Autor: automoveis

  • Deu ruim de novo? Toyota faz recall de Corolla, RAV4 e GR Corolla no Brasil por falha no painel digital

    Deu ruim de novo? Toyota faz recall de Corolla, RAV4 e GR Corolla no Brasil por falha no painel digital

    A Toyota iniciou um recall no Brasil envolvendo vários de seus modelos mais populares: Corolla, Corolla Cross, GR Corolla e RAV4.

    O motivo da convocação? Um problema nos painéis digitais que pode resultar em falha total no display, deixando de mostrar informações essenciais como a velocidade e o nível de combustível.

    Acompanhe o Garagem360 e entenda como a marca vai corrigir essa falha e o que os proprietários precisam saber sobre o recall.

    Quais modelos estão envolvidos no recall da Toyota?

    Toyota

    Foto: Divulgação / Toyota

    A princípio, o recall da Toyota no Brasil afeta diversos modelos fabricados entre 2023 e 2024. O problema está no software do painel de instrumentos, que pode levar ao “apagão” do display. Os modelos afetados incluem:

    • Corolla Sedan (fabricados entre setembro de 2023 e dezembro de 2024);
    • Corolla Cross (fabricados entre abril de 2024 e dezembro de 2024);
    • GR Corolla (fabricados entre março de 2023 e setembro de 2024);
    • RAV4 PHEV (fabricados entre dezembro de 2023 e agosto de 2024).

    A falha ocorre devido ao excesso de informações gravadas na memória do sistema, o que pode comprometer o funcionamento do painel.

    Dependendo do modelo, a correção pode ser feita com uma simples atualização de software ou, no caso do RAV4, com a troca do painel de instrumentos inteiro.

    Como corrigir a falha do painel digital nos modelos afetados?

    Primeiramente, a correção depende do modelo específico, mas veja como os problemas podem ser resolvidos:

    • Corolla Sedan e Corolla Cross: atualização simples de software;
    • RAV4 PHEV: troca completa do painel de instrumentos (o processo pode levar até 2h30).

    No entanto, esses reparos devem ser realizados nas concessionárias autorizadas da Toyota, e o agendamento pode ser feito diretamente com elas. É importante não ignorar a falha, já que o problema pode comprometer funções essenciais do veículo.

    Consulte as concessionárias autorizadas no site www.toyota.com.br. 

    Veja também: Surpreendente: novo Toyota Yaris Cross chegará no Brasil em 4 versões; confira

    Por que é preciso realizar o recall?

    A falha no painel digital não é apenas um problema estético. Quando o display apaga, o motorista perde informações cruciais, como velocidade do veículo, nível de combustível e wuilometragem percorrida.

    Esse apagão pode resultar em riscos de segurança, pois o condutor pode ficar desorientado quanto à condição do carro.

    Além disso, a falha não se restringe ao Brasil; outros países, como Japão, Austrália e Nova Zelândia, também enfrentaram o mesmo problema, afetando milhares de veículos.

    Conta pra gente: você já enfrentou problemas com o painel digital do seu Toyota? Como a falha impactou a sua experiência de direção?



    Fonte: Garagem 360

  • Dakota Nightfall Concept: conheça a nova picape média da Ram

    Dakota Nightfall Concept: conheça a nova picape média da Ram

    Uma nova picape média foi apresentada ao mercado brasileiro. A inédita Ram Dakota Nightfall Concept, baseada na Fiat Titano, foi antecipada em um evento em São Paulo. 

    A nova picape será fabricada em Córdoba, na Argentina. Ao contrário da Fiat Titano e segundo a fabricante, a Dakota tem uma proposta mais luxuosa. Por enquanto, apenas imagens externas foram divulgadas. 

    A nova caminhonete média da Ram também vai compartilhar o conjunto mecânico da irmã Titano, que também é fabricada em Córdoba. 

    Possivelmente, a Dakota usará o motor 2.2 turbodiesel de 200 cv e 45,9 kgfm de torque (mesmo da Fiat Titano). A transmissão também deve ser a mesma com 8 velocidades, tração 4×4 e reduzida. 


    Nova Ram Dakota
    Nova Ram Dakota • Divulgação

    No visual externo, a picape compartilha também diversos. Mas tem alguns diferenciais e atributos mais robustos, como suspensão elevada da marca Fox, pneus todo-terreno de 33 polegadas e rodas de liga-leve de 18” com beadlock. 

    Com um estilo aventureiro, a Ram Dakota tem estepe aparente e integral. Ele é fixado em um Rambar exclusivo, que também adota potentes luzes de led de longo alcance, outro diferencial para os mais diferentes desafios no campo e fora de estrada.


    Nova Ram Dakota
    Nova Ram Dakota • Divulgação

    A picape média chega primeiro na Argentina e só deve ser lançada no Brasil, oficialmente, em 2026. Ate lá, a Ram deve usar a estratégia do grupo Stellantis em soltar mais informações da picape aos poucos. 

    Acelerar o motor ao desligar ou ao ligar o carro? Nenhum dos dois; entenda



    Fonte: CNN Brasil Auto

  • Novo Zeekr 7X é SUV Elétrico de 646 cv, autonomia de 423 km e preço abaixo de R$ 450 mil

    Novo Zeekr 7X é SUV Elétrico de 646 cv, autonomia de 423 km e preço abaixo de R$ 450 mil

    A Zeekr está trazendo para o Brasil o esperado 7X, um SUV elétrico com performance impressionante. Com quase 650 cv e um design sofisticado, ele chega por um preço surpreendente de R$ 448.000 — mais barato que muitos híbridos de porte médio.

    Com um visual minimalista e recursos de luxo, o Zeekr 7X promete oferecer uma experiência única para os motoristas brasileiros. Acompanhe o Garagem360 e veja mais detalhes!

    O que torna o Zeekr 7X único no mercado brasileiro?

    Inicialmente, o Zeekr 7X foi projetado com uma proposta de luxo e esportividade. Desenvolvido na Suécia, a marca escolheu um design moderno, mais clean, em comparação com outros modelos.

    Zeekr 7X

    Foto: Divulgação / Zeekr

    Seu desempenho é o destaque: com 646 cv entregues por dois motores elétricos, ele pode ir de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos — uma característica rara em SUVs desse porte.

    Autonomia e bateria

    Com uma bateria de 100 kWh, a autonomia do modelo é de 423 km, o que já é considerável para um SUV desse tamanho.

    Além disso, a arquitetura de 800V permite que o veículo suporte carregamento rápido de até 360 kW, permitindo recarregar de 10% a 80% em apenas 13 minutos, ideal para quem precisa de praticidade no dia a dia.

    Tecnologia e conforto

    O Zeekr 7X não se contenta apenas com desempenho. A marca apostou pesado no luxo e na tecnologia, tornando-o um modelo premium no segmento de elétricos.

    Zeekr 7X

    Foto: Divulgação / Zeekr

    A cabine é toda revestida com materiais sintéticos que imitam o couro, com um toque aveludado. O acabamento é impecável e pensado para oferecer conforto ao motorista e aos passageiros. Entre os destaques, temos:

    • Central multimídia de 16’’ com Android Auto e Apple CarPlay sem fio;
    • Quadro de instrumentos curvo de 13,2’’, oferecendo uma visualização moderna e fluida;
    • Head-up display de 36,2’’ que exibe informações de direção em tempo real, como velocidade e navegação;
    • 7 airbags, oferecendo proteção completa para todos os ocupantes;
    • Sistema ADAS completo, com frenagem autônoma de emergência, piloto automático adaptativo, câmera de visão 360º, entre outros recursos.

    Outro destaque é o teto solar panorâmico curvo que contribui para a sensação de amplitude no interior, e o sistema de som de 14 alto-falantes, garantindo uma experiência sonora de cinema.

    Por fim, as cortinas elétricas nas janelas são capazes de filtrar até 99% dos raios UV.

    Veja: Já era hora: Renault deve lançar carros elétricos com plataforma da Geely para brigar com a BYD

    E os concorrentes do Zeekr 7X?

    Atualmente, o 7X não é o único SUV elétrico no mercado brasileiro, mas se destaca com sua proposta agressiva de preço e potência.

    Zeekr 7X

    Foto: Divulgação / Zeekr

    Comparado a outros modelos que custam acima de R$ 500 mil, como o Audi Q4 e o BMW iX, o modelo oferece uma relação custo-benefício mais atraente. A grande questão é: será que ele consegue conquistar os consumidores mais exigentes do segmento de luxo?

    E você, o que acha do Zeekr 7X? Acha que ele consegue conquistar os consumidores brasileiros? Comente aqui embaixo!



    Fonte: Garagem 360

  • Fernando Silva é novo V-P de Vendas & Marketing da VW

    Fernando Silva é novo V-P de Vendas & Marketing da VW

    A Volkswagen do Brasil anuncia que a partir de 1º de outubro Fernando Silva assumirá o cargo de vice-presidente de Vendas & Marketing da marca. O executivo substituirá Roger Corassa, que se despede da empresa para novos desafios profissionais.

    A promoção de Silva surge após dois anos no posto de diretor de Vendas da fabricante. Sua marca de atuação mais recente junto com a equipe foi trazer 12 mil pedidos de Tera em menos de uma hora.

    Silva é graduado em Direito pela PUC-MG e tem MBA em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral. Com 25 anos de experiência na indústria automotiva, atuou em posições de liderança nas estruturas comerciais das marcas Fiat, Jeep e RAM no Brasil, tendo ainda passagens em outros mercados como Itália e Estados Unidos. Antes de sua chegada à VW, Fernando foi responsável pela direção de Vendas das marcas Jeep e RAM no Brasil. O executivo se reportará diretamente a Ciro Possobom, CEO & Presidente da Volkswagen do Brasil.

    Por sua Corassa deixa a VW após quase cinco na posição de vice-presidente de Vendas e Marketing. Enquanto esteve no cargo participou diretamente da estratégia de crescimento da marca, preservando o desempenho da empresa acima da média da indústria. No período a VW alcançou a vice-liderança do mercado brasileiro com expansão 32,5% no volume de vendas.


    Foto: Divulgação VW



    Fonte: Auto Industria

  • Erraram feio: 5 grandes erros da Volkswagen no Brasil nos últimos anos que impactaram a marca

    Erraram feio: 5 grandes erros da Volkswagen no Brasil nos últimos anos que impactaram a marca

    A Volkswagen tem sido uma das montadoras mais fortes no Brasil, mas não está imune a falhas. Nos últimos anos, a marca cometeu erros que afetaram seu posicionamento no mercado brasileiro.

    Contudo, esses deslizes, que vão desde lançamentos mal planejados até uma falta de visão em tendências, deixaram a Volkswagen com alguns prejuízos, tanto de imagem quanto financeiros.

    Acompanhe o Garagem360 e entenda os 5 maiores erros que a Volkswagen cometeu no Brasil nos últimos anos e como isso impactou a marca.

    Quais os 5 maiores erros da Volkswagen no Brasil?

    Embora a Volkswagen seja sinônimo de confiança e qualidade, nos últimos anos ela cometeu algumas falhas que afetaram diretamente suas vendas e reputação no Brasil.

    Volkswagen

    Foto: Imagem gerada por IA

    Abaixo, o Garagem360 elencou 5 gafes cometidas pela montadora nos últimos anos!

    1. Nem lembrou da rival da Toro

    A Volkswagen tinha tudo para ser líder no mercado de picapes intermediárias, mas perdeu a oportunidade ao demorar para lançar sua Tarok.

    Apresentada como uma picape derivada do Taos, a Tarok foi muito bem recebida em outros países, mas o projeto foi adiado no Brasil. A marca acabou deixando o espaço aberto para concorrentes como a Fiat Toro e a Renault. A falta de ação no momento certo impediu que a Volkswagen aproveitasse o boom desse mercado de picapes.

    2. Identidade visual confusa entre a Amarok e a Saveiro

    A Amarok foi lançada com um design que deveria refletir a robustez de uma picape média, mas a Saveiro acabou influenciando o visual da Amarok.

    Isso gerou confusão, pois a picape maior passou a ter uma identidade muito similar à picape compacta, o que diminuiu o apelo do modelo. Ou seja, o erro de design levou à perda de prestígio da Amarok, e as vendas não alcançaram o sucesso esperado. A mudança no design não soube distinguir os dois modelos de maneira eficaz.

    3. Esqueceu a Kombi elétrica

    A chegada da Kombi elétrica deveria ter sido um marco, mas a Volkswagen não soube aproveitá-la como deveria. Ao invés de lançar o modelo para venda, a montadora optou por disponibilizá-la apenas para aluguel, o que fez com que o interesse do público rapidamente diminuísse.

    A Kombi sempre foi um ícone no Brasil, e uma versão elétrica exclusiva teria sido um grande sucesso. Com uma abordagem diferente, como a venda de unidades limitadas, a Volks provavelmente teria esgotado as vendas em pouco tempo.

    4. Incerteza com o conceito do SUV compacto Taigun

    Em 2012, a Volkswagen apresentou o conceito do Taigun, um SUV compacto que tinha tudo para ser um sucesso no Brasil. Porém, a marca hesitou e não deu continuidade ao projeto.

    Porém, qnquanto concorrentes como Fiat e Renault aproveitaram a crescente demanda por SUVs subcompactos, a Volkswagen perdeu a chance de estar à frente com o Taigun, que teria atendido à necessidade do mercado por um SUV mais compacto e econômico.

    5. Fracasso nas vendas do Taos no Brasil

    Enfim, o Taos, apesar de ser um modelo bem planejado e com muitos recursos, não conseguiu se destacar no Brasil. A falta de versões variadas e o acabamento inferior ao esperado para o seu segmento foram alguns dos pontos que prejudicaram o modelo.

    Além disso, o design considerado sem graça e a falta de uma versão mais potente, como a 2.0 TSI, tiraram o brilho do Taos, que não conseguiu competir de igual para igual com seus rivais no segmento de SUVs.

    Qual desses erros da Volkswagen você acha que teve o maior impacto? A marca deveria ter agido de forma diferente? Comente abaixo sua opinião!

    Leia na sequência: Volkswagen cria híbrido flex com tecnologia Audi e desempenho semelhante à Jeep: entenda



    Fonte: Garagem 360

  • Marcopolo lança o Audace 1050 no mercado africano

    Marcopolo lança o Audace 1050 no mercado africano

    A Marcopolo passou a oferecer para o transportador de passageiros do continente africano a opção do novo Audace 1050, modelo rodoviário para médias distâncias. Aceita até duas configurações de poltronas para 60 ou 75 passageiros.

    O modelo estará disponível em versão com 15 metros de comprimento, largura de 2,6 m e altura de 3,7 m. A engenharia desenvolveu novo bagageiro interno com 11 m³, o maior do mercado. Traz ainda conjunto ótico de LED, para-brisa mais amplo, espelhos retrovisores antiembaçantes elétricos, sensores de estacionamento traseiros, monitores de vídeo e sanitário.


    Foto: Divulgação Marcopolo



    Fonte: Auto Industria

  • Stellantis abre seu primeiro centro de reciclagem veicular no Brasil

    Stellantis abre seu primeiro centro de reciclagem veicular no Brasil

    A Stellantis inaugurou nesta quinta-feira, em Osasco, SP, seu primeiro Centro de Desmontagem Veicular Circular de Autopeças. É a primeira iniciativa desse tipo bancado por uma montadora na América do Sul.

    A fabricante dos veículos Fiat, Jeep, RAM, Citroën e Peugeot desembolsou R$ 13 milhões no projeto capaz de desmontar cerca de 8 mil veículos a cada ano e permitir que a maior parte das peças e componentes retornem ao mercado consumidor com garantia de qualidade e procedência ou tenham destinação final adequada.

    A operação, calcula a Stellantis, poderá evitar a emissão de cerca de 30 mil toneladas de CO₂ anualmente e, importante lembrae, auxiliará a montadora a atender as demandas de sustentabilidade e reciclabidade do Programa Mover do governo federal.

    A “matéria-prima” desse novo braço de negócio da montadora,  cujo nome é  Circular Autopeças, são veículos de qualquer marca e tipo sinistrados ou em fim de vida, comprados em leilões, de seguradoras ou frotistas.

    Antes de serem desmontados, os carros precisam ser descontaminados, ou seja, ter fluídos, óleos e combustíveis retirados e destinados adequadamente ou reutilizados em outros processos e outros produtos, assim como o aço, plástico, ferro e cobre presentes nas peças consideradas inservíveis, na carroçaria, motor e acabamentos.

    Peças consideradas em bom estado pelos técnicos são classificadas como de reuso — aptas a serem vendidas no estado em que se encontram — ou passíveis de remanufatura. Nos dois casos têm a origem identificada e obedecem critérios de rastreabilidade e segurança do Detran de São Paulo, o que garante qualidade e procedência certificadas.

    “Temos destinação correta para 100% dos materiais dos veículos desmontados. Os materiais são separados por tipo e encaminhados para os diversos fornecedores parceiros da Stellantis”, explica Paulo Solti, vice-presidente de Peças e Serviços para a América do Sul.

    A Circular Autopeças já desmontou 150 carros em período piloto e agora, com mais de 10 mil itens em estoque, se lança ao mercado por meio de loja física localizada no próprio centro de desmontagem, mas sobretudo por meio de canais online, como um futuro e-commerce próprio e presença já no Mercado Livre.

    “Temos destinação correta para 100% dos materiais dos veículos desmontados. Os materiais são separados por tipo e encaminhados para os diversos fornecedores parceiros da Stellantis”, explica Paulo Solti, vice-presidente de Peças e Serviços
    para a América do Sul.

    Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis na América do Sul, não descarta acriação de outras unidades de desmonte no Brasil. “Vamos acompanhar a experiência em Osasco e o avanço do mercado para avaliarmos”, disse o executivo.

    O mercado potencial existe e é estimado pelo executivo em algo próximo de R$ 2 bilhões anuais.  Segundo a montadora, a cada ano perto de 2 milhões de veículos, por vários motivos, saem de circulam no Brasil, mas somente de 1,5% a 2% são reciclados.

    → Renova Ecopeças comprova viabilidade da reciclagem responsável de autopeças

    Na Europa, onde existe inspeção veicular, o índice em alguns países supera os 90%. No Japão é da ordem de 95% e o custo do processo de reciclagem está embutido no preço do carro novo. Ou seja, o consumidor já paga pelo desmonte e reciclagem ao fim da vida útil do seu veículo.

    A planta industrial da Circular Autopeças conta com mais de 6o funcionários e chegará a 150 postos de trabalho até 2027. Integra o programa de Economia Cicular desenvolvido pela montadora e que  já conta com o Centro de Recondicionamento de Veículos em Betim, MG, e a linha de peças originais remanufaturas.

    Renova ampliará capacidade

    Empresa de reciclagem de veículos do Grupo Porto e pioneira dessa atividade no País, a Renova Ecopeças também está ampliando fisicamente sua planta industrial localizada na Zona Oeste de São Paulo e que dispõe de 25 mil itens em estoque.

    Segundo Daniel Morroni, diretor da Porto Serviço, a empresa, que tem  já desmontou até julho mais de 3 mil veículos e deve encerrar o ano com cerca de 4,2 mil desmontes, o limite de sua capacidade atual.

    A ampliação da planta inaugurada há mais de uma década e que tem 80 funcionários visa dobrar essa capacidade para atender o crescimento orgânico da demanda do segmento de autopeças e também estimulada por empresas que pretendem atender as normativas do Plano Mover do governo federal.


    Foto: Divulgação



    Fonte: Auto Industria

  • Ram Dakota: revelada rival da Hilux que chega em 2026

    Ram Dakota: revelada rival da Hilux que chega em 2026

    Chega de mistério: eis a nova Ram Dakota, picape média que chega no próximo ano para encarar Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger. O modelo será produzido na fábrica da Stellantis em Córdoba, Argentina, e será o segundo veículo a sair do hub regional dedicado a picapes.

    A prévia do projeto foi apresentada como o conceito Dakota Nightfall. O carro tem elementos que deverão inspirar a versão de produção, mas com uma “licença poética” para chamar atenção da novidade. O novo carro é derivado da Fiat Titano e Peugeot Landtrek, ambos produzidas na mesma planta argentina. No entanto, a Dakota terá personalidade própria.

    O conceito Nightfall apresenta  a tradicional grade da Ram com o nome centralizado e iluminada por uma linha de LED liga os faróis. Por sinal, os faróis têm o visual típico da marca. O capô, de perfil esportivo, integra uma entrada de ar superior iluminada por três pontos de luz âmbar.

    O para-choque dianteiro incorpora gancho de reboque, guincho elétrico e protetor inferior, com acabamentos em tom bronze exclusivo. Entre os equipamentos, destacam-se suspensão elevada com componentes Fox®, pneus todo-terreno de 33 polegadas e rodas de liga leve de 18”. Todo esse reforço visa mascara um pouco a vista lateral, semelhante à da Titano.

    Na parte traseira, a nova Dakota ostenta lanternas em LED e emblema da Ram centralizado na tampa. O sistema luminoso conta com estética exclusiva em relação à Titano.


    Ram Dakota é revelada como conceito: rival da Hilux
    Ram Dakota é revelada como conceito: rival da Hilux • Divulgação

    A nova Dakota será produzida sobre plataforma adaptada para o segmento das picapes médias, posicionando-se abaixo da Ram 1500 e acima da Rampage. Ainda não foram divulgadas informações técnicas sobre motorização, transmissão ou versões disponíveis.

    Todavia, a nova Dakota deverá ter o motor 2.2 turbodiesel de 200 cavalos e 450 Nm de torque, associado a um câmbio automático ZF de oito marchas. Esse powertrain é o mesmo utilizado pela Fiat Titano, Ram Rampage e Fiat Toro.

    Não foram reveladas imagens do interior da nova picape. A expectativa é de que a Ram crie um novo painel mais luxuoso em relação à Titano. Esse interior deverá ser inspirado na nova Changan Hunter que aposta em telas digitais e perfil mais hightech.

    Motor turbinado é dor de cabeça? Saiba como preservá-lo



    Fonte: CNN Brasil Auto

  • Shelby Super Snake-R 2026: mais potência que o Mustang GTD

    Shelby Super Snake-R 2026: mais potência que o Mustang GTD

    A Shelby acaba de elevar o patamar do desempenho com o lançamento do Super Snake-R 2026, a versão mais agressiva do Mustang S650 até o momento. Baseado no Ford Mustang Dark Horse, o novo monstro das pistas não apenas recebeu uma repaginada visual, mas também uma injeção brutal de potência, superando até mesmo o lendário Mustang GTD.

    Shelby Super Snake-R 2026 – Foto: Reprodução

    Shelby Super Snake-R 2026: mais potência que o Mustang GTD

    O coração do Super Snake-R é um motor V8 Coyote de 5.0 litros, aprimorado por um supercharger Whipple de 3.0 litros. O resultado? Uma potência que ultrapassa os 850 cavalos, deixando para trás os 815 cavalos do Mustang GTD. Para a alegria dos puristas, a Shelby oferece duas opções de transmissão: o câmbio automático de 10 marchas da Ford ou um câmbio manual de seis marchas da Tremec.

    Mas o desempenho não se limita apenas à potência. O Super Snake-R conta com uma suspensão coil-over totalmente ajustável, molas esféricas e uma barra de suporte traseira, garantindo uma dirigibilidade impecável nas pistas.

    O escapamento Borla cat-back proporciona uma sinfonia visceral do V8, e um sistema de refrigeração aprimorado garante um desempenho confiável em condições extremas.

    Shelby Super Snake-R 2026 – Foto: Reprodução

    Estética agressiva e materiais de alta performance

    O visual do Super Snake-R faz jus à sua potência. A carroceria foi dramaticamente reforçada com para-lamas widebody, que dão ao carro uma postura mais agressiva.

    O uso de fibra de carbono em componentes como o divisor dianteiro, difusor traseiro e a imponente asa traseira não apenas melhora a aerodinâmica, mas também reduz o peso.

    Shelby Super Snake-R 2026 – Foto: Reprodução

    As rodas de 20 polegadas, feitas de liga leve de magnésio, são um destaque à parte. Além de darem ao carro um visual único, o material reduz a massa rotacional em quase 17 kg no total. O resultado são curvas mais precisas, aceleração mais rápida e distâncias de frenagem mais curtas. As rodas também possuem propriedades que melhoram a qualidade de condução do Super Snake-R.

    O modelo estará disponível em cinco cores de fábrica da Ford, e os clientes poderão escolher entre uma variedade de opções de listras ou um visual mais discreto, sem as listras.


    Com mais de 850 cavalos de potência, a Shelby elevou o nível do Mustang. Você acha que o Super Snake-R é a versão definitiva do pony car? Responda nos comentários!

    Leia também: Com 770 cv, novo Mustang Shelby GT500 é o carro de rua mais potente da Ford

     



    Fonte: Garagem 360

  • Os 5 carros que lideram vendas no programa “Carro Sustentável” do Governo

    Os 5 carros que lideram vendas no programa “Carro Sustentável” do Governo

    Após um mês em vigor, o programa “Carro Sustentável” do Governo Federal, que oferece redução de IPI para veículos nacionais mais eficientes, já mostra as preferências dos consumidores brasileiros. Os modelos mais aceitos no programa, que zera o IPI para carros considerados mais eficientes, foram o Volkswagen Polo Track, o Fiat Argo e o Fiat Mobi.


    Os 5 carros que lideram vendas no programa “Carro Sustentável” do Governo

    O programa “Carro Sustentável” faz parte do Mover (Mobilidade Verde e Inovação) e incentiva a compra de veículos que se destacam por sua eficiência energética. A redução de IPI, que antes era de 5,27% para carros 1.0, chega a 0% para os modelos selecionados, tornando-os mais acessíveis.

    Redução de IPI e eficiência energética

    Confira abaixo a lista dos carros mais vendidos e suas características:

    Volkswagen Polo Track

    Liderando a lista com 12.940 unidades vendidas, o Polo Track, com seu motor 1.0 MPI de 84 cv, se destaca pelo preço competitivo (R$ 87.845) e pela eficiência. Ele faz 13,7 km/l na cidade e 15,2 km/l na estrada com gasolina.

    VW Polo foi o mais vendido do Porgrama Carro Sustentável até agora – Foto: Divulgação

    Fiat Argo

    Com 9.966 unidades comercializadas, o Argo, que custa R$ 86.990, oferece um motor 1.0 Firefly de 77 cv. Seu consumo urbano com gasolina é de 13,3 km/l e na estrada, 14,7 km/l.

    Fiat Mobi

    Em uma dobradinha de sucesso para a Fiat, o Mobi vendeu 8.099 unidades. O subcompacto de R$ 67.990 usa o mesmo motor 1.0 do Argo, mas com um consumo ainda melhor: 12,7 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada com gasolina.

    Chevrolet Onix

    Apesar de ter entrado no programa mais tarde, o Onix vendeu 7.689 unidades. Com um preço inicial de R$ 99.990, o motor 1.0 aspirado de 82 cv tem um bom desempenho em consumo, fazendo até 13,5 km/l na cidade e 16,7 km/l na estrada, dependendo da versão.

    Hyundai HB20

    O HB20 fechou o top 5 com 5.519 unidades vendidas. O modelo, que parte de R$ 85.990, tem motor 1.0 de 80 cv. O consumo urbano com gasolina é de 13,5 km/l e na estrada, 15,4 km/l.


    Acha que a redução de IPI foi um fator decisivo para o sucesso de vendas desses modelos? Qual carro da lista você escolheria?

    Leia também: Vendas de carros 1.0 disparam 13% impulsionadas pelo Programa “Carro Sustentável”



    Fonte: Garagem 360