Autor: automoveis

  • Uber Trains: A gigante do aplicativo quer dominar as ferrovias

    Uber Trains: A gigante do aplicativo quer dominar as ferrovias

    A Uber está prestes a expandir seu império de transporte, desta vez sobre trilhos. Em uma jogada estratégica, a empresa anunciou uma parceria com a startup Gemini Trains para lançar o serviço Uber Trains, com o objetivo de oferecer viagens de alta velocidade entre Londres e grandes cidades como Paris, Bruxelas e Lille, através do túnel do Canal da Mancha.

    Uber Trains: A gigante do aplicativo quer dominar as ferrovias

    O projeto, ainda em fase de aprovação e busca de financiamento, prevê a utilização de 10 trens de alta velocidade. A nova operação não só promete uma alternativa ao monopólio da Eurostar no Canal da Mancha, mas também busca revitalizar a infraestrutura ferroviária britânica.

    O plano é utilizar a estação internacional de Stratford, em Londres, e reativar a subutilizada estação de Ebbsfleet International, a 30 km do centro da capital.

    A Gemini Trains, fundada em 2024 por Lord Tony Berkeley, um experiente engenheiro civil e ex-presidente de um grupo de transporte ferroviário, tem como missão principal oferecer uma nova opção para os passageiros.

    De acordo com o diretor-executivo Adrian Quine, a parceria com a Uber irá “abrir áreas de cobertura para serviços ferroviários através do Canal da Mancha para 18 milhões de pessoas”, ao utilizar os terminais a leste de Londres.

    Uber Trains: A gigante do aplicativo quer dominar as ferrovias – Imagem gerada por I.A

    Uma nova era para as viagens 

    A grande inovação para os consumidores virá da conveniência de reservar passagens diretamente pelo aplicativo da Uber, um recurso que já é familiar em outros serviços da empresa.

    A Uber já oferece funcionalidades semelhantes em países como os Estados Unidos, onde o recurso “Make My Train” se integra a sistemas ferroviários locais. No Reino Unido, Alemanha e Espanha, a parceria com a startup Omio já permite a compra de passagens de trem e ônibus intermunicipais pelo app.

    A expectativa é que, se o projeto for aprovado, os serviços da Uber Trains comecem a operar em 2029. A iniciativa não apenas representa uma expansão audaciosa da Uber, mas também sinaliza uma possível revolução no mercado de transporte ferroviário europeu, trazendo mais competitividade e opções para os passageiros.

    O que você acha dessa parceria? Você usaria o Uber para reservar passagens de trem?

    Leia aqui: Mil motoristas da Uber receberão carregadores elétricos domésticos gratuitos



    Fonte: Garagem 360

  • Revolução: Nissan dá passo gigante para criar o carro elétrico mais barato e eficiente; veja

    Revolução: Nissan dá passo gigante para criar o carro elétrico mais barato e eficiente; veja

    A Nissan acaba de dar um passo importantíssimo rumo ao futuro dos carros elétricos. A montadora japonesa anunciou uma parceria estratégica para desenvolver uma tecnologia revolucionária de baterias.

    O objetivo final é claro: tornar os veículos elétricos mais baratos de produzir, mais eficientes e, consequentemente, mais acessíveis para todos. Essa novidade pode acelerar a chegada de uma nova geração de carros elétricos ao mercado, com mais autonomia e recargas mais rápidas.

    Vem com o Garagem360 saber mais detalhes dessa novidade!

    Nissan e a corrida pelas baterias de estado sólido

    A Nissan firmou uma aliança com a empresa norte-americana LiCAP Technologies. Conforme o comunicado oficial da fabricante, o foco da parceria é desenvolver e aprimorar a tecnologia de produção para as aguardadas baterias de estado sólido. Essas baterias são vistas como o próximo grande salto tecnológico para os carros elétricos.

    Nissan

    Foto: Divulgação / Nissan

    Contudo, a montadora japonesa não está começando do zero. A empresa iniciou as operações de sua linha-piloto para essas baterias em janeiro de 2025. Com a nova parceria, o plano é acelerar o desenvolvimento para conseguir lançar os primeiros carros com essa tecnologia até o ano fiscal de 2028.

    O que essa nova tecnologia muda na prática?

    O grande segredo da parceria está em um processo chamado “produção de eletrodo a seco”. Em termos simples, a fabricação tradicional de baterias usa solventes líquidos que precisam ser aplicados e depois secos, em um processo caro, lento e que consome muita energia. A nova técnica elimina completamente essa etapa.

    Embora a Nissan admita que ainda existe um “grande desafio” para garantir a eficiência em larga escala, a tecnologia da LiCAP, chamada Activated Dry Electrode, promete ser a solução.

    Vantagens da produção a seco

    A princípio, o método de produção a seco que a Nissan está desenvolvendo traz benefícios diretos que podem ser sentidos no bolso do consumidor e no meio ambiente. As principais vantagens são:

    • Menor custo: reduz significativamente os custos de fabricação da bateria, que é o componente mais caro de um carro elétrico.
    • Mais ecológico: diminui o impacto ambiental do processo, já que elimina o uso e a secagem de solventes químicos.
    • Maior eficiência: permite uma produção mais rápida e com menor gasto de energia.
    • Melhor desempenho: abre caminho para baterias mais densas, resultando em maior autonomia e recargas mais rápidas.

    Logo, essa aposta reforça a posição da Nissan como uma das pioneiras na eletrificação. A busca por baterias de estado sólido mais baratas é uma corrida global, e essa parceria pode colocar a marca japonesa na liderança.

    E você, o que acha dessa aposta da Nissan? Será que as baterias de estado sólido são o futuro definitivo dos carros elétricos? Comente abaixo!

    Veja também: Eita! Novo Volkswagen Tiguan 2025 tem recall por falha grave que causa perda de controle



    Fonte: Garagem 360

  • Novo Volvo XC70: o SUV que roda 1.200 km e está cotado para o Brasil

    Novo Volvo XC70: o SUV que roda 1.200 km e está cotado para o Brasil

    Oh mais um lançamento chegando! O novo Volvo XC70 acaba de ser apresentado oficialmente na China, e os números são de cair o queixo.

    A montadora sueca revelou um SUV híbrido plug-in com uma autonomia impressionante, que promete acabar com a ansiedade de ficar sem bateria ou de parar no posto de combustível. E a melhor parte: há chances de vermos esse carrão rodando no Brasil.

    O modelo marca o retorno de um nome conhecido, mas com uma proposta totalmente nova e focada em tecnologia e eficiência. Acompanhe o Garagem360 e conheça todos os detalhes do superlançamento.

    Volvo XC70 é híbrido com autonomia de elétrico

    O grande destaque do novo Volvo XC70 é, sem dúvida, sua capacidade de rodar longas distâncias. O SUV pode percorrer mais de 1.200 km combinando o motor a combustão e a bateria.

    Mais impressionante ainda é sua autonomia no modo 100% elétrico: são mais de 200 km, segundo o ciclo de testes chinês (CLTC), um número superior ao de muitos carros elétricos puros.

    Volvo XC70

    Foto: Divulgação / Volvo

    Isso é possível graças a uma nova plataforma, chamada SMA, desenvolvida especialmente para veículos híbridos de longo alcance. Além disso, a tecnologia de recarga rápida permite que a bateria vá de 0 a 80% em apenas 23 minutos.

    O modelo também conta com a função V2L, que transforma o carro em uma fonte de energia para ligar aparelhos eletrônicos.

    O que mais o novo SUV da Volvo oferece?

    A princípio, o XC70 segue a identidade visual moderna e elegante da Volvo. Ele traz os faróis no formato “Martelo de Thor” e as clássicas lanternas verticais. Por dentro, o SUV aposta no minimalismo e na tecnologia, com um acabamento de alto padrão e quase nenhum botão físico.

    Volvo XC70

    Foto: Divulgação / Volvo

    O foco fica todo para as telas, que dominam o painel e trazem uma experiência totalmente digital e conectada para o motorista e os passageiros.

    Leia na sequência: Novo Hyundai Ioniq 3 chega para ser o terror da Tesla com preço baixo

    Um interior tecnológico e minimalista

    • Painel de instrumentos digital: com 12,3 polegadas, totalmente configurável.
    • Central multimídia vertical: com uma tela gigante de 15,4 polegadas.
    • Head-up display: projetando informações no para-brisa com 92 polegadas e realidade aumentada.

    Preço e possibilidade de vir para o Brasil

    Por enquanto, o lançamento está confirmado apenas para a China, com preços que partem de 299.900 yuans, o equivalente a cerca de R$ 242 mil em conversão direta.

    No entanto, a Volvo Car Brasil já manifestou interesse em trazer o XC70 ao país caso ele se torne um produto global, para se posicionar ao lado dos bem-sucedidos XC60 e XC90.

    Conta para gente?: o que achou do novo Volvo XC70? Será que ele faria sucesso no Brasil com essa autonomia?



    Fonte: Garagem 360

  • Novidade: GAC Aion V é o SUV elétrico que usa gasolina para não parar na tomada

    Novidade: GAC Aion V é o SUV elétrico que usa gasolina para não parar na tomada

    O GAC Aion V, SUV elétrico que mal chegou ao Brasil, já recebeu uma atualização importante na China. As mudanças no visual foram discretas, mas a grande novidade está debaixo do capô: uma tecnologia inteligente que promete acabar com o medo de ficar sem bateria e que pode ser a solução perfeita para o mercado brasileiro.

    A nova versão transforma a experiência de uso do carro elétrico, oferecendo uma autonomia praticamente ilimitada para longas viagens. O Garagem360 vai explicar tudo sobre como ele funciona. Acompanhe!

    O que muda no visual do novo GAC Aion V?

    A atualização do GAC Aion V na China foi um facelift sutil. Nesse contexto, o SUV manteve suas dimensões, mas ganhou retoques que o deixaram mais moderno. Na dianteira, a principal mudança é uma faixa de LED contínua que cruza o capô, além de um para-choque com novo desenho.

    GAC Aion V

    Foto: Divulgação / GAC

    As laterais receberam linhas mais suaves e detalhes cromados, enquanto a traseira agora conta com lanternas redesenhadas. Ou seja, são mudanças pontuais para manter o modelo competitivo, mas a verdadeira revolução está na mecânica.

    Como funciona o motor a gasolina no Aion V elétrico?

    A grande estrela da atualização é a versão com extensor de alcance. Mas como isso funciona? É simples: o GAC Aion V continua sendo um carro movido exclusivamente por motores elétricos. No entanto, ele ganhou um pequeno motor a combustão de 101 cv que funciona como um gerador de energia.

    Esse motor a gasolina não tem ligação com as rodas. Sua única função, conforme detalhado em publicações internacionais, é recarregar a bateria principal enquanto o carro está em movimento.

    Com isso, o motorista não precisa se preocupar em encontrar um ponto de recarga em viagens longas, bastando abastecer com gasolina.

    Quais as versões e a chance de chegar ao Brasil?

    Com a novidade, a linha do Aion V se tornou mais completa na China, enquanto a versão recém-lançada no Brasil mantém uma configuração única. A chegada da nova tecnologia por aqui ainda é uma incógnita, mas muito provável.

    GAC Aion V

    Foto: Reprodução / EV AutoHome

    Confira alguns detalhes:

    • Versões na China: opções 100% elétricas (com 204 cv e 224 cv) e a nova com extensor de alcance.
    • Baterias (China): disponíveis com 63 kWh e 75 kWh, oferecendo autonomia de até 650 km (no ciclo chinês).
    • Versão no Brasil: atualmente é vendido como 100% elétrico com 204 cv, bateria de 75 kWh e 389 km de autonomia (padrão Inmetro).

    Vai chegar ao Brasil?

    No entanto, ainda não há uma previsão oficial para a chegada do Aion V com extensor de alcance ao Brasil. Contudo, a estratégia agressiva da GAC e a chegada de concorrentes com tecnologia similar, como o Leapmotor C10, são fortes indicativos de que a novidade deve desembarcar por aqui em breve.

    Queremos saber de você: o que acha dessa tecnologia? Um carro elétrico com um “gerador” a gasolina é a solução ideal para o Brasil?

    Confira: GAC GS3 pode estrear no Brasil com motor flex para enfrentar T-Cross, Creta e HR-V



    Fonte: Garagem 360

  • Grupo Comporte renova frota com 1,2 mil ônibus Mercedes-Benz

    Grupo Comporte renova frota com 1,2 mil ônibus Mercedes-Benz

    Líder histórica do mercado brasileiro de ônibus, a Mercedes-Benz encerrou os primeiro sete meses de 2025 com quase 8,4 mil unidades negociadas, perto de 1 mil veículos a mais do que em igual período do ano passado.

    O crescimento da ordem de 14% nos licenciamentos reflete a recuparação do mercado, mas também decorre de ações comerciais estratégicas e negócios pontuais com um ou outro cliente. Este ano, em particular, a montadora comemora acordo com o Grupo Comporte.

    Para renovar sua frota em aplicações urbanas, rodoviárias e fretamento, o conglomerado de transportes está adquirindo nada menos do que 1,2 mil chassis de micro-ônibus, urbanos e rodoviários da Mercedes-Benz. Trata-se, assim, de transação de impacto importante nos números de vendas da fabricante em 2025.

    A marca alemã estima crescimento médio de 10% a 12% do mercado interno este ano. Aplicado esse índice sobre as cerca de 13,6 mil unidades que emplacou em 2024, a Mercedes-Benz poderá superar os 15 mil ônibus de divesos segmentos.

    LEIA MAIS

    → Mercedes-Benz apresenta primeira betoneira 10×4 do Brasil

    → Em casa nova, centro logístico da Mercedes-Benz ganha em eficiência

    Sozinho, portanto, o Grupo Comporte terá respondido por cerca de 8% das vendas da montadora, uma vez que o contrato de fornecimento prevê todas as entregas antes do encerramento de dezembro.

    Mais da metade — exatos 620 veículos — já foi faturada, informa Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz.

    A maior parte está em operação e outra parcela em processo de encarroçamento. O lote entregue inclui 120 unidades do micro-ônibus LO, 188 da linha OF urbana, 130 de modelos para fretamento e 182 rodoviários.

    Segundo Joaquim Constantino Neto, CEO do Grupo Comporte, cerca de 400 unidades foram destinadas a empresas do grupo no Estado de São Paulo, outras 200 para a atuação na Região Sul e 20 unidades para Brasília.

    “Fazemos a programação de compras com até 6 meses de antecedência, a fim de dar previsão e confiabilidade na aquisição”,  afirma o CEO do grupo criado no fim da década de 50 e que se tornou um dos maiores operadores do transporte de passageiros do País.


    Foto: Divulgação



    Fonte: Auto Industria

  • Marcos Vinícius de Moraes é eleito primeiro VP da Anfavea

    Marcos Vinícius de Moraes é eleito primeiro VP da Anfavea

    Pela primeira vez comandada por um executivo contratado, a Anfavea teve nova diretoria eleita em abril passado mas sem a definição dos tradicionais cargos de primeiro vice-presidente, tesoureiro e secretário.

    A nova diretoria foi definida na semana passada, após deliberação de Assembleia Geral Extraordinária. O escolhido para primeiro VP da Anfavea foi Marcus Vinicius Aguiar, diretor de Relações Institucionais e Governamentais da Renault do Brasil e também presidente da AEA, Associação Brasileira de Engenharia Automotiva.

    LEIA MAIS

    Anfavea revisa projeção das vendas externas e internas

    Andrea Zámolyi Park é a nova vice-presidente tesoureira e Luiz Henrique Maia Bezerra assume como vice-presidente secretário.

    Os novos membros reforçam a gestão de Igor Calvet, presidente executivo da Anfavea e também do Sinfavea, Sindicato Nacional da Indústria de Tratores, Caminhões, Automóveis e Veículos Similares.

    No caso do Sinfavea, o primeiro VP é Reinaldo Muratori e o secretário é Alexandre Parker Machado. A tesoureira é a mesma da Anfavea.

    Engenheiro mecânico pela Escola Politécnica da USP e pós-graduado em administração de empresas pela FAAP, Muratori atua há mais de 40 anos na indústria automotiva, com passagens por vários fabricantes de veículos e autopeças. Desde 2001 na HPE, representante das marcas Mitsubishi e Suzuki no Brasil, atualmente é VP e responsável pela área de Relações Institucionais da empresa.


    Foto: Divulgação/AEA



    Fonte: Auto Industria

  • Até julho, Foton supera vendas totais de 2024

    Até julho, Foton supera vendas totais de 2024

    Ao comemorar 29 anos de hístória no mundo, dos quais 14 atuando no Brasil, a chinesa Foton celebra momento positivo nas suas operações locais, com vendas em alta e expansão expressiva da rede de atendimento no território nacional.

    Com 778 emplacamentos de janeiro e julho, a empresa já superou os licenciamentos totais de 2024, que foram de 669 caminhões.

    LEIA MAIS

    Com chineses, recorde de 8.225 concessionárias no País

    Fábio Pontes: a peça que faz a engrenagem da Foton girar.

    Com 40 concessionárias atuando em março, a marca já conta com 50 e pretende abrir mais 30 até o final do ano, consolidando 80 pontos ainda em 2025.

    A participação crescente dos chineses no Brasil, principalmente de marcas de automóveis, levou a rede de distribuição de veículos a atingir recorde de 8.225 concessionárias, conforme divulgado esta semana pela Fenabrave.

    Presente no Brasil desde 2011, a Foton opera com administração direta da matriz chinesa desde 2023, oferecendo localmente os caminhões leves Aumark S 715 e S 916, o médio S 1217, o semileve 100% elétrico iBlue e o semipesado Auman D 1722, além dos veículos urbanos de carga Aumark S 315 (PBT de 3,5 toneladas) e as picapes Tunland.

    Neste ano, em abril, inaugurou uma linha de montagem de caminhões em Caxias do Sul, RS, e mantém em Itajaí, SC, centro de distribuição de peças que oferece mais de sete mil itens para o mercado de reposição.

    Darren Lu, diretor geral da Foton no Brasil, garante que o Brasil é estratégico para a expansão global da companhia:

    “Estamos avançando com lançamentos, ampliando a rede e estudando investimentos na produção local para garantir atendimento ágil e eficiente. Este é apenas o início de uma jornada de crescimento sólido e sustentável no mercado brasileiro”.

    O objetivo da Foton é atingir vendas de 150 mil unidades na América Latina e Caribe até 2030.

    “Para isso, planeja desenvolver fábricas no Brasil, Argentina e México que estejam integradas logisticamente e que produzam veículos movidos a combustíveis fósseis, híbridos e elétricos projetados especificamente para os mercados locais”, afirma a empresa em comunicado divulgado nesta quinta-feira, 28.

    Para abastecer a região, a Foton terá três centros de distribuição dedicados na China que enviarão, por meio de rota pelo oceano Pacífico, componentes para centros de distribuição regionais localizados no Chile e Panamá. Esses CDRs, por sua vez, enviarão componentes para 32 centros de distribuição nacionais (CDNs) localizados em países da América Latina e Caribe.

    Fundada em 28 de agosto de 1996, a Foton tem presença em mais de 130 países, incluindo 20 nações nas Américas. Possui 45 fábricas instaladas em 15 países e emprega mais de 30 mil pessoas.


    Foto: Divulgação



    Fonte: Auto Industria

  • Diretriz dos bombeiros exige sprinklers em áreas de carregamento de veículos

    Diretriz dos bombeiros exige sprinklers em áreas de carregamento de veículos

    Os importadores e fabricantes de automóveis elétricos têm mais uma pedra no caminho rumo a um mercado maior no Brasil, além dos preços superiores aos de modelos a combustão e da ainda diminuta infraestrutura pública de carregamento.

    O Conselho Nacional dos Comandantes-Gerais dos Corpos de Bombeiros Militares (Ligabom) “resolveu” dificultar um pouco mais a vida de quem pretende ter um carro elétrico ou híbrido plug-in.

    Em sua “Diretriz Nacional Sobre Ocupações Destinadas a Garagens e Locais com Sistemas de Alimentação de Veículos Elétricos”, divulgada no dia 26 de agosto, o órgão propõe que em edificações existentes será necessária a instalação de chuveiros automáticos (sprinklers) e detecção automática em toda a garagem quando houver um SAVE, Sistema de Abastecimento de Veículos Elétricos.

    No entender da ABVE, Associação Brasileira do Veículo Elétrico, a exigência se mostra de difícil aplicação técnica para a maioria dos edifícios atuais. “É também discriminatória à eletromobilidade e à instalação de equipamentos de recarga em edifícios, impondo custos desproporcionais às garagens”, critica a entidade.

    A ABVE enfatiza que a diretriz desestimulará a oferta de recarga, criando “obstáculo injustificável ao direito do consumidor e à modernização dos edifícios e da frota nacional de veículos”.

    Por outro lado, não lembra dos riscos dos veículos a combustão. “A segurança deve ser universal, e não dirigida contra uma tecnologia específica. Cabe lembrar que só no Estado de São Paulo ocorrem em média 16 incêndios de veículos a combustão por dia, ou quase 6 mil/ano, segundo o próprio Corpo de Bombeiros .”

    LEIA MAIS

    → Quase estagnados, elétricos formam segmento de “uma marca só”

    → Híbridos ganham força e 100% elétricos desaceleram

    “A Diretriz Ligabom”, prossegue a entidade que reúne marcas de veículos e empresas de serviços voltados à mobilidade elétrica, “também não tem paralelo conhecido no mundo, ao atrelar a obrigatoriedade de sprinklers à mera existência de equipamentos de recarga nas garagens”.

    Os prazos propostos pelo órgão são inexequíveis, afirma a a ABVE. O órgão estabelece vigência em 180 dias e exigência imediata de medidas elétricas  para edificações existentes. “O que é incompatível com a realidade de condomínios, shoppings e aeroportos”.

    “Mantida a Diretriz como foi divulgada, a judicialização do tema será inevitável, bem como medidas legislativas visando assegurar por lei o direito à recarga”, alerta a entidade.


    Foto: Divulgação



    Fonte: Auto Industria

  • Volvo revela novo SUV híbrido XC70 com autonomia impressionante

    Volvo revela novo SUV híbrido XC70 com autonomia impressionante

    A Volvo apresentou seu mais novo SUV híbrido, o XC70, que promete ser um marco na estratégia de eletrificação da marca. Posicionado logo abaixo do XC90, o novo modelo adota a linguagem de design minimalista já vista em seus irmãos maiores, o XC90 e o elétrico EX90, e chega com foco em eficiência e autonomia.

    Volvo revela novo SUV híbrido XC70 com autonomia impressionante

    Embora o lançamento inicial esteja previsto para a China, a Volvo confirmou planos de levar o XC70 para a Europa “em um estágio posterior”. O CEO da Volvo, Håkan Samuelsson, destacou que o veículo será uma “pedra angular” no portfólio eletrificado da empresa, oferecendo uma opção de longo alcance para clientes que não estão prontos para a transição total para um modelo 100% elétrico.

    XC70 é construído sobre uma versão aprimorada da Arquitetura Modular Escalável (SMA) da Volvo, otimizada para acomodar sistemas híbridos de longo alcance. Os dados do governo chinês revelam que o veículo combina um motor a gasolina de 1,5 litro com um motor elétrico, alimentado por uma bateria de 21,2 kWh ou 39,64 kWh.

    Volvo revela novo SUV híbrido XC70 com autonomia impressionante – Foto: Divulgação

     

    A grande novidade está na autonomia. A Volvo afirma que o XC70 pode percorrer até 199 km usando apenas energia elétrica, de acordo com o ciclo de testes CLTC da China. Em um cenário combinado de gasolina e eletricidade, a autonomia total pode superar 1.200 km.

    A bateria do XC70 suporta carregamento rápido, podendo ir de 0 a 80% em apenas 23 minutos. Uma característica notável e incomum para um híbrido plug-in é a capacidade de carregamento bidirecional, permitindo que o carro forneça energia para outros dispositivos ou até mesmo para a rede elétrica.

    Volvo XC 70 – Foto: Divulgação

    Design e Interior

    O visual do XC70 reflete a abordagem contemporânea da Volvo, com uma grade frontal fechada e uma persiana ativa que otimiza a aerodinâmica e o resfriamento. Com 4.815 mm de comprimento e 1.890 mm de largura, o XC70 se posiciona em um porte similar ao do BMW X5.

    No interior, o SUV oferece uma experiência digital imersiva, com um painel de instrumentos digital de 12 polegadas e uma tela sensível ao toque horizontal de 15,4 polegadas, similar à do EX90. Além disso, há a opção de um head-up display de realidade aumentada de 91 polegadas, que projeta informações diretamente no para-brisa.

    Volvo XC 70 – Foto: Divulgação

    Com a produção já iniciada na China, o XC70 já está disponível para pré-venda no mercado asiático. A chegada no Brasil ainda não tem data confirmada.

    Leia aqui: Novo carro elétrico da Volvo tem 300 km de autonomia e carrega de forma veloz



    Fonte: Garagem 360

  • Histórico! Volkswagen supera de 26 milhões de veículos produzidos no Brasil!

    Histórico! Volkswagen supera de 26 milhões de veículos produzidos no Brasil!

    Foto da celebração da produção de 26 milhões de veículos da Volkswagen no Brasil
    Entre os 26 milhões de veículos produzidos no Brasil, Polo foi o carro escolhido para o recorde

    Essa não é para qualquer montadora! Volkswagen supera a marca de 26 milhões de veículos produzidos no Brasil! Essa história tem números muitos legais! Confira abaixo!

    (mais…)