Autor: automoveis

  • Chevrolet Onix e Tracker 100 Anos chegam ao mercado; veja

    Chevrolet Onix e Tracker 100 Anos chegam ao mercado; veja

    Após a picape média S10, chegou a vez do Tracker e Onix receberem a série especial 100 Anos no Brasil. Os modelos têm proposta diferente no posicionamento de versões e preços, mas da mesma forma celebram o centenário da General Motors no mercado nacional.

    Os modelos foram anunciados em janeiro, quando a Chevrolet celebrou os 100 anos no Brasil. Primeiro chegou a S10 100 Anos e, neste julho, surgiu o Tracker 100 Anos, no lançamento da linha 2026 do SUV. O Onix 100 Anos chega no próximo mês, junto com a linha reestilizada do sedã e hatch compactos.

    Onix 100 Anos: mais acessível da série

    A série especial do Onix será lançada em agosto no interior de São Paulo e aposta em uma configuração mais acessível. Ela foi construída a partir da versão 1.0 com câmbio manual. Os preços ainda não foram revelados, mas só pela escolha, teremos um carro mais acessível em relação o Tracker, que é derivado da configuração mais completa.

    O Onix 100 Anos, contudo, terá  itens geralmente presentes em versões mais caras, como rodas de liga leve de 16 polegadas em acabamento preto brilhante, bancos com revestimento híbrido, faróis com máscara negra e emblemas exclusivos “100 Anos”.


    Chevrolet Onix 100 Anos: hatch celebra centenário da GM no Brasil
    Chevrolet Onix 100 Anos: hatch celebra centenário da GM no Brasil • Divulgação

    O hatch será na cor azul Boreal e diversos detalhes escurecidos, incluindo a gravata Black Bow Tie. A produção será limitada a mil unidades. O objetivo da marca será atrair público jovem de olho no primeiro carro.

    Tracker 100 Anos

    No caso do Tracker, a edição 100 Anos parte da versão Premier, atualmente a mais completa da gama. A série adiciona elementos visuais próprios, como pintura Azul Noronha desenvolvida exclusivamente para a ocasião, rodas escurecidas, gravata preta e logotipos comemorativos nas colunas e na tampa traseira. O preço é de R$ 190.590, mesmo da versão mais cara, a RS.

    O interior mantém o padrão da versão topo de linha, com bancos em acabamento preto, painel digital de 8 polegadas, central multimídia MyLink de 11 polegadas com projeção sem fio, sistema OnStar, Wi-Fi nativo, teto solar panorâmico e carregador por indução. Também estão presentes os principais recursos de assistência à condução, como alerta de colisão e frenagem autônoma de emergência.

    Além dos dois, foi lançada há alguns meses a S10 100 Anos, num lote de penas 100 unidades, já esgotado. O modelo se destaca  por trazer suspensão elevada em 30 mm, pneus de uso misto, skid plate com luzes auxiliares de LED e adesivos nos para-lamas.

    A versão é equipada com motor 2.8 turbodiesel de 207 cv e sistema Arla 32. A calibração da motorização foi ajustada com o uso de inteligência artificial, e a picape incorpora ainda sistemas avançados de assistência à condução.

    Chevrolet Onix, Tracker e S10 vão ganhar série especial 100 anos



    Fonte: CNN Brasil Auto

  • Senatran realiza semana de prevenção a acidentes

    Senatran realiza semana de prevenção a acidentes

    Por Mário Curcio

    Em razão do Dia do Motociclista, comemorado em 27 de julho, a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) lançará no domingo a 1ª Semana de Prevenção a Sinistros com Motocicletas. A informação foi divulgada em um evento para jornalistas realizado na sede do Departamento de Trânsito de São Paulo (Detran-SP).

    A iniciativa promove uma campanha que terá como mote a frase “No trânsito, basta um instante para a vida virar do avesso”. Em Brasília, nos dias 30 e 31, motociclistas poderão participar de um pit stop educativo das 9 às 17 horas no estacionamento Funart.

    O motivo da semana de prevenção é o número crescente de acidentes e mortes envolvendo motociclistas. De acordo com dados fornecidos pelo Ministério da Saúde, os óbitos de condutores e passageiros de motocicletas saltaram, em todo o Brasil, de 33% para 46% entre os anos de 2010 e 2023.

    No mesmo período, a representatividade das mortes de pedestres recuou de 30% para 19% e a de ocupantes de automóveis, de 28% para 26%. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, as mortes envolveram sobretudo os mais jovens.

    Pessoas de 20 a 29 anos responderam por 21,5% do total de óbitos. E aquelas com 30 a 39 anos totalizaram 18,7%. O sexo masculino respondeu por 83% das mortes no trânsito no Brasil.

    A diretora de segurança no trânsito da Senatran, Maria Alice Souza, afirma: “Também entre 2010 e 2023, os motociclistas responderam por 57,2% das internações e por 55,2% dos gastos com hospitalização.” As informações são do Datasus e revelam ainda que os custos de internação com motociclistas vítimas de acidentes envolveram R$ 3,7 bilhões.

    Outras ações futuras da Senatran com o objetivo de reduzir acidentes terão como meta diminuir a velocidade máxima permitida em centros urbanos. Estudos mostram que essa é uma forma eficiente de reduzir a probabilidade de acidentes e a gravidade dos ferimentos.

    “A Organização Mundial de Saúde recomenda que vias urbanas não devem ter velocidade máxima superior a 50 km/h, nem superior a 30 km/h quando há grande concentração de pedestres e ciclistas”, recorda Diego Lemos, coordenador executivo da Bloomberg para segurança viária, que apresentou um estudo no Detran-SP.

    Além dos esforços para reduzir a velocidade, a Secretaria Nacional de Trânsito manterá o foco em outros fatores de risco, como a ingestão de bebida alcoólica e não uso do capacete.

    Estudo do Detran-SP confirma tendência de alta

    Durante o evento, o Detran-SP apresentou o estudo “Análise de Tendência da Sinistralidade em Municípios do Estado de São Paulo”, no qual identifica a tendência de aumento ou redução significativos de óbitos no trânsito, considerando diferentes tipos de via e formas de transporte no período de 2015 a fevereiro de 2025, nos 645 municípios.

    No caso das mortes de ocupantes de motocicletas, 47 cidades apresentaram tendência de alta. Entre elas estão a própria capital, Guarulhos, Ribeirão Preto, Piracicaba, São Bernardo do Campo, Araçatuba, Salto, Valinhos, Mogi Guaçu, Limeira, São José dos Campos, Birigui, Tatuí, Taboão da Serra, Embu das Artes e Bragança Paulista.

    Somente sete cidades registraram tendência de queda importante em mortes com motociclistas: Itaberá, Euclides da Cunha Paulista, Barão de Antonina, Serra Azul, São Joaquim da Barra, Guatapará e Pereiras.

    No caso de mortes de ciclistas, também houve mais municípios registrando forte tendência de alta (11 ao todo) do que queda (3). Em contraste, a análise de mortes de pedestres aponta mais municípios com tendência de queda (30) do que alta (12).

    Em óbitos totais, 28 municípios apontaram tendência de alta e outros 28, de queda.


    Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil



    Fonte: Auto Industria

  • Gasolina com mais etanol: mudança em agosto pode ompactar o seu bolso

    Gasolina com mais etanol: mudança em agosto pode ompactar o seu bolso

    A partir da primeira semana de agosto, a gasolina vendida no Brasil passará por uma importante mudança: a mistura obrigatória de etanol anidro subirá de 27% para 30%

    Isto é, a medida foi aprovada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e tem como objetivo aumentar a octanagem e reduzir o consumo de gasolina.

    Essa alteração promete afetar diretamente os motoristas e consumidores, trazendo um impacto econômico e ambiental significativo.

    Acompanhe o Garagem360 e entenda todos os detalhes!

    O que é a gasolina com mais etanol e como isso vai atingir o seu bolso?

    A medida de aumentar a mistura de etanol na gasolina visa aumentar a sustentabilidade e reduzir os custos com combustíveis fósseis. O etanol, uma fonte renovável e menos poluente, já representa uma parte significativa da gasolina consumida no Brasil.

    O objetivo principal é melhorar a qualidade do combustível e aumentar a octanagem de 93 para 94, ajudando também a reduzir o preço final ao consumidor.

    De acordo com a previsão do governo federal, a implementação do E30 (gasolina com 30% de etanol) pode resultar numa queda de até R$ 0,11 por litro de gasolina.

    Isso traria um alívio nas bombas de combustíveis, especialmente em um momento de pressão inflacionária. No entanto, essa redução de preço dependerá da adaptação de toda a cadeia de distribuição e revenda.

    Quais os benefícios da gasolina com mais etanol?

    • Maior sustentabilidade: o etanol é uma alternativa renovável e menos poluente quando comparado à gasolina comum.

    • Impacto no preço: a mistura maior de etanol tem o potencial de ajudar a reduzir o preço da gasolina no mercado interno.

    • Menos consumo de gasolina: o uso maior de etanol pode resultar numa redução no consumo de gasolina, com a possibilidade de economizar até 1,36 bilhão de litros anualmente.

    Foto gerada por AI / Garagem360

    Como funciona o aumento de etanol na gasolina?

    • Gasolina A: a gasolina sem etanol, conhecida como gasolina A, será produzida com uma quantidade mínima de 688,9 kg/m³ de massa.

    • Gasolina C: a gasolina C passará a ter 30% de etanol anidro. A elevação da octanagem de 93 para 94 é uma medida que deve melhorar a performance e qualidade do combustível.

    Mudanças no mercado de combustíveis

    A mudança no percentual da mistura de etanol não só traz benefícios ambientais, mas também reflete em toda a cadeia produtiva e comercial.

    De forma mais clara, a elevação da mistura obrigatória foi uma decisão estratégica do governo federal, especialmente considerando o impacto positivo que o etanol, proveniente da cana-de-açúcar e do milho, pode gerar para o Brasil, que tem uma produção bastante competitiva.

    Aproveite para conferir: Vale a pena? Audi A3 é o sedã premium que oferece mais por menos no Brasil

    Você já sabia dessa mudança? Como isso pode impactar o seu bolso? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe suas opiniões com a gente!



    Fonte: Garagem 360

  • Não bebem nadinha: Inmetro divulga consumo dos carros mais baratos com IPI zero; até 16,9 km/l

    Não bebem nadinha: Inmetro divulga consumo dos carros mais baratos com IPI zero; até 16,9 km/l

    O programa Carro Sustentável trouxe uma grande oportunidade para quem está de olho em carros novos e econômicos. Além de descontos significativos de até R$ 17,4 mil, os modelos mais baratos agora contam com IPI zero, o que torna esses veículos ainda mais acessíveis. Mas o que mais se destaca nesses modelos? O baixo consumo de combustível! Acompanhe oGaragem360 e veja qual o consumo dos carros mais baratos!

    Consumo dos carros mais baratos com IPI zero

    O Inmetro divulgou recentemente os resultados do consumo dos carros mais baratos com IPI zero, e os números são impressionantes.

    Consumo dos carros mais baratos com IPI zero

    Foto: Freepik

    A princípio, carros compactos, com motor 1.0 aspirado e câmbio manual, conseguem atingir até 16,9 km/l, um ótimo desempenho para quem busca economia no dia a dia.

    Qual o consumo dos carros mais baratos?

    A seguir, confira os carros que se destacam pelo baixo consumo de combustível e eficiência, com preços acessíveis e excelente custo-benefício:

    Renault Kwid

    • Consumo cidade: 14,6 km/l (gasolina)
    • Consumo estrada: 15,5 km/l (gasolina)
    • Preço: R$ 67.290
    • Nota de eficiência do Inmetro: B

    Chevrolet Onix Plus

    • Consumo cidade: 13,8 km/l (gasolina)
    • Consumo estrada: 16,9 km/l (gasolina)
    • Preço: R$ 79.990
    • Nota de eficiência do Inmetro: B

    Fiat Mobi

    • Consumo cidade: 14,0 km/l (gasolina)
    • Consumo estrada: 15,1 km/l (gasolina)
    • Preço: R$ 67.990
    • Nota de eficiência do Inmetro: B

    Hyundai HB20S

    • Consumo cidade: 13,4 km/l (gasolina)
    • Consumo estrada: 15,4 km/l (gasolina)
    • Preço: R$ 93.990
    • Nota de eficiência do Inmetro: B

    Volkswagen Polo

    • Consumo cidade: 13,2 km/l (gasolina)
    • Consumo estrada: 14,7 km/l (gasolina)
    • Preço: R$ 87.845
    • Nota de eficiência do Inmetro: B

    Fiat Argo

    • Consumo cidade: 13,6 km/l (gasolina)
    • Consumo estrada: 14,5 km/l (gasolina)
    • Preço: R$ 86.990
    • Nota de eficiência do Inmetro: B

    Esses modelos se destacam pelo baixo consumo e preço acessível, tornando-os ótimas opções para quem busca economia no bolso sem abrir mão de um carro novo e eficiente.

    Aproveite e veja: Verdadeiras bombas: 5 carros usados com problemas crônicos que você deve passar longe

    Você também está pensando em aproveitar o IPI zero e investir em um desses modelos econômicos? Compartilhe com a gente o que mais pesou na sua escolha!



    Fonte: Garagem 360

  • 3 carros de luxo usados para comprar e pegar menos que o valor de um SUV 0 km

    3 carros de luxo usados para comprar e pegar menos que o valor de um SUV 0 km

    Muitos pensam que carros de luxo são inacessíveis ou têm custos exorbitantes, mas a verdade é que há excelentes opções de carros de luxo usados no mercado que custam menos que um SUV zero km.

    Modelos sofisticados, com desempenho impressionante, design de fazer inveja e manutenção acessível estão cada vez mais ao alcance do consumidor. Neste artigo, vamos apresentar três desses modelos que valem muito mais do que o valor que você pagaria por um SUV novo.

    Acompanhe o Garagem360 e veja mais detalhes sobre esses modelos incríveis!

    Vale a pena comprar carros de luxo usados?

    Com o preço de um SUV novo de entrada, você pode adquirir um carro de luxo usado que oferece muito mais em termos de desempenho, conforto e status.

    Esses modelos, como o Ford Edge, o Honda Accord e o Jeep Grand Cherokee, são excelentes opções para quem deseja um carro premium sem pagar os preços elevados dos modelos zero km.

    A compra de carros de luxo usados também é uma excelente oportunidade para quem quer manter o orçamento equilibrado, mas ainda assim desfrutar de uma experiência de condução superior.

    1. Ford Edge Limited AWD 2013

    Se você busca um SUV de luxo, mas sem gastar uma fortuna, o Ford Edge Limited AWD 2013 pode ser a opção ideal. Com um design imponente e robusto, o Edge ainda chama atenção nas ruas, mesmo com mais de 10 anos de lançamento.

    • Desempenho: o motor V6 3.5 a gasolina gera 289 cv e 34,7 kgfm de torque, aliado a um câmbio automático de 6 marchas e tração integral.
    • Conforto: teto solar panorâmico, bancos elétricos, sistema de som premium da Sony e multimídia de 8″.
    • Consumo: Aproximadamente 7 km/l na cidade, um número razoável para um motor V6.

    Atualmente, o Ford Edge 2013 pode ser encontrado na Tabela Fipe por cerca de R$ 63.700. Por esse preço, você leva para casa um SUV de luxo com recursos premium e visual sofisticado, que custa muito menos do que um SUV zero km de entrada.

    Foto: divulgação

    2. Honda Accord 2.4 2014

    Para quem prefere sedãs de luxo, o Honda Accord 2.4 2014 é uma opção impecável. Este modelo é sinônimo de sofisticação e confiabilidade, com um motor eficiente e desempenho de sobra.

    • Desempenho: o motor 2.4 aspirado a gasolina entrega 175 cv e 22,9 kgfm de torque, com câmbio automático de 5 marchas.
    • Conforto: acabamento refinado, rodas de 17″, bancos de couro e sistema de som premium.
    • Consumo: aproximadamente 9 km/l na cidade.

    Com um preço de R$ 70.200 na Tabela Fipe, o Accord oferece a elegância de um carro de luxo a um preço acessível, muito abaixo do valor de um SUV zero km de entrada.

    Foto: divulgação

    3. Jeep Grand Cherokee Laredo 2014

    O Jeep Grand Cherokee Laredo 2014 é um verdadeiro símbolo de poder e luxo. Seu visual imponente e interior cheio de conforto são apenas alguns dos motivos para considerá-lo como uma excelente escolha de carro de luxo usado.

    • Desempenho: motor V6 3.6 a gasolina com 286 cv e câmbio automático de 8 marchas, tração 4×4.
    • Conforto: acabamento em couro, bancos elétricos com memória, sistema de som premium e multimídia com GPS.
    • Consumo: cerca de 6 a 7 km/l, com boa durabilidade mecânica.

    Esse modelo está disponível por cerca de R$ 84.907 na Tabela Fipe, um valor ainda abaixo de muitos SUVs novos, mas com muito mais sofisticação, potência e luxo.

    Foto: divulgação

    Esses são apenas três exemplos de carros de luxo usados que você pode encontrar no mercado a preços mais acessíveis do que um SUV 0 km. Eles não só vão impressionar pelo design e desempenho, mas também pelo conforto e pelo custo-benefício.

    Aproveite para conferir: Vale a pena? Audi A3 é o sedã premium que oferece mais por menos no Brasil

    Comente abaixo qual desses carros de luxo usados mais chamou sua atenção e compartilhe sua opinião sobre o que considera mais importante ao escolher um veículo premium!



    Fonte: Garagem 360

  • Kinto: pilar de transformação da Toyota em empresa de mobilidade.

    Kinto: pilar de transformação da Toyota em empresa de mobilidade.

    Ao completar cinco de operações no Brasil, a Kinto, marca de locação de veículos e gestão de frota da Toyota, se consolida como peça estratégica do grupo na transformação da fabricante em uma empresa de mobilidade. Com oferta de três modalidades de serviços – Kinto Share, de locação e compartilhamento, Kinto One Personal, de assinatura e Kinto One Fleet, de gestão frota – a companhia estabeleceu presença em todas as regiões do País.

    “A Kinto começou aqui com duas pessoas. Hoje já soma mais de 100 colaboradores dedicados ao processo de entregar serviços de aluguel de veículos e gestão de frota. A empresa é um componente que enriquece na transformação da Toyota em uma empresa de mobilidade”, reforça Roger Armellini, CEO da KINTO Brasil. “Vai além da posse do veículo e passa a fazer parte da experiência do cliente.”

    LEIA MAIS

    →Toyota confirma três novos modelos até o fim do ano

    De acordo com o executivo, hoje o serviço de assinatura Kinto One já entregou mais de 17 mil carros, além de somar mais de 3 mil clientes nos contratos de Kinto One Fleet e Kinto Share, esse último, dedicado a aluguéis de curto prazo de tempo possui mais de 600 carros disponíveis espalhados por 250 estações, “ou seja, onde temos concessionária completa”.

    Armellini lembra que a Kinto também é um importante instrumento de fidelização da marca. “Temos mais de 16 mil clientes que repetidamente usam o nosso sistema dentro de mais de 70 mil reservas já feitas ao logo dos anos”, justifica. “Nesse ecossistema, a Kinto é um pilar fundamental para conectar produto, serviços e experiência.”

    Outro ponto que se destaca no processo de retenção do cliente é o braço em negócio de usados proporcionado pela Kinto. Pelas contas do Armellini, a empresa já entregou mais de 6 mil veículos seminovos certificados pela marca. “São modelos que retornam dos contratos de gestão de frota e locação e passam por inspeções e chancelado pelo programa de certificação da Toyota. Assim, a Kinto também se mostra como porta de entrada a nossa gama de produtos.”

    Em atividade em mais de 50 países, Armellini observa ainda que a Kinto não cresce apenas no Brasil, mas também na América Latina, onde está presente 16 mercados, que respondem por mais de 400 mil veículos em operação. “Com isso, a gente tenta integrar cada vez mais a mobilidade dentro da estratégia global da Toyota.”

    Apesar dos cinco anos de atuação no País, o executivo entende que é apenas o começo. Para ainda no segundo semestre, a Kinto terá na oferta dos serviços o Corolla Hybrid GLi e o Yaris Cross, modelos já programados para chegar ao mercado em setembro e novembro, respectivamente.


    Foto: Divulgação Toyota



    Fonte: Auto Industria

  • Urubupungá renova frota de ônibus com a VWCO

    Urubupungá renova frota de ônibus com a VWCO

    A Urubupungá, operadora do transporte público na região de Osasco (SP), renovou frota de ônibus com 30 novos Volksbus 17.260 S, dos quais três deles configurados com transmissão automática. Os novos veículos, negociados com a concessionária Dibracam e encarroçados pela Caio, elevará a qualidade do serviço de transporte para 600 mil passageiros por mês, em especial no conforto por conta da suspensão pneumática integral em todas as unidades.


    Foto: Divulgação VWCO/G.Caio Henrique



    Fonte: Auto Industria

  • Brasil é o sétimo maior mercado mundial do Grupo Renault em 2025

    Brasil é o sétimo maior mercado mundial do Grupo Renault em 2025

    Com 60,7 mil licenciamentos, 8,8% a mais do que em 2024, o Brasil foi o sétimo maior mercado mundial do Grupo Renault no primeiro semestre. Ficou muito próximo do sexto colocado, o Reino Unido, que absorveu 61,9 mil automóveis e comerciais leves.

    O mercado brasileiro ganha ainda mais peso nos negócios globais do grupo francês quando se sabe que aqui são vendidos apenas modelos com a marca Renault, enquanto, por exemplo, na Europa — onde estão os seis primeiros mercados — estão incluídas também as vendas da Dacia e Alpine.

    O Brasil representou 7,5% das 808,4 mil unidades vendidas pela marca Renault individualmente ou 5,2% do total de veículos do grupo. Consideradas as entregas da Dacia e Alpine, foram negociados no primeiro semestre quase 1,17 milhão de automóveis e utilitários, crescimento de 1,3% frente a igual período do ano passado.

    A Renault sozinha cresceu o dobro, 2,7%, com forte impulso de 16,3% de avanço das operações de fora da Europa e que reprensentaram 36% das vendas mundiais na marca no período.

    A América Latina foi destaque, com os negócios avançando 24%. Além do bom desempenho no Brasil, chama a atenção os licenciamentos 96,7% maiores na Argentina, segundo maior polo consumidor de veículos da região. O país vizinho comprou 31,6 mil veículos e apareceu como o décimo maior no ranking mundial do grupo.

    LEIA MAIS

    → Renault fatura € 27,6 bilhões no primeiro semestre

    → Boreal colocará Renault em novo patamar

    Este ano, o Grupo Renault está lançando sete modelos em todo o mundo, incluindo os Renault 4 E-Tech elétrico, Dacia Bigster e Alpine A390 para a Europa e o recém-apresentado utilitário esportivo médio Boreal para outras regiões

    O SUV foi exibido mundialmente pela primeira vez no começo de julho em São Paulo e começa a ser fabricado comercialmente em São José dos Pinhais, PR, nos próximos meses, com lançamento local previsto para o último trimestre. O modelo será vendido em 70 países, a maioria, 54 deles, abastecida pela Turquia, onde a produção começará em 2026.


    Foto: Divulgação



    Fonte: Auto Industria

  • VW Amarok 2027 é flagrada na Argentina; veja o que já sabemos

    VW Amarok 2027 é flagrada na Argentina; veja o que já sabemos

    A VW Amarok 2027 está a caminho e promete trazer grandes mudanças para o mercado sul-americano. Produzida em parceria com a chinesa SAIC, essa picape vai adotar uma estratégia já usada pela Fiat com a sua Titano, em que o design e a mecânica são praticamente idênticos aos de modelos vendidos na China. Acompanhe o Garagem360 e veja mais detalhes.

    O que já sabemos sobre a nova VW Amarok 2027?

    Com a produção confirmada na Argentina a partir de 2027, a nova VW Amarok tem gerado grande expectativa. Inicialmente, a marca alemã planejava trazer uma versão adaptada da Amarok global, desenvolvida sobre a mesma base da nova Ford Ranger.

    VW Amarok 2027

    Foto: Reprodução / Motor1 Argentina

    Contudo, esse plano foi cancelado e deu lugar à parceria com a SAIC, que trará uma picape mais adaptada às necessidades do mercado sul-americano.

    Identidade própria ou cópia da Maxus Interstellar X?

    No entanto, a grande dúvida que fica é até que ponto a nova Amarok terá características próprias. O modelo flagrado em Bariloche é bastante similar ao Maxus Interstellar X, com faróis, grade, para-choque e até as rodas seguindo o design do modelo chinês.

    Algumas diferenças visuais podem surgir até o lançamento, mas, se o visual final for esse, a Volkswagen poderá adotar uma estratégia semelhante à que a Fiat usou com a Titano. Confira algumas características:

    • Plataforma flexível: a nova plataforma da Amarok sul-americana permitirá motores a gasolina, diesel, híbridos e até elétricos, um dos grandes atrativos dessa nova geração.
    • Design semelhante ao Maxus Interstellar X: a picape flagrada já apresenta lanternas verticais em LED, características do modelo chinês. Isso pode indicar um design bem próximo ao da Maxus.
    • Versatilidade técnica: enfim, a parceria com a SAIC trará vantagens, com a possibilidade de incluir uma variedade de motores, desde os tradicionais a gasolina e diesel até versões híbridas e elétricas.
    VW Amarok 2027

    Foto: Divulgação / Volkswagen

    A flexibilidade no desenvolvimento da nova Amarok promete torná-la um dos modelos mais interessantes do segmento de picapes para a América do Sul, mas é preciso esperar para ver se a identidade da Volkswagen vai se sobressair ou se o design será uma cópia direta do modelo chinês.

    Comente abaixo: você, o que acha dessa nova estratégia da Volkswagen para a Amarok 2027? Será que ela vai agradar ao público sul-americano ou o design será um ponto negativo?



    Fonte: Garagem 360

  • Dia do Motorista: Uma homenagem a mais de 74 milhões de profissionais que movem o Brasil

    Dia do Motorista: Uma homenagem a mais de 74 milhões de profissionais que movem o Brasil

    Nesta sexta-feira, 25 de julho, o Brasil celebra o Dia do Motorista, uma data dedicada a homenagear os milhões de profissionais que, incansavelmente, garantem o transporte de pessoas e mercadorias por todo o país. A escolha da data coincide com o dia de São Cristóvão, o santo padroeiro dos motoristas, e foi oficialmente instituída em 21 de outubro de 1968, pelo Decreto 63.461.

    25 de julho: Dia do Motorista

    A importância desses trabalhadores é imensa. Segundo dados recentes da Confederação Nacional do Transporte (CNT) de 2023, o Brasil conta com uma impressionante marca de mais de 74 milhões de condutores habilitados.

    Esse número abrangente inclui desde os essenciais caminhoneiros que movimentam a economia, passando pelos motoristas de transporte público que conectam comunidades, até os trabalhadores que operam por aplicativos de transporte, uma categoria em franca expansão.

    Apenas em 2022, 1,5 milhão desses motoristas atuavam por meio de plataformas digitais, evidenciando a modernização e diversificação da profissão.

    A dependência do Brasil em relação ao transporte rodoviário é gritante: mais de 60% dos produtos circulam pelas rodovias nacionais.

    25 de julho: Dia do motorista – Foto: Freepik

    Embora os dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) mostrem uma leve redução no número de caminhoneiros entre dezembro de 2011 e janeiro de 2023, o setor ainda emprega um contingente robusto de 4,37 milhões de pessoas, sublinhando a vitalidade da categoria para a infraestrutura logística do país.


    O coração logístico do país pulsa nas rodovias

    A paixão pela estrada e o respeito pela profissão são marcas registradas de muitos desses motoristas. Um exemplo inspirador é Aniel Alves, de 67 anos, que dedicou 45 anos de sua vida ao volante de ônibus.

    Segundo ele em entrevista a Rádio Itatiaia, apesar de ter idade para se aposentar, Aniel continua trabalhando, impulsionado pela boa saúde e, como ele mesmo diz, por um “coração que ama a profissão”. Para ele, o segredo é simples: “amar a profissão e respeitar para ser respeitado”.

    Ao longo de quatro décadas e meia, Aniel construiu não apenas uma carreira, mas uma rede de relações profundas com seus passageiros.

    Ele recorda com carinho momentos especiais: bolos de aniversário improvisados no ônibus, parabéns cantados em coro e cartinhas que marcavam a convivência diária. “Em algumas linhas era uma relação muito próxima, porque eu via os mesmos passageiros o ano todo. Virávamos amigos”, emociona-se.

    O Dia do Motorista é, portanto, uma oportunidade para reconhecer a dedicação, a resiliência e a responsabilidade de milhões de Aniels que, todos os dias, garantem que o Brasil continue em movimento, transportando sonhos, vidas e o progresso da nação.


    Como você costuma homenagear os motoristas no seu dia a dia? Compartilhe nos comentários!

    Leia também: Em meio a processos judiciais, Tesla reafirma: piloto automático é mais seguro que a direção humana



    Fonte: Garagem 360