Autor: automoveis

  • Fábrica da GWM em SP terá R$ 10 bi investidos no total, 2 mil empregos e 3 carros nacionais

    Fábrica da GWM em SP terá R$ 10 bi investidos no total, 2 mil empregos e 3 carros nacionais

    A nova fábrica da GWM em Iracemápolis (SP) iniciou suas operações, marcando um passo gigante para a montadora chinesa no Brasil. O projeto, que ocupou a antiga planta da Mercedes-Benz, chega com números que impressionam e mostram que a marca não está para brincadeira no mercado nacional.

    Com um plano de investimento bilionário e a promessa de gerar milhares de empregos, a GWM quer brigar de frente com as marcas tradicionais. Acompanhe o Garagem360 e veja todos os detalhes!

    Fábrica da GWM: investimento pesado e foco local

    Desde o início, a fábrica da GWM demonstra um forte compromisso com a indústria nacional. A empresa já investiu R$ 4 bilhões nesta primeira fase e planeja injetar mais R$ 6 bilhões até 2032. Isso resultará na criação de 1.000 empregos diretos até o final do ano, número que deve dobrar com a expansão.

    Fábrica da GWM no Brasil

    Foto: Divulgação

    Diferente de outras estratégias, a GWM já começa a produção com 18 fornecedores locais de peso, incluindo gigantes como Bosch, Continental e Goodyear. Até agora, a operação já conta com soldagem, 18 robôs e estações automáticas de pintura, mostrando um foco claro em conteúdo e tecnologia local.

    Quais carros serão os primeiros a sair da linha de montagem?

    A expectativa do consumidor é grande, e a GWM já definiu os três primeiros modelos que receberão o selo “Produzido no Brasil”. A escolha mostra a intenção da marca de atacar segmentos muito importantes e competitivos do nosso mercado.

    Os primeiros veículos a deixarem a fábrica de Iracemápolis são:

    • Haval H6: conhecido SUV médio em sua versão híbrida, combinando motor a gasolina e elétrico.
    • Poer P30: picape média robusta, equipada com motor turbodiesel.
    • GWM H9: imponente SUV de sete lugares, também com motorização turbodiesel, focado em famílias.

    Expansão e tecnologia pensada para o Brasil

    Os planos da GWM são extremamente ambiciosos. A meta é saltar da capacidade produtiva inicial de 50.000 unidades por ano para impressionantes 300.000 veículos. Esse volume permitirá não apenas atender ao mercado brasileiro, mas também exportar para países do Mercosul e para o México.

    Para acelerar o desenvolvimento de novas tecnologias, a GWM Brasil anunciou a construção de um Centro de Pesquisa & Desenvolvimento dentro do terreno da fábrica. O foco será total nas necessidades do nosso mercado, com pesquisas em sistemas flex, híbridos e elétricos adaptados para as condições de uso do Brasil e da América do Sul.

    O que você achou dos planos da GWM para o Brasil? Qual desses carros nacionais você mais quer ver nas ruas? Deixe sua opinião nos comentários!

    Confira: GWM Haval H9 e Poer chegam com motor diesel para desafiar gigantes; pré-venda aberta!



    Fonte: Garagem 360

  • Alerta de licenciamento em São Paulo: prazo para placas 3 e 4 está acabando; saiba mais

    Alerta de licenciamento em São Paulo: prazo para placas 3 e 4 está acabando; saiba mais

    O prazo para o licenciamento em São Paulo está chegando ao fim para uma parte dos motoristas. Se a placa do seu carro termina com os números 3 ou 4, o alerta está ligado: a data final para regularizar o documento é este domingo, 31 de agosto. Deixar para a última hora pode pesar muito no bolso.

    O processo é simples, mas exige atenção para não se transformar em uma grande complicação, envolvendo multa e até apreensão do veículo.

    Acompanhe o Garagem360 e veja como não ter dores de cabeça!

    Licenciamento em São Paulo tem prazo final e novo valor

    Neste ano, o valor para licenciar os veículos em São Paulo sofreu um reajuste. A taxa, definida pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), passou de R$ 160,22 para R$ 167,74. O pagamento é obrigatório para a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) atualizado.

    Licenciamento São Paulo

    Foto: Imagem gerada por IA

    Portanto, os proprietários de veículos com placas de final 3 e 4 devem quitar esse valor até o dia 31 de agosto para poderem circular legalmente. Após essa data, o veículo passa a ser considerado irregular perante a fiscalização.

    O que acontece se eu não pagar o licenciamento a tempo?

    Rodar com o licenciamento vencido é uma péssima ideia. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), essa é uma infração de natureza gravíssima. As consequências para o motorista flagrado nessa situação são severas e incluem:

    • Multa no valor de R$ 293,47;
    • Adição de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
    • Recolha e apreensão do veículo ao pátio.

    Além do custo da multa, o motorista ainda terá que arcar com as despesas de guincho e diárias do pátio para reaver o veículo, o que torna o prejuízo muito maior.

    Calendário completo do Licenciamento SP 2025

    Para não perder o prazo, é fundamental ficar de olho no calendário oficial. O vencimento ocorre de acordo com o número final da placa do veículo. Confira as datas para todos os carros de passeio:

    Placas final Vencimento
    1 e 2 31/7
    3 e 4 31/8
    5 e 6 30/9
    7 e 8 31/10
    9 30/11
    0 31/12

    Como regularizar o documento do seu carro?

    Ficar em dia com o licenciamento é mais fácil do que parece. A princípio, o pagamento pode ser realizado pela internet, sem precisar sair de casa. Para isso, basta ter em mãos o número do Renavam do veículo.

    As opções incluem aplicativos de bancos conveniados, caixas eletrônicos ou diretamente no site do Detran-SP. Após a quitação da taxa e de eventuais débitos pendentes, como multas ou IPVA, o CRLV digital é atualizado automaticamente no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT).

    Não deixe para a última hora e evite problemas com a fiscalização. Manter o documento do veículo em dia é fundamental para rodar com tranquilidade.

    E você, já pagou o seu licenciamento? Teve alguma dificuldade? Conte para a gente nos comentários!

    Leia também: Dirigir sem CNH antes dos 18: a conta que sobra para o menor e os pais



    Fonte: Garagem 360

  • Pesquisa de satisfação da Fenabrave deve pautar reuniões das marcas

    Pesquisa de satisfação da Fenabrave deve pautar reuniões das marcas

    Programado para os próximos três dias – de terça-feira, 26, a quinta-feira, 28 – o 33º Congresso & ExpoFenabrave que acontece no São Paulo Expo, na capital paulista, tem o primeiro dia dedicado a reuniões das associações de marca. A abertura para público e para a imprensa só a partir da quarta-feira, 27.

    No caso do segmento de leves, os encontros das associações de marca deverão abordar, entre outros temas, a recém-divulgada “Pesquisa Fenabrave, a Voz do Concessionário. Quando os bons falam, a verdade sempre aparece!”.

    Foram ouvidas 23 entidades de concessionários de carros e comerciais leves, mostrando a avaliação do desempenho das respectivas montadoras e também das entidades representativas das redes.

    LEIA MAIS

    Com rede insatisfeita, GM perde lugar para a Hyundai na quinzena

    Na pesquisa de satisfação das redes, GWM no topo e BYD na lanterna

    AutoIndústria publicou duas reportagens sobre a pesquisa, uma mostrando a insatisfação da rede Chevrolet com relação às ações da General Motors e outra com o desempenho de três marcas chinesas, com a GWM se destacando favoravalmente e a BYD aparecendo entre as piores avaliadas pelas concessiónárias.

    Dois índices – o de Valor e o de Parceria Comercial – refletem a média das notas dadas às montadoras. No primeiro caso, as seis fabricantes de veículos leves melhores avaliadas são a BMW, GWM, Ford, Toyota, Mitsubishi e Chery, ficando na lanterna as fabricantes BYD, Audi, GM, Renault, Kia e Land Rover e Jaguar.

    No Índice Parceria Comercial, o Top 6 contempla as mesmas montadoras do Índice de Valor, apenas com inversão da ordem entre Ford e Toyota (BMW, GWM, Toyota, Ford, Mitsubishi e Chery). As seis últimas colocadas são Peugeot, Citroen, Audi, BYD, Audi, GM e Renault, ou seja, as que se repetem em contexto negativo nos dois índices são BYD, Audi, GM e Renault.

    Montadoras participam

    É comum representantes das montadoras participarem das reuniões de associações de marcas que acontecem durante o Cogresso Fenabrave.

    Em alguns casos, os encontros são divididos em duas partes, uma só com os concessionários e outra com os executivos da fabricastes de veículos também presentes. Há ocasiões, contudo, que o encontro contempla as duas partes do início ao fim.

    Coordenada pela Scheuer Consultoria, de Luiz Adelar Scheuer, que foi diretor de Relações Institucionais e Governamentais da Mercedes Benz do Brasil, presidente da Anfavea, vice-pesidente da FIESP e FIEMG , a Pesquisa Fenabrave é realizada anualmente desde 2003.

    Além das notas dadas às montadoras, também são avaliadas as associações de marcas e a própria Fenabrave. Na avaliação das associações quanto à comunicação com os concessionários a respeito dos assuntos da marca, as seis que tiveram melhor nota foram as entidades representantes das revendas Toyota, Mercedes-Benz Automóveis, BMW, Ford e Mitsubishi.

    Nesse quesito, as seis com notas mais baixas, ou seja, as com pior avaliação, foram as asscoiações da Peugeot, BYD, GM, Honda Autos, Renault e Kia Motors.

    A Fenabrave ainda não confirmou quem vai participar da abertura do Congresso na quarta-feira, 27, pela manhã, mas já adiantou que no início da tarde haverá palestra com o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo.

    Paralelamente ao Congresso, será realizada a ExpoFenabrave, a maior feira de negócios voltada à distribuição automotiva do Brasil. Serão mais de 200 marcas expositoras em um espaço de 25 mil m², reunindo empresas de tecnologia, consórcios, seguradoras, financeiras, plataformas digitais, montadoras e fornecedores de serviços.


    Foto: Reprodução



    Fonte: Auto Industria

  • Finaciamento de veículos desacelera e cai 0,3% no ano

    Finaciamento de veículos desacelera e cai 0,3% no ano

    Com 639 mil unidades comercializadas a prazo em julho, as vendas financiadas de veículos no Brasil cresceram 2,1% em relação ao mesmo mês do ano passado e 14,2% sobre junho. Essa alta, contudo, reflete basicamente o maior número de dias úteis no mês passado, visto que na média diária houve queda de 0,7% no comparativo mensal.

    A informação é de Thiago Gaspar, superintendente de Relacionamento com Clientes e Relações Institucionais na B3, que divulgou nesta segunda-feira, 25, os dados relativos a veículos novos e usados, incluindo leves, pesados e motos.

    LEIA MAIS

    Segmento de caminhões traz para baixo nova projeção para pesados da Anfavea

    No acumulado dos primeiros sete meses do ano, as vendas a prazo somaram 4.047.000 veículos, o que representou recuo de 0,3% em relação ao ano de 2024, o equivalente a 11 mil unidades financiadas a menos.

    O comporativo da concessão de crédito varia por segmento. No de carros e comerciais leves, houve queda de 1,9% ante julho de 2024 e aumento de 16,6% sobre junho. Esses índices são de, respectivamente, 8,5% e 19,9%, também positivos no caso das motos.

    Já o número de financiamentos de veículos pesados no mês passado foi 3,6% menor do que em julho de 2024 e 11.5% superior ao registrado no mês anterior.

    A Anfavea inclusive revisou para baixo a projeção de venda de pesados este ano por causa dos juros altos que vêm prejudicando espercialmente a venda de caminhões no mercado brasileiro.


    Foto: Divulgação/B3

     



    Fonte: Auto Industria

  • Impressionante: Ferrari Daytona SP3 é vendida por R$ 143 milhões; veja o que a torna tão especial

    Impressionante: Ferrari Daytona SP3 é vendida por R$ 143 milhões; veja o que a torna tão especial

    A Ferrari Daytona SP3 já é um dos carros mais desejados do mundo, mas um exemplar único acaba de elevar seu status a um novo patamar.

    Em um leilão que parou o mundo dos colecionadores, essa máquina foi arrematada pela cifra impressionante de R$ 143 milhões. O mais curioso é que este carro nem fazia parte da produção original de 599 unidades, o que o torna ainda mais misterioso e valioso.

    Acompanhe o Garagem360 e descubra todos os detalhes!

    Recorde da Ferrari Daytona SP3 no leilão

    O evento, organizado pela famosa casa de leilões RM Sotheby’s em Monterey, na Califórnia, marcou a história. O valor de US$ 26 milhões (cerca de R$ 143 milhões na cotação atual) transformou este exemplar na Ferrari nova mais cara já vendida em um leilão. Com isso, ela entra para a seleta lista das Ferraris mais valiosas de todos os tempos.

    Ferrari Daytona SP3

    Foto: Divulgação / Ferrari

    A princípio, a Daytona SP3 faz parte da linha Icona da Ferrari, criada para homenagear as vitórias da marca nos anos 1960. Sob o capô, ela carrega o motor V12 aspirado mais potente já feito pela fabricante, um 6.5 litros que despeja absurdos 840 cv de potência.

    O que essa Ferrari tem de tão diferente?

    A pergunta que todos fazem é: por que pagar tão caro por ela? A resposta está na sua exclusividade. Apelidada de “599+1”, esta unidade foi construída após o fim da produção oficial, com uma série de detalhes únicos que nenhuma outra no mundo possui. Ela foi pensada para ser uma verdadeira obra de arte sobre rodas.

    A seguir, confira os grandes diferenciais do modelo:

    • Pintura exclusiva: uma combinação única de preto com detalhes em amarelo, que não existe em nenhuma outra Daytona SP3.
    • Interior de F1: acabamentos internos feitos com a mesma fibra de carbono utilizada nos carros de Fórmula 1 da Scuderia.
    • Detalhe sustentável: os tecidos do interior foram produzidos a partir de pneus reciclados, um toque de modernidade e consciência ambiental.
    • Propósito nobre: enfim, todo o valor arrecadado no leilão foi destinado à Fundação Ferrari, que apoia projetos educacionais nos Estados Unidos.

    Um recorde que pode durar pouco

    Apesar do valor astronômico, especialistas do mercado acreditam que essa marca pode ser superada em breve. O motivo é que está previsto para 2026 o leilão de uma Ferrari 250 GTO branca, um modelo raríssimo e considerado por muitos a “joia da coroa” da marca italiana.

    Ferrari Daytona SP3

    Foto: Divulgação / Ferrari

    Além disso, a expectativa é que ela ultrapasse com folga a cifra alcançada pela Daytona SP3. Enquanto o dia não chega, a Daytona SP3 “599+1” aproveita seu reinado como o supercarro moderno mais valioso do planeta, provando que, para alguns, a paixão por carros não tem preço.

    E você, se tivesse o dinheiro, pagaria R$ 143 milhões por essa máquina? Comente abaixo!

    Veja na sequência: Stellantis diz que tarifaço dos EUA não assusta e carros da Fiat podem ficar baratos



    Fonte: Garagem 360

  • Montadoras de caminhões se reúnem com Alckmin e Haddad

    Montadoras de caminhões se reúnem com Alckmin e Haddad

    Apesar de não ter entrado em detalhes sobre eventuais desdobramentos dos encontros, a Anfavea revelou reuniões separadas na sexta-feira, 22, de representantes da entidade e das montadoras de veículos pesados com os ministros Geraldo Alckmin, e Fernando Haddad, da Fazenda.

    Os assuntos em debate, conforme publicado por Igor Calvet, presidente em exercício da Anafavea no Linkedin, foram a conjuntura do mercado de caminhões no Brasil, com foco nos desafios da indústria e as oportunidades de avanço em temas como inovação e transição energética, além da ampliação de acordos comerciais para incentivar exportações.

    LEIA MAIS

    Segmento de caminhões traz para baixo nova projeção para pesados da Anfavea

    Segmento de caminhões pesados desacelera e segundo semestre preocupa

    O encontro com Alckmin ocorreu em Brasília, reunindo os CEOs da Scania Brasil, Christopher Podgorski, da DAF Caminhões Brasil, Larisa Gambrell, e da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Antonio Roberto Cortes, além de Calvet e dos vice-presidentes da Anfavea, Gustavo Bonici, Ulisses Chaves e Luiz Henrique Maia Bezerra.

    À tarde, em São Paulo, Podgorski e Cortes, ao lado de Calvet, participaram de reunião com o ministro Haddad. Na postagem do final de semana, a Anfavea destacou que o setor de caminhões é responsável por mais de 60% do transporte de cargas no País e tem papel central na logística nacional.

    “Garantir sua competitividade é essencial para a fluidez da economia e para o desenvolvimento de soluções sustentáveis que unam eficiência e menor impacto ambiental”, destacou a entidade no texto pulicado em rede social.

    Nesse contexto todo, importante lembrar que na coletiva do início deste mês a Anfavez revisou as projeções de desempenho do segmento de pesados, informando que o mercado de caminhões é o que deve ser mais afetado de maneira negativa.

    Conforme publicado no AutoIndústria, se antes a associação enxergava estabilidade nas vendas de caminhões com leve alta de 0,2% sobre 2024, com 124,5 unidades, agora espera queda de 8,3%, para 114,5 mil emplacamentos. Já o segmento de ônibus deve crescer 12,8%, chegando a 25,3 mil unidades.

    Na ocasião, Calvet manifestou preocupação com a alta nos juros, argumentando que esse movimento derruba a demanda de caminhões, em especial dos pesados, categoria que mais participa das vendas: “Com exceção de necessidades contratuais para comprar caminhões, o transportador espera antes de investir”.


    Foto/Anfavea/MDIC



    Fonte: Auto Industria

  • Toyota encontra solução para baterias velhas de carros elétricos

    Toyota encontra solução para baterias velhas de carros elétricos

    O que fazer com as baterias de carros elétricos e híbridos que não servem mais para rodar nas ruas? A Toyota encontrou uma solução inovadora para esse desafio. A montadora está testando uma nova tecnologia que reutiliza essas baterias para fornecer energia adicional a fábricas, em uma iniciativa que pode revolucionar a forma como lidamos com a vida útil desses componentes.

    Toyota encontra solução para baterias velhas de carros elétricos

    O projeto, chamado Sistema de Armazenamento de Energia Sweep, está em fase de testes na principal fábrica da Mazda em Hiroshima, no Japão. A ideia é usar conjuntos de baterias antigas para criar um sistema de energia suplementar.

    O objetivo principal é atuar como um “buffer” para o sistema de energia solar da fábrica, armazenando o excesso de energia gerado em momentos de pico e liberando-o quando necessário, garantindo assim um fornecimento constante e estável.

    A grande inovação da Toyota é que a empresa está mantendo os sistemas de gerenciamento de energia originais das baterias. Essa abordagem elimina a necessidade de um novo sistema de gerenciamento centralizado, o que, em teoria, permite que baterias de diferentes tipos, composições químicas e estados de saúde sejam usadas em conjunto.

    Toyota encontra solução para baterias velhas de carros elétricos – Foto: Reprodução

     

    Essa flexibilidade é crucial, pois a montadora não pode controlar as características de cada bateria que chegará ao fim da sua vida útil em um veículo. A colaboração com a Mazda, parceira corporativa da Toyota, demonstra o potencial de escala da iniciativa e a importância de encontrar soluções sustentáveis para toda a indústria automotiva.

    Reutilização vs. Reciclagem

    O conceito de dar uma “segunda vida” às baterias não é novidade, mas a maioria dos projetos anteriores tem sido em pequena escala. A Toyota já utilizou baterias híbridas antigas para alimentar edifícios no Parque Nacional de Yellowstone, e a Porsche usou baterias de carros elétricos Taycan de pré-produção para ajudar a alimentar uma de suas fábricas na Alemanha.

    Foto: Reprodução

    A iniciativa da Toyota se destaca por sua ambição e pelo potencial de ser uma solução de larga escala. Ao invés de simplesmente reciclar as baterias, um processo que consome muita energia, a reutilização como fonte de energia suplementar permite extrair o máximo de vida útil desses componentes, contribuindo para uma economia mais circular e sustentável.

    A solução da Toyota não apenas ajuda a reduzir o desperdício, mas também acelera a adoção de energias renováveis na indústria, um passo importante para o futuro da mobilidade e do meio ambiente.


    A reutilização de baterias é o melhor caminho para o futuro? Compartilhe sua opinião sobre a iniciativa da Toyota nos comentários!

    Leia aqui: Volkswagen ataca reinado da Toyota e confirma seu primeiro carro híbrido igual ao Corolla



    Fonte: Garagem 360

  • Chegou a solução: Baterias de silício-carbono prometem autonomia de 600 km e carregamento em 10 minutos

    Chegou a solução: Baterias de silício-carbono prometem autonomia de 600 km e carregamento em 10 minutos

    A adoção dos carros elétricos pode estar prestes a dar um salto gigante. A empresa americana Group14 Technologies anunciou um avanço revolucionário em baterias, com um novo material de ânodo de silício-carbono, o SCC55®. Essa tecnologia promete resolver dois dos maiores desafios da mobilidade elétrica: a ansiedade de autonomia e o tempo de recarga.

    Baterias de silício-carbono prometem autonomia de 600 km e carregamento em 10 minutos

    Imagine carregar 80% da bateria do seu carro elétrico em menos de 10 minutos e rodar mais de 600 km com uma única carga. Essa é a promessa do SCC55®, que já está em fase de testes e promete elevar o padrão da indústria.

    O grande diferencial do SCC55® está na sua densidade de energia, que chega a 330 Wh/kg. Isso representa um aumento de cerca de 30% em comparação com as melhores baterias de grafite do mercado, que alcançam 250 Wh/kg. Na prática, isso se traduz em um ganho significativo de autonomia.

    Enquanto muitos veículos elétricos atuais têm um alcance de cerca de 480 km, as baterias com SCC55® já alcançaram mais de 640 km em testes de campo.

    Baterias de silício-carbono prometem autonomia de 600 km e carregamento em 10 minutos – Imagem gerada por I.A

     

    No quesito carregamento, a tecnologia é ainda mais impressionante. Em condições de laboratório, as baterias equipadas com o novo ânodo foram de 0 a 80% em menos de 10 minutos, usando carregadores de alta potência (350 kW). As baterias atuais, em sua maioria, levam cerca de 30 minutos para atingir a mesma carga.

    Compatibilidade e Durabilidade

    O segredo do material SCC55® é um composto de silício-carbono que resolve o problema do inchaço do silício, permitindo que ele armazene até 10 vezes mais energia que o grafite sem perder sua capacidade rapidamente. O Group14 afirma que a nova bateria suporta mais de 1.500 ciclos de carga e descarga, com uma retenção de capacidade de 80%, o que garante uma longa vida útil.

    Baterias de silício-carbono prometem autonomia de 600 km e carregamento em 10 minutos – Imagem gerada por I.A

     

    Uma das maiores vantagens para as montadoras é a compatibilidade da tecnologia. O SCC55® pode ser integrado às fábricas de baterias existentes sem a necessidade de grandes mudanças, e é compatível com os tipos de cátodos mais populares, como NMC e LFP.

    Além disso, a nova bateria permite uma redução de até 20% no peso do conjunto, o que contribui para um veículo mais leve e mais eficiente.

    Essa inovação não apenas acelera o tempo de carregamento e aumenta a autonomia, mas também tem o potencial de tornar os carros elétricos mais práticos e acessíveis para todos, eliminando as principais barreiras que ainda limitam a sua popularização.


    Você acha que as baterias de silício-carbono são a solução definitiva para os carros elétricos? Deixe sua opinião nos comentários!

    Leia aqui: Conheça o modelo de negócio revolucionário da Nio para carros elétricos



    Fonte: Garagem 360

  • Mercedes-AMG GT XX quebra recorde de distância

    Mercedes-AMG GT XX quebra recorde de distância

    A Mercedes-AMG acaba de redefinir os limites dos veículos elétricos. O novo conceito GT XX, que antecipa o próximo cupê AMG GT de 4 portas, estabeleceu um novo recorde mundial de distância, percorrendo incríveis 3.405 milhas (aproximadamente 5.480 km) em apenas 24 horas.

    Mercedes-AMG GT XX quebra recorde de distância entre carros elétricos

    A façanha foi realizada no anel de testes de Nardò, na Itália, onde o super-sedan atingiu uma velocidade média impressionante de 186 mph (cerca de 300 km/h), parando apenas para recargas ultrarrápidas que chegavam a 900 kW. A marca superou o recorde anterior da XPeng P7, que havia alcançado 2.461 milhas no início do mês.

    A conquista das 24 horas foi apenas uma das várias marcas alcançadas durante uma exaustiva campanha de testes de oito dias. O GT XX quebrou recordes de resistência e distância em diversas janelas de tempo, culminando em um feito ainda mais notável: ele percorreu 25.000 milhas (aproximadamente 40.000 km), a circunferência da Terra, em menos de oito dias.

    A corrida, batizada de “Volta ao Mundo em 80 Dias” em homenagem a Júlio Verne, levou exatos 7 dias, 13 horas e 24 minutos para ser concluída.

    Mercedes-AMG GT XX quebra recorde de distância – Foto: Divulgação

    Para alcançar essa marca, a Mercedes-AMG usou dois veículos e uma equipe de 17 pilotos profissionais, incluindo o piloto de F1 George Russell. O time trabalhou em turnos ininterruptos, com o apoio de mais de 100 engenheiros e especialistas em logística para gerenciar a estratégia de carregamento e o desempenho do veículo.

    Tecnologia Radical e Futuro da Mobilidade

    O sucesso do GT XX é resultado de uma tecnologia de ponta que será, futuramente, implementada em carros de produção. O modelo utiliza um sistema de transmissão elétrica com dois motores no eixo traseiro e um terceiro na frente, totalizando uma potência combinada de 1.341 cv.

    Mercedes-AMG GT XX quebra recorde de distância – Foto: Divulgação

    O segredo do desempenho recorde, no entanto, é a estratégia de recarga. A bateria do GT XX, desenvolvida internamente com a divisão de Fórmula 1 da Mercedes-AMG, possui um pacote de 114 kWh imerso em óleo, o que permite taxas de carregamento de até 900 kW.

    Essa tecnologia de resfriamento líquido direto garante que a bateria possa ser recarregada a taxas ultra-altas sem superaquecer, permitindo uma autonomia de 249 milhas (cerca de 400 km) em apenas cinco minutos.

    Michael Schiebe, CEO da Mercedes-AMG, resumiu a conquista: “Desempenho extraordinário e carregamento extremamente rápido sempre estiveram disponíveis e tornaram esses recordes possíveis. Para os clientes de nossos futuros modelos elétricos, isso significa que eles terão um AMG genuíno – sem ressalvas”.


    Qual desses feitos você acha mais impressionante: o recorde de distância em 24 horas ou a “volta ao mundo” em menos de oito dias? Compartilhe sua opinião nos comentários!

    Leia aqui: Reviravolta no setor: Mercedes-Benz estuda usar motores da BMW em seus carros a combustão

     



    Fonte: Garagem 360

  • Está pensando em comprar o novo Nissan Kicks 2026? Veja quais são as melhores versões

    Está pensando em comprar o novo Nissan Kicks 2026? Veja quais são as melhores versões

    Foto do novo Nissan Kicks Advance 2026
    Novo Nissan Kicks

    Lançado em julho, com conjunto mecânico renovado, opções para clientes PCD, vários acessórios e valores agressivos das revisões, o novo Nissan Kicks 2026 está envolvido numa polêmica nos preços. Por conta disso, se você está pensando em comprar um, escolher a versão certa nunca foi tão importante! Veja a ordem dos acabamentos que recomendo!

    (mais…)