio manual, por décadas um símbolo de conexão entre motorista e máquina, está com os dias contados. Essa é a visão de Tyrone Johnson, chefe técnico do Hyundai Motor Europe Technical Center, que, com seus 40 anos de experiência no setor automotivo, afirma que o fim dessa transmissão e de outras tecnologias “ultrapassadas” é inevitável.

    Executivo da Hyundai declara: “Ninguém mais quer carro com câmbio manual”

    Ninguém mais quer câmbio manual e freio de mão, ou instrumentos analógicos“, declarou o engenheiro em entrevista à revista britânica CAR. Para Johnson, o público já deixou claro que prefere soluções mais eficientes e intuitivas, mesmo que isso signifique abrir mão de elementos que foram pilares da condução por gerações.

    A fala do executivo da Hyundai reflete uma mudança não apenas de gosto, mas uma guinada estrutural profunda na forma como os veículos são concebidos e vivenciados. Na avaliação de Johnson, os carros elétricos representam um salto tecnológico sem precedentes, avançando em apenas uma década o equivalente a cem anos de evolução dos modelos a combustão.

    Executivo da Hyundai declara: “Ninguém mais quer carro com câmbio manual” – Foto: Freepik

     

    Dá para fazer coisas realmente inteligentes. Na suspensão, muita coisa está acontecendo, tanto em termos de software quanto de mecânica. Vai ser bem interessante“, afirmou o executivo, que está à frente das operações técnicas europeias da Hyundai, Kia, Genesis e da nova divisão esportiva Magma. Ele tem liderado os esforços de inovação da montadora no continente, com um foco crescente em desempenho, conectividade e novas experiências ao volante.

    Johnson reforça que, além da digitalização, o conforto e a interatividade dentro do carro se tornaram elementos essenciais. “Agora todos esperam que a viagem seja uma experiência agradável, não apenas o motorista“, disse, indicando que a experiência a bordo se tornou um diferencial para todos os passageiros.


    A Nova Era do Prazer ao Dirigir

    Hyundai Ioniq 5 N é citado por Johnson como um exemplo paradigmático do que ele chama de “novo prazer ao dirigir”. Este modelo elétrico esportivo inova ao oferecer um sistema de troca de marchas que simula uma transmissão DCT, proporcionando respostas sonoras e táteis por meio de software, e não por mecanismos analógicos.

    Para o engenheiro, que se define como “um cara de performance” e lembra de ter dirigido o primeiro Mustang Shelby, a superioridade dos elétricos em termos de velocidade é inquestionável. “Se você quer ir rápido, não há nada melhor do que um elétrico. Não entendo a nostalgia“, completou Johnson, desafiando a percepção tradicional de que a performance está intrinsecamente ligada ao motor a combustão e ao câmbio manual.

    Ioniq 5 – Foto: Divulgação

     

    Embora reconheça que ainda existem motoristas apegados ao som e às vibrações dos motores a gasolina, Johnson defende que essas sensações podem ser recriadas de forma autêntica por sistemas eletrônicos. “Essas entradas sensoriais ajudam o cérebro humano a entender o que está acontecendo dentro de um carro“, explicou.


    Futuro é Elétrico

    O compromisso da Hyundai com o futuro elétrico é evidente. Recentemente, a empresa inaugurou um novo centro técnico em Rüsselsheim, Alemanha, totalmente focado em veículos elétricos. Todos os modelos da linha esportiva Magma, por exemplo, serão desenvolvidos nesta unidade europeia.

    A ideia, segundo Johnson, é que a Hyundai produza localmente soluções voltadas para o mercado global, sem depender exclusivamente das plataformas da matriz sul-coreana. Para o engenheiro, a transformação do setor é inevitável e passa por uma mudança de mentalidade que já ocorreu antes, citando como exemplo a resistência inicial a tecnologias como ABS e ESP.

    Lembro-me dos mais velhos dizendo que coisas como ABS e ESP nunca dariam certo. Talvez em 20 anos você não consiga comprar um carro sem higienizador de calçados, se o mercado sentir essa necessidade“, concluiu Johnson, ilustrando a capacidade da indústria de se adaptar às demandas futuras dos consumidores.

    Eai, compartilha da visão do executivo? Responda nos comentários!

    Leia também: Carro elétrico desvaloriza rápido? Dono de Hyudai Ioniq 5 já rodou 500 mil km e bateria ainda tem 90% de vida útil



    Fonte: Garagem 360

  • Nissan paralisa produção nos EUA devido a Tarifas de Trump

    Nissan paralisa produção nos EUA devido a Tarifas de Trump

    A Nissan anunciou, no início desta semana, a paralisação da produção de alguns de seus veículos fabricados nos Estados Unidos, destinados ao mercado canadense. A decisão afeta a picape Frontier e os SUVs Pathfinder e Murano, e está diretamente ligada às tarifas impostas pelo governo de Donald Trump.

    Nissan paralisa produção nos EUA devido a Tarifas de Trump 

    Em comunicado oficial, a montadora afirmou que a retomada da produção desses veículos só ocorrerá caso haja um acordo entre os governos dos EUA e do Canadá para suspender as taxas. “Isso não significa que paramos para sempre. É mais uma suspensão”, esclareceu Christian Meunier, presidente da Nissan Américas, ao site “Automotive News”.

    Os veículos com especificações canadenses foram retirados da programação de produção em maio, embora a Nissan Canadá já possua estoques em suas concessionárias. O Pathfinder e o Murano são fabricados no Tennessee, enquanto a picape Frontier é produzida no Mississippi.

    Nissan paralisa produção por causa das tarifas de Trump – Foto: Divulgação

     

    A Nissan não possui unidades de produção no Canadá, e aproximadamente 80% dos veículos vendidos no país vêm de fábricas fora dos EUA. Meunier ressaltou que, por essa razão, o mercado canadense não deve ser fortemente impactado pela medida.

    A paralisação também ocorre em um momento delicado para a Nissan, que busca se recuperar da maior crise de sua história, enfrentando atrasos em salários de funcionários e possíveis cortes de milhares de cargos nos próximos meses.


    Kicks Brasileiro: Um Raio de Sol na Estratégia da Nissan

    Em contraste com as dificuldades enfrentadas na América do Norte, a operação da Nissan no Brasil apresenta um cenário de crescimento e otimismo. Lançado no início de julho no mercado brasileiro, o novo Nissan Kicks, produzido na fábrica de Resende (RJ), já começou a ser exportado para o Paraguai, sendo este o primeiro destino internacional do modelo fabricado no Brasil. O SUV também será vendido em outros países da América do Sul.

    O novo Kicks é um dos principais frutos do vultoso investimento de R$ 2,8 bilhões que a Nissan está injetando em sua fábrica de Resende, incluindo o desenvolvimento de seu motor turbo. A modernização da planta envolveu a instalação de 1.200 novos equipamentos, 98 novos robôs e um aumento significativo no número de AGVs (veículos guiados automaticamente), que saltou para 202 unidades.

    Fábrica da Nissan em Resende – RJ – Foto: Divulgação

    Além disso, a Nissan contratou 400 novos funcionários nos últimos meses para garantir o aumento da cadência de produção do Complexo Industrial, que agora opera em dois turnos e produz tanto o novo Nissan Kicks quanto o Kicks Play (o modelo anterior).

    O novo Nissan Kicks chegou às concessionárias brasileiras em 3 de julho, disponível em quatro versões (Sense, Advance, Exclusive e Platinum), com um preço especial de lançamento a partir de R$ 159.990. Totalmente renovada, a segunda geração do Kicks ficou maior e mais refinada, prometendo conquistar ainda mais o público brasileiro e sul-americano.

    Leia também: Carro mais vendido da Nissan na Europa, o SUV Qashqai, ganha novo motor



    Fonte: Garagem 360

  • Nissan inicia exportação do novo Kicks para o Paraguai

    Nissan inicia exportação do novo Kicks para o Paraguai

    OParaguai é o primeiro país da região a receber o novo Nissan Kicks, que está sendo produzido no complexo industrial de Resende, RJ, desde abril e teve venda iniciada no Brasil no início deste mês de julho.

    Conforme revelado por ocasião do seu lançamento, o novo SUV também será comercializado na Argentina. O modelo e seu novo motor turbo integram investimento total de R$ 2,8 bilhões que a montadora realiza no Brasil e que também contempla mais um SUV a ser exportado para mais de 20 países, incluindo o México.

    LEIA MAIS

    Na contramão de cortes globais, Nissan amplia produção no Brasil em 33%

    Já é hora de a Fenabrave desmembrar o segmento de SUVs

    Nissan inicia venda do novo Kicks na rede com preços promocionais

    Para produzir um segundo modelo na fábrica sul-fluminense, a Nissan contratou 400 novos funcionários nos últimos meses e instalou 1.200 equipamentos, dos quais 98 novos robôs e 29 novos AGVs, totalizando agora 202 unidades desses pequenos veículos guiados automaticamente.

    Em quatro versões — Sense, Advance, Exclusive e a topo de linha, a Platinum –, o novo Kicks está sendo vendido em todas as concessionárias da marca com preço especial de lançamento a partir de R$ 159.990. 

    Sobre o modelo, a montadora de origem chinesa destaca 23 equipamentos de proteção e conforto intuitivos e de assistência ao motorista que integram o “escudo de segurança” Nissan Safety Shield, um conjunto de sistemas avançados que monitoram, respondem e protegem, com itens exclusivos no segmento.

    Seu motor 1.0 com injeção direta e turbocompressor desenvolve 125 cv de potência e 22,4 kgfm de torque – quando abastecido com etanol. Ele trabalha em conjunto com uma transmissão de dupla embreagem DCT banhada a óleo, acionada por um seletor da transmissão por botões e-Shifter, tecnologia inédita no segmento.


    Foto: Divulgaçãoi/Nissan



    Fonte: Auto Industria

  • Xiaomi já entregou 300 mil carros em 15 meses

    Xiaomi já entregou 300 mil carros em 15 meses

    A Xiaomi Auto, a jovem e ambiciosa divisão automotiva da gigante tecnológica chinesa, alcançou um marco impressionante: 300 mil unidades entregues em apenas 15 meses desde seu lançamento no mercado chinês. Esse volume representa uma média de 647 veículos entregues por dia, solidificando a presença da marca no competitivo cenário dos veículos elétricos.

    Xiaomi já entregou 300 mil carros em 15 meses – Foto: Divulgação

     

    Fundada em 2021 pelo carismático fundador e presidente da Xiaomi, Lei Jun, a Xiaomi Auto rapidamente ganhou destaque. Seu primeiro modelo, o sedã elétrico SU7, foi apresentado em dezembro de 2023 e lançado oficialmente em 28 de março de 2024, tornando-se um sucesso instantâneo de vendas na China.

    Em 27 de fevereiro, a marca expandiu sua linha com o SU7 Ultra, um carro esportivo de preço mais elevado. A família cresceu ainda mais com o lançamento do crossover YU7 em 26 de junho, cujas entregas começaram em 6 de julho.

    O anúncio de 300 mil entregas acumuladas foi feito pela Xiaomi em 10 de julho. Dados obtidos pela CarNewsChina revelam que o primeiro veículo da Xiaomi foi entregue em 3 de abril de 2024. Isso significa que a Xiaomi levou 464 dias para atingir essa marca, mantendo uma média de 647 veículos por dia, ou cerca de 27 unidades por hora.

    Xiaomi SU7 – Foto: Divulgação

    O ritmo de entregas aumentou consideravelmente: em 2024, a média diária era de 511 carros, mas em 2025 esse número saltou para 840 unidades por dia, superando a marca de um veículo entregue a cada dois minutos. Até o momento, em 2025, a Xiaomi Auto já entregou 160.513 veículos.

    A trajetória de crescimento é notável. Foram necessários mais de sete meses para que a Xiaomi entregasse os primeiros 100 mil carros. No entanto, o carro de número 200 mil foi entregue apenas quatro meses depois, e mais três meses e meio foram suficientes para atingir a marca de 300 mil entregas acumuladas.


    Desafios de demanda

    sedã Xiaomi SU7 é, atualmente, o principal motor desse volume de entregas. O SUV YU7, recém-lançado, começou a ter suas unidades entregues apenas em julho, e o esportivo SU7 Ultra, de preço mais elevado, tem uma demanda naturalmente menor.

    YU7 – Foto: Divulgação

    Curiosamente, os tempos de espera para os modelos refletem a alta procura: o SU7 Ultra tem um tempo de entrega de 6 a 18 semanas, enquanto o SU7 sedã regular pode levar de 33 a 42 semanas para ser entregue. O recém-lançado Xiaomi YU7 apresenta o maior tempo de espera, entre 40 e 60 semanas, indicando que a capacidade de produção para o próximo ano já está esgotada para o YU7.

    Para 2025, a Xiaomi Auto tem uma meta ambiciosa de vender 350 mil unidades. Até 10 de julho, a empresa já havia cumprido 45,7% desse objetivo. O lançamento da fase dois (F2) da fábrica em Pequim será crucial para que a empresa possa aumentar seu volume de produção e alcançar essa meta audaciosa, consolidando ainda mais sua posição no cenário automotivo global.

    Leia também: SUV elétrico Xiaomi YU7 inicia entregas na China, com espera de até 62 semanas



    Fonte: Garagem 360

  • Produção de carros elétricos vai dobrar empregos no Brasil; entenda

    Produção de carros elétricos vai dobrar empregos no Brasil; entenda

    Boas notícias! A produção de carros elétricos no Brasil tem o potencial de transformar o mercado de trabalho, com uma previsão de dobrar o número de empregos até 2050. Esse crescimento será impulsionado principalmente pela expansão das vendas de veículos elétricos e pela crescente demanda por baterias automotivas. Acompanhe o Garagem360 e veja os detalhes dessa revolução.

    Produção de carros elétricos no Brasil vai gerar aumento de empregos

    De acordo com uma pesquisa apoiada pela ONU e realizada por universidades como Unicamp e USP, a transição para a produção de carros elétricos no Brasil pode gerar uma quantidade massiva de novos postos de trabalho.

    Produção de carros elétricos no Brasil

    Foto: Freepik

    A princípio, o estudo aponta que a produção no Brasil não apenas fortalecerá a indústria automotiva, mas também impulsionará setores relacionados, como serviços de engenharia, logística e comércio, tornando o país um líder em mobilidade sustentável.

    O grande motor desse crescimento está na indústria de baterias automotivas. Com o aumento da produção de carros elétricos, a demanda por baterias será ainda maior, o que fará com que muitas montadoras e empresas especializadas se instalem no Brasil, criando uma cadeia de empregos ao longo do processo.

    Como o Brasil pode aproveitar o potencial da produção de carros elétricos?

    O Brasil tem uma oportunidade única de se posicionar como líder na produção de carros elétricos, mas para isso, o país precisará de políticas públicas claras e um foco maior em exportações.

    Nesse caso, a pesquisa destaca que o programa Mover, que estimula a mobilidade sustentável, já está sendo um fator de incentivo, mas o Brasil precisa ir além para garantir que as empresas e consumidores adotem as tecnologias de forma mais ampla.

    O presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico, Ricardo Bastos, em entrevista recente, destacou que o mercado de elétricos será beneficiado não só pelo perfil inovador do consumidor brasileiro, mas também pelas montadoras chinesas, que já estão começando a investir na produção local.

    Ou seja, o Brasil poderá não só atender a demanda interna, mas também exportar veículos elétricos para outras regiões.

    Quais as vantagens da produção de carros elétricos no Brasil?

    a transição para a produção de carros elétricos no Brasil traz uma série de benefícios econômicos e sociais. A seguir, listamos alguns:

    • Aumento da renda e distribuição mais equilibrada: O estudo aponta que a renda gerada pelo setor de carros elétricos será 85% maior e distribuída de forma mais equitativa, em comparação com o modelo atual, baseado em veículos à combustão.
    • Expansão das exportações: O Brasil terá um mercado crescente para carros elétricos, com a possibilidade de exportar para outros países, criando uma rede de parcerias internacionais.
    • Criação de novas indústrias: O crescimento da demanda por carros elétricos estimulará novas fábricas e a criação de novos empregos em setores como baterias, montagem e pesquisa.

    Você acredita que o país pode se tornar um líder global na produção de veículos elétricos? Deixe sua opinião nos comentários abaixo sobre suas expectativas sobre essa mudança no setor automotivo.



    Fonte: Garagem 360

  • Com Constellation 20.480 4×2, VWCO promete acelerar nos extrapesados

    Com Constellation 20.480 4×2, VWCO promete acelerar nos extrapesados

    Para ampliar negócios no concorrido mercado de caminhões extrapesados, a VWCO, Volkswagen Caminhões e Ônibus, apresenta o Constellation 20.480 4×2, equipado com motor de 13 litros, o D26, com potência de 480 cavalos e torque de 2.400 Nm.

    “O modelo une força, tecnologia e conforto, com a robustez já reconhecida da família Constellation e a eficiência do motor D26″, comenta Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas.

    LEIA MAIS

    Os dez caminhões mais vendidos no 1º semestre

    Produção de caminhões termina o 1º semestre em alta com ajuda das exportações

    O lançamento, segundo o executivo, reforça o compromisso da empresa de oferecer ao mercado veículos cada vez mais competitivos, com alto desempenho e o menor custo operacional, seguindo o conceito da marca de “Menos você não quer, mais você não precisa”.

    Com CMT, capacidade máxima de tração, de 60 toneladas e chassi reforçado, a configuração 20.480 — a primeiro 4×2 da família Constellation — é dedicada às aplicações logísticas de curtas e médias distâncias, ideal para composições como semirreboques e bitrens.

    O extrapesado vem de série com a transmissão automatizada V-Tronic de 12 marchas, que conta com a tecnologia Predictive Shifting, um sistema inteligente que integra a central eletrônica da transmissão ao GPS do veículo, antecipando a troca de marchas conforme o relevo da estrada. Resultando em uma economia de combustível de até 5%.

    A VWCO informa que o novo extrapesado tem itens focados na segurança ativa, como o assistente de partida em rampa (HSA), controle de estabilidade (ESC) e controle de tração (ATC).

    “Outro diferencial é a suspensão pneumática integral com quatro bolsões, que proporciona maior estabilidade da carga e conforto para o condutor. O sistema também permite ajuste de altura dos implementos diretamente da cabine, otimizando operações de carga e descarga”, garante a montadora.


    Foto: Divulgação/VWCO



    Fonte: Auto Industria

  • Filosa vem ao Brasil para iniciar celebração de 50 anos da Fiat Betim

    Filosa vem ao Brasil para iniciar celebração de 50 anos da Fiat Betim

    Em sua primeira visita oficial ao Brasil após assumir o cargo de CEO global da Stellantis, Antonio Filosa, participou na quarta-feira, 9, do início das comemorações dos 50 anos do Polo Betim e da Fiat no Brasil, e na quinta-feira, 10, da inauguração de uma nova estrutura do Safety Center dedicada a realizar testes de colisão em veículos híbridos e elétricos.

    Restrito aos executivos e funcionários, os dois eventos aconteceram no complexo mineiro da Stellantis. O primeiro também celebrou o marco de 18 milhões de veículos produzidos na fábrica inaugurada há 49 anos, representado pelo SUV Fastback Hybrid,

    LEIA MAIS

    Primeiro semestre tem a Fiat (mais uma vez) comandando as vendas

    Betim, Goiana, Porto Real: festa na Stellantis brasileira com nomeação de Filosa.

    Além de Filosa, também na comemoração o presidente da Stellantis América do Sul, Emanuele Cappellano, e demais dirigentes da empresa no Brasil.

    “É um orgulho atingir essa marca em um momento tão emblemático, quando estamos prestes a celebrar 50 anos da planta e da Fiat no Brasil”, comentou Cappellano, destacando ser o Polo Automotivo de Betim sinônimo de pioneirismo e referência em novas tecnologias.

    Ele falou tanto sobre o emblemático Fiat 147, o primeiro carro movido a etanol produzido em série no mundo, como também dos SUVs híbridos-flex Fiat Pulse e Fiat Fastback, equipados com a tecnologia Bio-Hybrid desenvolvida pela Stellantis e líderes de segmento no mercado nacional.

    “Estamos investindo R$ 14 bilhões no Polo de Betim para continuar fazendo história”, lembrou Cappellano, revelando que do total lá produzido mais de 4 milhões de veículos foram exportados para 37 países.

    A fábrica mineira conta com mais de 300 fornecedores e gera 17 mil empregos diretos, o equivalente a mais da metade da força de trabalho da Stellantis na América do Sul.

    Safety Center

    Sobre o Safety Center, Cappellano destacou que a modernização do espaço representa um importante avanço tecnológico, ampliando a capacidade da Stellantis de desenvolver localmente soluções inovadoras dedicadas à segurança veicular de seus veículos, independentemente do tipo de propulsão:

    “O Safety Center marca mais um passo na consolidação da América do Sul como uma região estratégica para a produção de híbridos e elétricos. Com foco em segurança, sustentabilidade e inovação, fortalecemos nossa liderança e o protagonismo no mercado sul-americano”.


    Foto: Divulgação/Stellantis



    Fonte: Auto Industria

  • Carro sustentável terá IPI zerado até o final de 2026

    Carro sustentável terá IPI zerado até o final de 2026

    OMDIC, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, adiantou alguns itens do programa Carro Sustentável que o governo federal anuncia nesta quinta-feira, 10, as 15h30, no Palácio do Planalto. Veículos compactos com alta eficiência energética-ambiental e fabricados no Brasil terão o IPI zerado a partir desta sexta-feira, 11, até o final do ano que vem.

    Para ter direito ao IPI zero, o carro sustentável deve atender a quatro requisitos: emitir menos de 83g de CO₂ por quilômetro, conter mais de 80% de materiais recicláveis, ser fabricado no Brasil (com etapas como soldagem, pintura, fabricação do motor e montagem no país) e se enquadrar em uma das categorias de carro compacto.

    LEIA MAIS

    Lula lança programa do carro sustentável na quinta-feira

    Além de criar a modalidade do Carro Sustentável, o decreto assinado nesta quinta-feira, 10, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva dermina alíquotas menores de Imposto sobre Produto Industrializado para modelos mais leves e econômicos, movidos a energia limpa e que atendam a requisitos de reciclabilidade e segurança veicular. É o chamado IPI Verde.

    “O mecanismo está previsto no programa Mover (Mobilidade Verde e Inovação) e alia preocupação ambiental com justiça social, já que veículos econômicos e menos poluentes terão alíquotas menores, enquanto os que mais poluem terão índices maiores”, explica Geraldo Alckmin, titular o MDIC e vice-presidente da República.

    O ministro lembrou que o Mover já estimulou investimentos da ordem de R$ 190 bilhões, incluindo montadoras e autopeças, e adiantou que o decreto que regulamenta o Mover não terá impacto fiscal. Sua 

    “O decreto redefine tabela do IPI que foi construída como um mecanismo de soma zero em relação ao total de carros vendidos no Brasil”, comenta Alckmin.

    As novas alíquotas, incluindo a zero do Carro Sustentável, vão valer até dezembro de 2026, antecendo, assim, os efeitos da Reforma Tributária.

    A estimativa é de redução do IPI para 60% dos veículos comercializados no Brasil, com base no número de carros vendidos em 2024, com impacto fiscal zero.

    As montadoras interessadas deverão solicitar, junto ao MDIC, o credenciamento dos veículos que atendam a esses requisitos. Após a análise e aprovação, uma portaria será publicada com a lista dos modelos aptos a receber o desconto integral. Atualmente, a alíquota mínima para esses carros é de 5,27%.

    Publicada a portaria, as montadoras e concessionárias já poderão vender seus carros com o desconto equivalente. Dentre os modelos a serem contemplados certamente está o Fiat Mobi e o Renault Kwid.

    Reduções

    Para os veículos não enquadrados no Carro Sustentável, o decreto estabelece um novo sistema de cálculo do IPI que entrará em vigor em 90 dias. A nova tabela parte de uma alíquota base de 6,3% para veículos de passageiros e de 3,9% para comerciais leves, que será ajustada por um sistema de acréscimos e decréscimos.

    O cálculo levará em conta critérios como eficiência energética, tecnologia de propulsão, potência, nível de segurança e índice de reciclabilidade. Veículos com melhores indicadores receberão bônus (descontos no imposto), enquanto os com piores avaliações sofrerão um acréscimo.

    Por exemplo, um carro de passeio híbrido-flex pode ter sua alíquota reduzida em 1,5 ponto porcentual. Se também atender ao critério de eficiência do Mover, perde mais 1 ponto, e se cumprir o nível 1 de reciclabilidade, perde outro ponto. Com isso, o IPI desse veículo cai de 6,3% para 2,8%.


    Foto: Divulgação/Fiat



    Fonte: Auto Industria

  • VW sai na frente e zera o IPI do Polo no Programa Carro Sustentável

    VW sai na frente e zera o IPI do Polo no Programa Carro Sustentável

    Com a assinatura do decreto que cria o Programa Carro Sustentável, na quinta-feira, 10, a Volkswagen se antecipa e prepara a certificação de três versões do Polo (Track, Robust e TSI) para oferecer sem o IPI no preço. A versão Track, por exemplo, passa de R$ 95.970 para R$ 87.845.

    O decreto, com validade até 31 de dezembro de 2026, regulamenta o Programa Mover. Além de zerar o IPI para carros compactos elegíveis ao programa ao considerar eficiência energética, peso, reciclabilidade e produção local, o mecanismo também reduz a alíquota de automóveis mais leves e econômicos.

    LEIA MAIS

    →Carro sustentável terá IPI zerado até o final de 2026

    Em especial, para ter direito ao IPI zero, o carro deve emitir menos de 83g de CO₂ por quilômetro, conter mais de 80% de materiais recicláveis, ser fabricado no Brasil (com etapas de soldagem, pintura, fabricação do motor e montagem no país) e se enquadrar em uma das categorias de carro compacto.

    Para Fernando Silva, diretor de Vendas da Volkswagen Brasil, o decreto prioriza o carro nacional e abre oportunidade comercial. “É um programa que fomenta o setor. Traz benefícios diretos para o consumidor com a redução de IPI. Depois, prevê produção nacional, o que resguarda a manutenção de emprego, além de criação de emprego e renda”

    Segundo o executivo, a princípio serão as versões do Polo com a alíquota zero, mas obviamente não impede que outros produtos que possam ser elegíveis com trabalhos de adaptação.

    Ao memos tempo em que anuncia as versões do Polo sem IPI, a Volkswagen aproveita o contexto para colocar no ar campanha de venda no qual boa parte da linha da empresa será oferecida a partir de amanhã com desconto com o dobro do valor do IPI e taxa zero no financiamento. “Estamos oferecendo benefício do programa em modelos que não são elegíveis de maneira mais agressiva, com início em feirão de fábrica.”

    Silva preferiu não revelar o prazo no qual a campanha estará em vigor com os preços reduzidos:

    • Saveiro Robust CS (Cabine Simples): de R$ 109.490 por R$ 88.687
    • Polo Highline: de R$ 131.650 por R$ 120.240
    • Virtus Highline: de R$ 155.490 por R$ 144.080
    • Novo T-Cross 200 TSI: de R$ 154.990 por R$ 144.854
    • Novo Nivus Highline: de R$ 163.290 por R$ 146.490.

    Foto: Divulgação Volkswagen



    Fonte: Auto Industria

  • Haddad sobre Carro Sustentável: “Programa neutro do ponto de vista fiscal”.

    Haddad sobre Carro Sustentável: “Programa neutro do ponto de vista fiscal”.

    Sem a prevista presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o evento de divulgação do IPI Verde e da modalidade Carro Sustentável nesta quinta-feira, 10, no Palácio do Planalto, contou com a participação de ministros e representantes da Anfavea, Fenabrave, Sindipeças e do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

    O titular do MDIC e vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, iniciou a cerimônia dizendo que Lula pediu para trazer um abraço fraterno a todos, justificando sua ausência por “questões tarifárias”, certamente se referindo ao anúncio feito na véspera pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de sobretaxar os países do Brics, com alíquota de 50% no caso do Brasil.

    LEIA MAIS

    Carro sustentável terá IPI zerado até o final de 2026

    Alckmin destacou o caráter social do decreto assinado por Lula nesta quinta-feira, por garantir que mais pessoas tenham acesso ao carro 0 km, propiciando, assim, a renovação da frota circulante brasileira. Modelos produzidos no Brasil com motor 1.0 e emissões inferiores a 83g de CO2 por quilômetro terão o IPI zerado até o final do ano que vem.

    Também presente o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que destacou a importância do decreto que cria a modalidade do Carro Sustentável e o IPI Verde, tributando quem pode pagar mais, porque está poluindo mais e também por ter mais renda, e beneficiando quem tem menos renda e polui menos.

    “É um programa neutro do ponto de vista fiscal, mas com benefícios ambientais e sociais”, destacou Haddad.

    O presidente executivo da Anfavea, Igor Calvet, comemorou o anúncio do Carro Sustentável e do IPI Verde, prevendo que o decreto vai permitir que o setor supere em 2025 o resultado positivo do ano passado

    “Faz parte da previsibilidade que sempre pedimos ao governo. É a concretização de uma política pública já prevista em lei, que traz benefícios ambientais, sociais e econômicos. Permite estimular nossa indústria, que a cada emprego direto gera de 8 a 10 indiretos na cadeia automotiva”, destacou Calvet.

    O presidente da Fenabrave, Arcelio Junior, também comemorou a publicação do decreto, lembrando que a entidade representa 8.225 concessionárias no País, responsáveis pela geração de mais de 370 mil empregos diretos.

    O representante dos trabalhadores no evento foi o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Moisés Selerges: “Isso que vemos hoje aqui é o que chamamos de política pública, aquela que abre caminho para a reindustrialização que tanto precisamos”, comentou o sindicalista, ressaltando que o setor automotivo em seu todo envolve perto de 1,3 milhão de empregos.


     



    Fonte: Auto Industria