Autor: automoveis

  • Antes que o barco afunde: Mercedes-Benz vende participação na Nissan em meio à crise

    Antes que o barco afunde: Mercedes-Benz vende participação na Nissan em meio à crise

    A Nissan está em uma corrida contra o tempo para se recuperar de uma crise financeira que quase a levou a uma fusão com a Honda. E, em meio a essa turbulência, um de seus grandes parceiros do passado decidiu sair do barco. A Mercedes-Benz vendeu sua participação de 3,8% na montadora japonesa.

    Mercedes-Benz vende participação na Nissan em meio à crise

    O movimento sinaliza o fim de uma era de colaboração e levanta questões sobre a confiança dos investidores no plano de recuperação da Nissan.

    A venda, avaliada em US$ 324,6 milhões, foi justificada pela Mercedes como parte de uma “limpeza de portfólio” de seu fundo de pensão. No entanto, o momento da transação, em meio às dificuldades da Nissan, não passou despercebido pelo mercado.

    A venda da participação marca o fim da estreita colaboração entre a Nissan e a Daimler, controladora da Mercedes, que começou em 2009. A parceria rendeu projetos notáveis, como a produção conjunta do Mercedes-Benz Classe GLA, que foi rebatizado como Infiniti QX30, e a picape Nissan Navarra, que deu origem à Mercedes-Benz Classe X em outros mercados.

    Enquanto a Mercedes se afasta, a Renault, principal acionista da Nissan com 35,7% de participação, também está reduzindo seus laços financeiros, embora mantenha uma aliança estratégica.

    Nissan passa por uma grande crise sem precedentes – Foto: Divulgação

    O Plano de Recuperação e o Futuro Incerto

    Diante do cenário de crise e da pressão de investidores, o novo CEO da Nissan, Ivan Espinosa, revelou o plano de recuperação “Re:Nissan”. A estratégia é agressiva e inclui:

    • Redução da capacidade de produção global: De 3,5 milhões para 2,5 milhões de veículos.

    • Fechamento de fábricas: O número de unidades fabris será reduzido de 17 para 10 até 2027, com fechamentos já confirmados no México e no Japão.

    Apesar dos cortes, a Nissan também aposta em novos modelos para reverter o cenário. Estão previstos 10 novos lançamentos até 2027, incluindo o novo Nissan Leaf 2026 e o Rogue, que deve trazer o aclamado sistema híbrido e-Power para os Estados Unidos.

    A grande questão que paira sobre a indústria é se essas medidas serão suficientes para restaurar a lucratividade e reconquistar a confiança dos investidores a tempo. A saída da Mercedes é um sinal de que, para alguns, a resposta ainda é incerta.


    Você acredita que o plano “Re:Nissan” será suficiente para a montadora se recuperar? Deixe sua opinião nos comentários

    Leia aqui: Motor “revolucionário” da Nissan vira alvo de processo por falhas inesperadas

     



    Fonte: Garagem 360

  • Congresso & ExpoFenabrave tem público recorde

    Congresso & ExpoFenabrave tem público recorde

    Maior evento do setor da distribuição de veículos na América Latina, o Congresso & ExpoFenabrave deste ano bateu recorde de público, com 9.004 participantes, ante os 7,5 mil da edição anterior.

    Foram 200 marcas expositoras no evento realizado entre os últimos dias 26 e 28, com área ocupada de 25 mil m² no São Paulo Expo, na capital paulista.

    LEIA MAIS

    Com chineses, recorde de 8.225 concessionárias no País

    Mercado de caminhões segue em retração acentuada

    “Tivemos um aumento de mais de 20% sobre o público do ano passado, sem considerar os visitantes apenas da feira. Isso nos mostra que estamos evoluindo na direção certa”, comentou o presidente da Fenabrave, Arcelio Junior.

    No dia 26 de agosto, a programação foi exclusiva para as lideranças da Fenabrave, com a realização de reuniões das associações de marcas filiadas à entidade.

    Na abertura oficial na manhã do dia 27, Arcelio Jr. informou serem atualmente 8.225 concessionários no País, que geram 370 mil empregos diretos e respondem por 5,79% do PIB nacional: “Estamos presentes em 951 municípios, sendo que 99% dos negócios estão nas mãos de famílias brasileiras”.

    Em seu discurso, o empresário lembrou ter sido este o primeiro congresso da sua gestão, marcada também pela conquista da liderança do Programa de Renovação da Frota, que começará com caminhões, ônibus e implementos rodoviários até alcançar, gradualmente, os demais segmentos.

    O vice-presidente da República e ministro do MDIC,  Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, enviou mensagem em vídeo, na qual destacou que o setor automotivo tem, no concessionário, um elo essencial entre a indústria e o consumidor.

    “O Programa Carro Sustentável já demonstra resultados, beneficiando concessionários, montadoras, trabalhadores, consumidores e o meio ambiente, com veículos mais modernos e menos poluentes”, comentou o ministro.

    Presente na abertura, o presidente da Anfavea, Igor Calvet, ressaltou a importância do setor para o Brasil. “Anfavea e Fenabrave estão unidas por um objetivo comum: promover o desenvolvimento do nosso País”.

    O 34º Congresso & ExpoFenbrave já tem data e local programados: de 17 a 19 de agosto de 2026, também no São Paulo Expo.


     



    Fonte: Auto Industria

  • Ainda camuflado, VW mostra seu novo elétrico, o ID. Polo

    Ainda camuflado, VW mostra seu novo elétrico, o ID. Polo

    Ao anunciar nova fase na estratégia de nomes de seus modelos elétricos, a Volkswagen revela o ID. Polo, que chega ao mercado europeu no ano que vem e marca uma nova abordagem para a sua família dedicada à mobilidade elétrica.

    Ainda camuflados, o ID. Polo e também o ID. Polo GTI terão estreia pública mundial no Salão de Munique, o IAA Mobility, que acontece na semana que vem na Alemanha, entre os dias 8 e 14.

    Além disso, no domingo, 7, Volkswagen apresentará o veículo conceito de um SUV compacto elétrico, o ID. CrossConcept. A versão de produção desse conceito, o ID. Cross, será lançada no final de 2026 como o equivalente elétrico do T‑Cross europeu, informa a montadora alemã.

    LEIA MAIS

    Com bom humor, VP de Suprimentos da VW pede 5% de desconto aos fornecedores

    Seitz, da Volkswagen: “América do Sul é a que mais cresce”.

    “Nossos nomes de modelos estão firmemente ancorados na memória das pessoas e, por isso, estamos levando nossos nomes já consagrados para o futuro”, comentou Thomas Schäfer, CEO da marca Volkswagen e membro do Conselho de Administração do Grupo VW, ao anunciar a nova estratégia de nome de elétricos.

    O ID. Polo, segundo o executivo, é apenas o começo desta nova fase na global da companhia, que tem por objetivo transferir outros nomes já estabelecidos para o portfólio elétrico a cada nova geração de modelos, ao mesmo tempo em que os veículos com motores a combustão continuarão com seus nomes anteriores.

    “Com essa estratégia, a Volkswagen une os mundos do motor elétrico e do motor a combustão, ajudando os clientes a navegar mais facilmente pela gama de produtos da marca”, destaca a montadora em comunicado divulgado nesta quarta-feira, 3.

    A estreia de veículos menores e mais compactos em sua família elétrica visa tornar a condução elétrica mais acessível para os clientes da marca, que introduziu a nomenclatura ID. em 2018 com o lançamento do ID.3.

    Outros modelos seguiram, diferenciados por números conforme o segmento de veículos. O maior deles é o ID.7, disponível nas versões sedã e perua, atualmente líder de mercado na Alemanha e na Europa.

     


    Fotos: Divulgação/VW



    Fonte: Auto Industria

  • Citroën resgata versão XTR e introduz opção esportiva Basalt Dark Edition

    Citroën resgata versão XTR e introduz opção esportiva Basalt Dark Edition

    A Citroën segue receita de jogar mais luz ao que tem a oferecer ao consumidor brasileiro, principalmente com argumentos de custo-benefício. Ou, como resume em poucas palavras Felipe Daemon, vice-presidente da marca para a América Sul, “é basicamente entregar às pessoas a possiblidade de se aproximarem do que parece distante”.

    A estratégia não reinventa a roda da indústria automotiva, mas é capaz de garantir mais participação no mercado ao adotar nos carros mais conteúdo, acabamento bem-cuidado e preço atrativo. Foi a fórmula adotada pela marca para o lançamento da linha 2026.

    Nas gamas do C3 e do Aircross, a maior novidade é o resgate da versão XTR, surgida no início 2000. A variante traz o apelo aventureiro que se diferencia pela aplicação de adesivos no capô e na coluna C, grade dianteira escurecida, rodas de liga leve de 17 polegadas (Aircross) e 15 polegadas (C3) calçadas com pneus de uso misto.

    Além de ampliar a oferta da linha com a nova opção, os modelos ganharam aprimoramentos no interior com adoção de revestimentos mais agradáveis ao toque, costuras aparentes, comandos de acionamento dos vidros traseiros na porta do motorista e moldura mais fina na tela de 10,25 polegadas da central multimídia.

    LEIA MAIS

    →Porto Real comemora Citroën 1 milhão enquanto espera novo produto

    →Citroën persegue ambições de crescer fora da Europa

    →Citroën Basalt pretende democratizar o segmento

    A linha C3 traz o bem-acertado conjunto mecânico composto pelo motor Firefly 1.0 de 75 cv (etanol) e 105 Nm de torque associado a câmbio manual de cinco marchas. A exceção é a versão You! equipado com motor 1.0 turbo de 130 cv (etanol) e 200 Nm de torque acoplado a câmbio CVT que simula sete velocidades, o mesmo trem de força adotado nos Aircross.

    A oferta do C3, agora, tem cinco versões:

    • Live – R$ 74.990
    • Live Pack – R$ 83.990
    • Feel – R$ 85.990
    • XTR – R$ 88.990
    • You! – R$ 103.990

    Citroën C3 XTR

    Na gama do Aircross são quatro as opções disponíveis:

    • Feel 5 lugares (exclusiva para PCD) – R$ 94.860
    • Fell 7L – R$ 117.990
    • Shine 7L – R$ 126.990
    • XTR 7L – R$ 129.990

    #gallery-1 {
    margin: auto;
    }
    #gallery-1 .gallery-item {
    float: left;
    margin-top: 10px;
    text-align: center;
    width: 50%;
    }
    #gallery-1 img {
    border: 2px solid #cfcfcf;
    }
    #gallery-1 .gallery-caption {
    margin-left: 0;
    }
    /* see gallery_shortcode() in wp-includes/media.php */

    A marca também introduziu refinamento na gama do Basalt. A exemplo dos outros integrantes da Citroën, a oferta do SUV coupé recebeu melhorias no acabamento, com atenção ao revestimento, e ganhou nova versão de topo de linha: a Dark Edition.

    A nova opção entrega argumentos esportivos no visual. Predominam os tons escuros no interior, as costuras vermelhas são aparentes e incorpora aerofólio traseiro. Para a versão, a marca oferece cor exclusiva Sting Gray. No portfólio do Basalt há quatro escolhas. Parte da Feel com motor 1.0 Firefly e as restantes com o motor 1.0 turbo:

    • Feel MT – R$ 93.990
    • Feel AT – R$ 108.990
    • Shine – R$ 113.990
    • Dark Editon – R$ 114.990

    Citroën Basalt Dark Edition

    Com o reposicionamento, a Citroën garante atuação nas faixas de maior representatividade nas respectivas categorias das ofertas com preços que despertam atenção na hora de fazer conta.

    Pelo estudo de marketing da marca, o C3 estará na disputa entre R$ 80.000 e R$ 90.000, segmento que representa 33,4% da categoria. O Aircross atuará nas opções de SUV de R$ 120.000 a R$ 140.000, enquanto o Basalt no intervalo de R$ 110.000 a R$ 129.000, 20,2% e 24,9% do mercado, respectivamente.

    “Seguimos a lógica de garantir acessibilidade dentro das faixas de preço nas quais o mercado se concentra, mais ainda com novidades e opções diferenciadas”, finaliza o Daemon.


    Fotos: Pedro Bicudo/Divulgação Citroën



    Fonte: Auto Industria

  • Olha o monstro híbrido vindo: Porsche 911 Turbo ganha versão híbrida

    Olha o monstro híbrido vindo: Porsche 911 Turbo ganha versão híbrida

    A lendária família Porsche 911 está prestes a ganhar um novo membro, e ele promete ser um verdadeiro monstro. A montadora alemã confirmou que irá revelar uma versão revisada do seu topo de linha, o 911 Turbo, no dia 7 de setembro. O grande diferencial? O esportivo icônico vai se render à eletrificação, adotando um trem de força híbrido.

    Porsche 911 Turbo ganha versão híbrida

    Embora a Porsche não tenha confirmado explicitamente que o modelo a ser revelado será o Turbo, as evidências apontam nessa direção. A montadora já havia anunciado que o novo 911 Turbo S seria apresentado ainda este ano.

    As imagens de testes e os teasers divulgados mostram um carro com a inconfundível silhueta do 911, ostentando uma asa traseira que sugere uma versão de alto desempenho.

    A eletrificação do 911 Turbo não é apenas uma tendência, mas um movimento estratégico para elevar o desempenho a níveis nunca antes vistos. Atualmente, o modelo Turbo gera 572 cv, e o Turbo S alcança 640 cv com um motor biturbo de seis cilindros.

    Porsche 911 Turbo ganha versão híbrida – Foto: Divulgação

     

    Tecnologia hibrida

    Com a adição da tecnologia híbrida, a expectativa é que a potência salte significativamente. A Porsche já mostrou o potencial da sua tecnologia T-Hybrid no 911 GTS, onde um motor elétrico e um turbocompressor elétrico adicionam 54 cv e 110 lb-ft de torque.

    No caso do Turbo, a configuração será ainda mais robusta, o que sugere que o novo Turbo S hibridizado pode ultrapassar a marca dos 700 cv. Já a versão padrão do Turbo, deve facilmente superar os 600 cv.

    Mais detalhes serão revelados no dia do lançamento, com a previsão de que as vendas comecem em 2026. A chegada do 911 Turbo híbrido é um marco na história da Porsche, mostrando que a eletrificação pode coexistir com a tradição e o alto desempenho.


    Qual a sua opinião? Você acha que a eletrificação vai aprimorar a experiência de dirigir o Porsche 911 Turbo ou a tradição de motores a combustão será irrecuperável?

    Leia aqui: Porsche considera trocas de marcha “falsas” em carros elétricos



    Fonte: Garagem 360

  • Com juros altos, vendas de caminhões despencam

    Com juros altos, vendas de caminhões despencam

    Conforme já havia antecipado a própria Fenabrave ao divulgar balanço da primeira quinzena do mês, as vendas de caminhões despencaram em agosto.

    Houve queda em todos os comparativos, incluindo a de 15,7% em agosto sobre julho, com, respectivamente, 8.805 e 10.448 emplacamentos (veja tabela abaixo).

    Em relação ao mesmo mês de 2024 o recuo é ainda maior, de 21,7%, e esse mercado, que vinha em alta no primeiro semestre, agora registra decréscimo de 6,6% no acumulado dos oito meses, com 72,267 licencimentos este ano, ante os 77.403 do mesmo período do ano passado.

    Ao comentar sobre a queda acentuada de agosto após um início de ano com resultados positivos, o presidente da Anfavea, Arcelio Junior, atribuiu o desempenho negativo do mês aos juros altos vigentes no País.

    “O crédito segue caro e as empresas continuam seletivas nos investimentos. O agronegócio não favorece esse segmento, que reage quando as condições melhoram, mas estão enfrentando desafios importantes neste ano”, comentou o empresário.

    Também os implementos rodoviários desaceleraram em agosto. A venda de 5.642 unidades representou queda de 10% sobre julho e de 26,6% sobre o oitavo mês de 2024. No ano, o recuo é de 20,7%, com 47.761 implementos negociados este ano.

    “A volatilidade permanece, refletindo menor ritmo de renovação de frota e a desaceleração de setores importantes, como o agro”, observou o presidente da Fenabrave.

    Ônibus também em baixa

    Com pouco mais de duas mil unidades emplacadas em agosto, também o segmento de ônibus desacelerou no mercado brasileiro. O recuo é de 25,4% no comparativo mensal e de 28,8% sobre o mesmo mês de 2024. No ano, contudo, verifica-se alta de 10%, de 17,2 mil para 18,9 mil unidades.

    “O acumulado positivo mostra retomada gradual em linhas urbanas e de fretamento, mas a redução do ritmo de crescimento, em função das vendas já realizadas do Programa Caminho da Escola, era previsível”, disse o presidente da Fenabrave.


    Foto: Pixabay



    Fonte: Auto Industria

  • CNH sem Autoescola no Brasil: Governo e Câmara batem de frente

    CNH sem Autoescola no Brasil: Governo e Câmara batem de frente

    A proposta do governo federal de flexibilizar o processo de obtenção da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e acabar com a obrigatoriedade das autoescolas está gerando um impasse político.

    CNH sem Autoescola no Brasil: Governo e Câmara batem de frente

    Em uma audiência pública na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, parlamentares, de oposição e da base do governo, deixaram claro que a medida não tem apoio e que qualquer tentativa de impô-la por meio de decreto será derrubada.

    A discussão surge da necessidade de reduzir o alto custo do documento, que pode chegar a R$ 3.215,64, tornando-se um obstáculo para milhões de brasileiros. Segundo o secretário nacional de trânsito, Adrualdo de Lima Catão, cerca de 20 milhões de pessoas dirigem sem habilitação no país, e a burocracia e o preço são os principais impeditivos.

    Governo e Câmara medem forças – Foto: Poder360

    A Visão do Governo vs. a Posição do Congresso

    O plano do Ministério dos Transportes é simples: permitir que o candidato escolha como se preparar para as provas teórica e prática. As aulas poderiam ser feitas online ou em Escolas Públicas de Trânsito, e a contratação de aulas práticas com instrutores ou autoescolas seria opcional.

    O governo defende que o modelo atual, que exige 45 horas teóricas e 20 horas práticas, eleva os custos sem garantir a qualidade do aprendizado.

    No entanto, a Câmara não concorda. O deputado Dagoberto Nogueira (PSDB-MS), por exemplo, defendeu a necessidade de reformar o sistema, não de extingui-lo. “Temos que exigir mudanças na autoescola, não extinguir. O custo de obtenção da CNH precisa baixar, mas é essencial que haja autoescola no processo. Já temos o trânsito que mais mata”, disse ele.

    Além da falta de apoio político, os deputados criticaram a ausência de um texto formal sobre a proposta, o que, segundo o presidente da comissão, Leônidas Cristino (PDT-CE), impede uma discussão séria e a análise de como a fiscalização e a formação seriam conduzidas.

    Autoescolas em Alerta

    A Federação Nacional das Autoescolas (Feneauto) também está em pé de guerra. O presidente, Ygor Valença, alertou para o “descaso” com a formação de motoristas e para os riscos de a medida causar uma crise no setor. 

    A Feneauto argumenta que as autoescolas são as únicas empresas que garantem a segurança jurídica e a educação no trânsito, e que a proposta do governo precariza o trabalho e ignora a importância da formação de qualidade.

    Para Valença, a solução para o problema dos motoristas não habilitados não é facilitar a emissão do documento, mas sim garantir que todos passem por um processo educacional adequado.

    A disputa promete esquentar e, com o setor e a Câmara contra, a proposta do governo enfrenta um caminho difícil para se tornar realidade.


    Leia aqui: Fim da autoescola obrigatória: a prova para tirar a CNH vai ficar mais difícil?



    Fonte: Garagem 360

  • Volvo EX60, previsto para Janeiro, tem autonomia de 700 km

    Volvo EX60, previsto para Janeiro, tem autonomia de 700 km

    A Volvo está prestes a lançar um dos modelos mais importantes de sua história recente. O novo SUV elétrico familiar EX60, descrito pela empresa como “fundamental” para o futuro de sua linha, será revelado no dia 21 de janeiro de 2026, em Estocolmo. A Volvo já divulgou um teaser que mostra a silhueta do carro, confirmando que ele seguirá de perto as linhas de design do popular XC60.

    Volvo EX60, previsto para Janeiro, tem autonomia de 700 km

    A produção do EX60 começará na fábrica de Torslanda, em Gotemburgo, no primeiro semestre do próximo ano. O novo SUV terá faróis com o design “Martelo de Thor”, similar ao do irmão maior EX90, e será o primeiro carro da montadora a usar a nova plataforma SPA3.

    A Volvo confirmou que o EX60 oferecerá a maior autonomia elétrica entre todos os seus carros, superando até mesmo o sedã ES90, que promete 700 km de alcance oficial (WLTP). O segredo está na nova plataforma SPA3, que é 100% elétrica e projetada para acomodar uma ampla gama de tamanhos de bateria.

    Volvo EX60, previsto para Janeiro, tem autonomia de 700 km – Foto: Autocar

    Segundo Anders Bell, chefe de engenharia e tecnologia da Volvo, a plataforma SPA3 é um grande avanço, pois remove as antigas restrições dos motores a combustão e permite a integração de tecnologias de forma otimizada.

    A arquitetura altamente escalável também permite que a Volvo desenvolva carros menores e maiores, garantindo flexibilidade para atender à demanda de diferentes mercados.

    Tecnologia de ponta

    Assim como os modelos EX30 e EX90, o EX60 será construído em torno de um conjunto de software avançado, com a capacidade de receber atualizações remotas, o que significa que o carro pode evoluir ao longo do tempo. A ideia é criar um ecossistema tecnológico coeso e interligado, com todos os produtos conectados à nuvem da Volvo.

    “Nosso foco é a segurança, a sustentabilidade e a criação de uma experiência fantástica para o cliente, tudo isso envolto em um design escandinavo, em uma única pilha de tecnologia”, afirmou Bell.

    O EX60 promete ser um marco na jornada da Volvo rumo à eletrificação completa, unindo tradição, design e tecnologia de ponta para o futuro da mobilidade.


    O que você acha do novo EX60 e de seu alcance de 700 km? Você consideraria comprar um carro elétrico com essa autonomia?

    Leia aqui: Novo Volvo XC70: o SUV que roda 1.200 km e está cotado para o Brasil



    Fonte: Garagem 360

  • No mercado de leves, Fenabrave destaca alta nas vendas diárias

    No mercado de leves, Fenabrave destaca alta nas vendas diárias

    AFenabrave admite desaceleração no mercado de pesados, mas diz que no caso dos veículos leves o resultado negativo de agosto reflete apenas o menor número de dias úteis – 21 contra os 23 de julho.

    Na média diária, as vendas até tiveram uma pequena alta de 2% no comparativo mensal, de 10 mil para 10,2 mil unidades, conforme, inclusive, já havia antecipado a Bright Consulting em reportagem do AutoIndústria.

    Em volumes absolutos, foram 214.490 e 229.996 emplacamentos, queda de 6,7% em agosto sobre julho. Em relação ao mesmo mês de 2024, o recuo é de 3,9%.

    LEIA MAIS

    Com juros altos, vendas de caminhões despencam

    Com 21 dias úteis, agosto registrou 214,4 mil veículos leves vendidos

    No acumulado do ano, contudo, verifica-se alta de 3,2% nas vendas internas de automóveis e comerciais leves, com total de 1.576.106 emplacamentos nos primeiros oito meses.

    “Agosto teve dois dias úteis a menos que julho, o que, naturalmente, pesa no comparativo mensal. O que nos anima é a aceleração da média diária e o fato de termos o melhor agosto desde 2013 e o melhor acumulado desde 2014″, comentou Arcelio Junior, presidente da Fenabrave, ao falar de todos os segmentos representados pela entidade, incluindo pesados e motos.

    No caso dos veículos leves, ela admitiu preocupação com as altas taxas de juros e com a desaceleração da economia, que podem afetar os resultados do segmento.”Mas vamos acompanhar o mercado antes de rever as projeções”, informou.

    A entidade estima alta de 5% nos licenciamentos de carros e comerciais leves e queda de 7% nas vendas de caminhões.

    Híbridos e elétricos

    Dados da Fenabrave indicam perto de 120 mil unidades de hĩbridos comercializados este ano, o que representa expansão de 74,9% sobre os primeiros oito meses de 2025 e demonstra serem esses os modelos mais interessantes para um país com características continentais como o Brasil.

    “A combinação de eficiência e autonomia vem ampliando a base de clientes dos híbridos, que contam com oferta cada vez mais variada e competitiva”, lembrou Arcelio Junior.

    Com relação aos elétricos puros, as vendas somam 45 mil unidades este ano, um crescimento mais modesto no comparativo interanual, na faixa de 10%. Esse segmento cresce em ritmo menor por ainda concentrar demanda em regiões que começam a contar com uma rede de recarga mais estruturada.


    Foto: Divulgação/VW



    Fonte: Auto Industria

  • Kia Stonic ganha nova geração e adianta futuro design para o Brasil

    Kia Stonic ganha nova geração e adianta futuro design para o Brasil

    A Kia revelou a nova geração do Stonic, híbrido leve que já foi o mais barato da categoria no Brasil. A nova geração do SUV compacto chega com visual que se assemelha aos novos lançamentos da marca. 

    Na grade frontal, o modelo lembra um modelo elétrico. Mas não se engane. Ele permanece como um híbrido leve e a bateria de 48V para auxiliar propulsor a combustão. 

    Na traseira, os elementos visuais também fazem referência a nova fase da Kia. A porta traseira foi redesenhada e há uma nova assinatura da lanterna traseira.

    Modelo também mudou levemente no seu comprimento, que agora é de 4,16 metros (+2 cm). Na largura, ele tem 1,76 metro e 1,52 m de altura. O entre-eixos é de 2,58 metros (igual). 


    Nova geração do Kia Stonic
    Nova geração do Kia Stonic • Divulgação

    O novo Stonic agora oferece Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista (ADAS) mais abrangentes.

    Os principais destaques incluem:

    • Assistência de Prevenção de Colisão de Ponto Cego (BCA) com Aviso de Saída Segura (SEW): 
    • Assistência de Prevenção de Colisão Frontal 1.5 (FCA 1.5)
    • Controle de Cruzeiro Inteligente baseado em Navegação.
    • Assistência de Condução em Rodovia (HDA) 
    • Assistência em Seguimento de Pista (LFA).

    Mecanicamente, não há alterações no sistema do híbrido leve. Por dentro, contudo, o Stonic ficou bem diferente do que é hoje. 

    As telas estão integradas e o painel ganhou linhas mais horizontais, ampliando a percepção de espaço do carro. Cada uma das telas conta com 12,3 polegadas. 


    Parte interna da nova geração do Kia Stonic
    Parte interna da nova geração do Kia Stonic • Divulgação

    O volante, os comandos do ar-condicionado e a manopla de câmbio também são novos. 

    No console central, fica o botão de partida, assim como entradas para conexão via cabo e aquecimento dos bancos. 

    Por enquanto, não há nenhuma confirmação da marca para a nova geração no Brasil. Atualmente, o Kia Stonic é vendido em versão única por R$ R$ 154.990.

    Caso a nova geração venha a ser lançada no país, as imagens já revelam um pouco do que podemos esperar por aqui. 

    CNH social: entenda tudo sobre a carteira de habilitação gratuita



    Fonte: CNN Brasil Auto