Autor: automoveis

  • Para aumentar números, indústria chinesa exporta carros novos como usados

    Para aumentar números, indústria chinesa exporta carros novos como usados

    Em longa e apurada reportagem publicada na terça-feira, 24, a agência Reuters denuncia que há anos montadoras chinesas exportam carros novos como se fossem usados para diversos países. A prática teria inclusive apoio de governos regionais da China e serviria para aumentar a ocupação das linhas de montagem e desovar produtos de baixa aceitação no mercado local, como os movidos a gasolina.

    Os carros “usados” saem direto das fábricas para a Rússia e países da Ásia Central e Oriente Médio, afirma a agência de notícias, após análise de documentos governamentais e entrevistas com concessionárias e revendedores de veículos em várias localidades.

    Assim que é fabricado, o carro novo é comprado por exportador diretamente da montadora ou de uma concessionária da marca. Após a transação, o comprador registra uma placa chinesa para aquele determinado veículo que na verdade já tem seu pedido de exportação encaminhado como usado. De outro lado, a montadora registra o carro como vendido e informa a receita.

    A simulação ganhou maior repercussão depois que a imprensa chinesa apontou, na semana retrasada, que o mercado chinês também estava sendo abastecido por carros “usados” que nunca rodaram, o que tem servido como munição extra na guerra interna por preços cada vez menores.

    Por meio de documentos governamentais, a Reuters identificou que duas dezenas de governos locais apoiam a exportação desses veículos “usados”.

    Para isso, lançam mão de vários artifícios, como cotas extras para registros locais de veículos, agilização de pedidos de reembolso de impostos, investimento em armazéns para carros próximos das fronteiras e portos e até financiamento de eventos voltados a incentivar os embarques.

    “O apoio por parte dos governos locais faria pouco sentido fora da economia planejada da China. Mas, neste caso, demonstrar rápido crescimento nas vendas e no emprego pode gerar promoções ou desbloquear novos financiamentos”, afirma a reportagem.

    LEIA MAIS

    →  Como a indústria automotiva da China infla bolha que pode estourar

    O texto também lembra que Cui Dongshu, secretário-geral da Associação Chinesa de Automóveis de Passageiros, elogiou a prática no início deste mês, afirmando que se tratava de canal alternativo para as montadoras chinesas acessarem certos mercados.

    A Reuters tentou ouvir os governos regionais, os ministérios do Comércio e das Relações Exteriores da China, mas não obteve qualquer resposta ainda.

    O esquema de exportação de “usados”, afirma a reportagem, teria ganhado corpo a partir de 2019, quando a China permitiu a exportação de carros usados ​​para outros países.

    Já em 2024, veículos que nunca rodaram teriam representado cerca de 90% dos 436 mil carros de passeio e comerciais leves que seguiram para outros países como usados, calculou Wang Meng, consultor da Associação de Concessionárias de Automóveis da China.


    Foto: Divulgação



    Fonte: Auto Industria

  • VWCO e EcoUrbis colocam caminhão a gás na coleta de resíduos

    VWCO e EcoUrbis colocam caminhão a gás na coleta de resíduos

    A Volkswagen Caminhões e Ônibus e a EcoUrbis começam a testar a viabilidade de caminhão a gás na operação de coleta de resíduos na cidade de São Paulo com o Constellation Biometano, versão apresentada pela montadora na Fenatran 2024.

    O projeto pretende comprovar viabilidade do biogás no serviço, combustível com potencial de reduzir em até 90% a emissão de CO2.

    Pelas contas da VWCO, em uma operação típica de coleta, na qual o veículo percorre de 50 a 70 mil quilômetros por ano, proporcionaria uma redução de 150 toneladas de CO2 no período.

    “Este projeto é resultado de uma análise criteriosa do mercado e das necessidades da EcoUrbis por uma solução que alie alto desempenho à responsabilidade ambiental”, destaca em nota Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia da VW Caminhões e Ônibus.

    LEIA MAIS

    →VWCO coloca para andar desenvolvimento com caminhão a biometano

    O Constellation Biometano é baseado na configuração Compactor da fabricante, produto já reconhecido pelo operador. Para o uso do gás ou biogás, o caminhão incorpora tanques de aço carbono que somam 240 m³ (960 litros) de capacidade de armazenamento, a maior do seu segmento, segundo a VWCO. A autonomia é de até 300 km, o que permite circulação na grande São Paulo sem necessidade de reabastecimento frequente.


    Foto: Divulgação VWCO



    Fonte: Auto Industria

  • BYD remarca inauguraçao da fábrica de Camaçari para 1º de julho

    BYD remarca inauguraçao da fábrica de Camaçari para 1º de julho

    Agora é oficial. A inauguração da fábrica da BYD em Camaçari, BA, será na próxima semana, no dia 1º de julho. O evento ocorrerá  cinco dias após data anunciada pelo vice-presidente sênior da BYD, Alexandre Baldy, que no lançamento em São Paulo do hibrido Song Plus, em 28 de maio, foi enfático ao dizer que a inauguração seria às 9h do dia 26 de junho.

    Dificuldades com a agenda de algumas autoridades acabou gerando esse pequeno atraso, conforme informações da própria empresa, que apesar da remarcação da data não confirma a presença nem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e tampouco do vice-presidente e titular do MDIC. Ministério do Desenvolvimento da Indústria, Comécio de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin.

    Tudo indica, contudo, que as principais autoridades federais, estaduais e municipaís estarão por lá, assim como dirigentes regionais e globais da marca chinesa.

    O primeiro carro a ser montado na Bahia é o elétrico Dolphin Mini e na sequência deve ser incorporado à linha o Song Pro. Também em julho, com maior probabilidade na última semana, será inaugurada a fábrica da GWM em Iracemápolis, no interior paulista. A data exata ainda depende de agenda de autoridades, incluindo a do presidente Lula.

    LEIA MAIS

    BYD e Honda: as marcas de maior crescimento em 2025.

    MPT processa a chinesa BYD por trabalho escravo

    Apesar de algumas postergações da data de inauguração, Baldy garantiu no evento paulista que a empresa cumpre prazo acertado no contrato assinado com o governo da Bahia em junho de 2023, que era até 20 de julho de 2025.

    A marca chinesa enfrentou alguns problemas em Camaçari no início deste ano por conta de denúncias de trabalho escravo  no processo de construção da fábrica baiana, o que gerou ação do  Ministério Público do Trabalho (MPT) contra a montadora e empreiteiras por ela contratada.

    Segundo Baldy, a empresa vem se defendendo das denúncias e vai mostrar que está cumprindo as regras e as legislações locais. A operação inicial da BYD no Brasil  ocorre pelo processo SKD, que envolve a montagem no local a partir de peças soldadas e pintadas vindas da China.

    Há um pleito da montadora no governo para que a importação de SKD tenha alíquotas reduzidas para 10%, pleito contestado pela Anfavea e até mesmo pela Abeifa, que reúne importadores e tem a marca chinesa entre suas associadas. O investimento anunciado pela BYD é da ordem de R$ 5,5 bilhões.


     



    Fonte: Auto Industria

  • VW Polo Track, Hyundai HB20 ou Onix 1.0: qual hatch comprar por R$ 90 mil?

    VW Polo Track, Hyundai HB20 ou Onix 1.0: qual hatch comprar por R$ 90 mil?

    Pensando em comprar um hatch 1.0 mas não sabe qual escolher? Abaixo, comparados os três mais populares do momento: VW Polo Track, Hyundai HB20 e Onix.

    Acompanhe o Garagem360 e confira!

    VW Polo Track, Hyundai HB20 ou Onix 1.0: qual a melhor escolha por R$ 90 mil?

    Quando o orçamento é de R$ 90 mil, o mercado de hatches oferece boas opções, com destaque para três modelos bastante procurados: o VW Polo Track, o Hyundai HB20 e o Chevrolet Onix 1.0.

    Esses carros são conhecidos pela confiabilidade, baixo consumo de combustível e pelo custo-benefício. Vamos analisar as características de cada um deles.

    Desempenho e motorização: qual oferece mais potência?

    VW Polo Track:

    O Polo Track conta com um motor 1.0 MPI flex de três cilindros, que entrega até 84 cv de potência com etanol e 77 cv com gasolina. 

    • Consumo: em média, o Polo Track faz 9,6 km/l na cidade e 14 km/l na estrada com etanol.

    A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em cerca de 13,5 segundos, com uma velocidade máxima de 173 km/h. Se você busca um desempenho equilibrado para o dia a dia, o Polo é uma excelente opção.

    Hyundai HB20:

    O HB20 1.0 aspirado entrega até 80 cv com etanol e 75 cv com gasolina, sendo um pouco mais econômico que o Polo. Para quem prioriza consumo, o HB20 é vantajoso. A aceleração de 0 a 100 km/h é de cerca de 13,8 segundos, com uma velocidade máxima de 167 km/h.

    • Consumo: aproximadamente 9,8 km/l na cidade e 13,1 km/l na estrada com etanol.

    Chevrolet Onix 1.0:

     O Onix é uma das melhores opções em termos de motorização dentro do segmento. Seu motor 1.0 flex entrega 82 cv com etanol e 78 cv com gasolina. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 13,3 segundos e atinge uma velocidade máxima de 167 km/h.

    • Consumo: consome 9,3 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada com etanol.

    VW Polo Track, Hyundai HB20 ou Onix 1.0: qual escolher?

    Se o seu orçamento é de R$ 90 mil e você busca um hatch com bom desempenho e itens de segurança, o VW Polo Track se destaca pela sua estabilidade e equipamentos de série.

    No entanto, se você prioriza um motor mais econômico e a confiabilidade, o Hyundai HB20 é uma excelente escolha, especialmente nas versões aspiradas.

    Já o Chevrolet Onix 1.0 é uma escolha interessante para quem busca um bom equilíbrio entre preço, conforto e tecnologia.

    Aproveite para conferir: Baterias de carros elétricos surpreendem com vida útil maior que de modelos a gasolina

    E aí, qual desses carros você escolheria? Comente abaixo e compartilhe sua opinião com a gente!



    Fonte: Garagem 360

  • Novo Renault Duster chega à América do Sul, mas não é no Brasil

    Novo Renault Duster chega à América do Sul, mas não é no Brasil

    A paisagem automotiva da América do Sul acaba de ganhar um novo integrante de peso: o novo Renault Duster (terceira geração). Contudo, a chegada desse SUV renovado vem acompanhada de uma peculiaridade que deve frustrar os fãs brasileiros do modelo: por enquanto, ele não tem previsão de desembarque em solo nacional.

    Renult Duster chega à Colômbia

    A decisão inicial da Renault era clara: o novo Duster, derivado do Dacia Duster europeu, não viria para a nossa região. O foco estratégico da marca na América do Sul estaria concentrado no desenvolvimento de um novo C-SUV exclusivo para o Brasil, projeto atualmente conhecido como Renault Boreal.

    No entanto, o cenário global da Renault passou por turbulências recentes, incluindo a saída de importantes executivos, como o CEO global Luca de Meo e o CEO da Renault América Latina, Luiz Fernando Pedrucci. Essas mudanças parecem ter redefinido algumas prioridades. O que era um “não” categórico agora se transformou em uma realidade para a Colômbia, que acaba de receber o novo Duster.

    Novo Renault Duster chega à América do Sul – Foto: Divulgação

    E a versão que chega ao mercado colombiano é nada menos que a Hybrid E-Tech. Equipada com um motor 1.2 turbo que entrega 129 cv e 230 Nm de torque, o modelo conta com um sistema Mild Hybrid de 48 volts, câmbio de seis marchas e, para os aventureiros, tração 4×4. Uma configuração bastante moderna e alinhada às tendências globais de eletrificação.


    Um mercado estratégico para o Duster

    Não é por acaso que a Colômbia foi o país escolhido para a estreia regional do novo Duster. O país é um dos maiores consumidores do SUV da Renault na América do Sul. Inclusive, a fábrica local da Sofasa é a responsável por abastecer a Argentina (e até pouco tempo o próprio Brasil) com a segunda geração do modelo.

    A chegada da versão híbrida para o mercado colombiano, que historicamente tem um forte apego ao Duster, levanta a questão da estratégia da Renault para a região.

    Novo Renault Duster – Foto: Divulgação

    A empresa tem buscado distanciar-se da percepção de oferecer “Dacia com o logo da Renault”, como visto com o lançamento do Arkana na Argentina. No entanto, o Duster colombiano mostra que essa ligação ainda é forte em certas partes do continente.


    O Futuro do Duster no Brasil Permanece Incerto

    Para os consumidores de Valparaíso de Goiás e de todo o Brasil, a chegada do novo Duster à Colômbia reacende a curiosidade. Será que, diante das recentes mudanças e da aparente flexibilização das estratégias, a terceira geração do Duster pode ter uma chance de vir para cá no futuro? Por enquanto, a Renault mantém o foco no Boreal como seu próximo grande lançamento de SUV. Mas, com a dinâmica de uma gestão em reestruturação e um mercado automotivo em constante evolução, o futuro do Duster em terras brasileiras continua sendo uma incógnita.


    Comente abaixo: Se o novo Renault Duster Hybrid chegasse ao Brasil, você consideraria comprá-lo, mesmo com o futuro lançamento do Renault Boreal? O que mais te atrai nesse novo modelo?

    Leia também: Renault Duster 1.3 turbo tem desconto de R$ 20 mil e fica com preço de Kardian



    Fonte: Garagem 360

  • Adeus insulfim: Toyota lança vidro traseiro eletrocrômico

    Adeus insulfim: Toyota lança vidro traseiro eletrocrômico

    A Toyota está revolucionando o conceito de insulfilm com o lançamento do vidro traseiro eletrocrômico no seu modelo ultra luxuoso, o Century. Essa tecnologia inovadora promete mais segurança, privacidade e conforto para os passageiros, substituindo as tradicionais películas de escurecimento. Acompanhe o Garagem360 e descubra todos os detalhes dessa revolução!

    Como funciona o vidro traseiro eletrocrômico da Toyota?

    A Toyota foi além da tradicional aplicação de insulfilm com seu novo sistema de vidro eletrocrômico, especialmente no Toyota Century, seu modelo de luxo. Mas, o que exatamente é esse vidro e como ele funciona? A gente te conta!

    Insulfilm Toyota

    Foto: Divulgação / Toyota

    Tecnologia de opacidade ajustável

    A princípio, o vidro possui três configurações de opacidade – totalmente transparente, semi-opaco e opaco total. Isso permite aos passageiros do Century controlar a visibilidade e a privacidade, de acordo com suas necessidades e preferências.

    Funcionamento baseado em voltagem

    Uma película especial aplicada ao vidro contém partículas que se reorganizam quando uma voltagem é aplicada. Esse processo altera a transparência do vidro, permitindo que a cabine seja iluminada, mas ao mesmo tempo, impede que pessoas do lado de fora vejam o interior do carro.

    Design único

    Ao contrário das tradicionais películas pretas, o vidro eletrocrômico do Century apresenta uma tonalidade branca, proporcionando um ambiente exclusivo e com a sensação de estar em um espaço de estilo japonês.

    Vale ressaltar que essa tecnologia é uma das primeiras aplicadas em vidros de portas automotivas, sendo um marco no segmento de luxo, além de promover um visual moderno e funcional para os carros da Toyota.

    Insulfilm Toyota

    Foto: Divulgação / Toyota

    Quais os benefícios do vidro eletrocrômico no Toyota Century?

    A introdução do vidro traseiro eletrocrômico no Toyota Century não é apenas uma inovação em design, mas também traz uma série de benefícios que melhoram a experiência de quem está no veículo. Veja como a tecnologia se destaca:

    • Privacidade garantida: A opção de opacidade máxima garante que ninguém de fora possa ver o interior do veículo, proporcionando uma experiência mais privada para os passageiros.
    • Redução da temperatura interna: A tecnologia ajuda a controlar a luz solar, reduzindo o calor dentro do carro sem perder a iluminação natural, tornando a experiência mais confortável.
    • Conforto personalizado: Os passageiros podem ajustar a opacidade do vidro de acordo com o momento ou necessidade, proporcionando um nível de conforto incomparável.

    O que a Toyota planeja para o futuro com essa tecnologia?

    Embora a Toyota tenha introduzido o vidro traseiro eletrocrômico no Century, um modelo exclusivo para o Japão e China, a marca está aberta a expandir essa tecnologia para outros veículos de luxo e, eventualmente, para modelos mais populares.

    Com a crescente demanda por inovações tecnológicas e maior conforto nos carros, espera-se que a Toyota continue a investir em melhorias e novas soluções que atendam tanto ao mercado de luxo quanto ao mercado mais acessível.

    Essa tecnologia também pode inspirar outras montadoras a investir em alternativas mais avançadas ao tradicional insulfilm, principalmente no que diz respeito à privacidade, controle térmico e eficiência no consumo de energia.

    Você acha que o vidro eletrocrômico vai se tornar popular em outros carros, ou ainda prefere o tradicional insulfilm? Conta aqui embaixo!



    Fonte: Garagem 360

  • Por que a Maserati desistiu do seu superesportivo elétrico mais potente?

    Por que a Maserati desistiu do seu superesportivo elétrico mais potente?

    O Maserati MC20 Folgore prometia ser uma versão completamente elétrica do esportivo MC20. Entretanto, o projeto foi descontinuado e, embora a Maserati esteja passando por uma situação financeira complicada, a baixa demanda do público por esportivos elétricos é a maior culpada por essa decisão, segundo a montadora.

    Essa já não é a primeira vez que a Maserati estaria aliviando o pé de um futuro 100% elétrico. Contudo, antes a marca visava dividir a linha MC20 em um modelo com motor a combustão para rua, um semi-pista e um EV. Agora, abandonou o projeto da versão elétrica.

    O MC20 Folgore foi anunciado pela montadora em 2020 e deveria ser lançado em 2025. O modelo deveria contar com três motores elétricos que gerariam mais de 700 cv de potência, o que faria com que o Folgore fosse mais potente que seus irmãos equipados com motor V6 biturbo.

    Um porta-voz da marca informou a decisão à revista britânica Autocar. Embora seja difícil desassociar a decisão ao corte de investimentos de 1,5 bilhão de euros que a Stellantis anunciou para a Maserati e à queda das vendas nos últimos anos, o porta-voz afirma que o fim do projeto do Folgore tem forte relação com a baixa demanda do mercado por esportivos elétricos.

    “Estudos de mercado para o segmento de supercarros esportivos e especialmente para os clientes do MC20 demonstraram que eles têm grande interesse em dirigir motores a combustão interna poderosos.”

    Vale lembrar que outros fabricantes de carros esportivos, como Mercedes-Benz, Porsche e Rimac publicaram declarações semelhantes nos últimos anos.

    Com ou sem o enfoque na produção de veículos elétricos, o futuro da Maserati é incerto. A empresa teve uma queda de 57% nas vendas em 2024 quando comparadas ao ano anterior. A marca possivelmente passará por novas reestruturações nos próximos anos.

    BYD supera Toyota e vira 4ª marca mais vendida no varejo do Brasil



    Fonte: CNN Brasil Auto

  • Novo Corvette consome por minuto o mesmo que o Renault Kwid consome em 23 quilômetros

    Novo Corvette consome por minuto o mesmo que o Renault Kwid consome em 23 quilômetros

    Se você é apaixonado por carros potentes e tecnologias de ponta, o Novo Corvette ZR1X é a prova de que o futuro dos supercarros chegou.

    No entanto, há um dado surpreendente: enquanto o Corvette zera os 100 km/h em menos de 2 segundos, seu consumo de combustível é igualmente elevado. 

    Com 1.250 cavalos de potência, o ZR1X consome cerca de 7,5 litros de gasolina por minuto. Isso equivale ao consumo de um Renault Kwid, que percorre 15,3 km/l na cidade, fazendo quase 23 quilômetros com a mesma quantidade de combustível!

    Acompanhe o Garagem360 e veja mais detalhes!

    Novo Corvette é superpotente, mas bebe demais

    Não é exagero afirmar que o consumo do Corvette ZR1X é um verdadeiro desafio para qualquer sistema de abastecimento de gasolina. A comparação com o Renault Kwid, por exemplo, o carro mais econômico do Brasil, destaca a diferença brutal entre esses veículos. 

    Para colocar em perspectiva, o Kwid percorre 15,3 km com 1 litro de gasolina, enquanto o Corvette ZR1X consome 7,5L por minuto a plena potência.

    Consumo do Corvette ZR1X:

    • Consumo: 7,5L por minuto

    • Potência: 1.250 cv

    • Aceleração: 0 a 100 km/h em menos de 2 segundos

    • Velocidade máxima: 233 mph (375 km/h)

    Consumo do Renault Kwid:

    • Consumo: 15,3 km/l na cidade com gasolina

    • Potência: 70 cv

    • Aceleração: 0 a 100 km/h em 13,5 segundos

    • Velocidade máxima: 150 km/h

    O que torna o consumo do Corvette tão elevado?

    O Corvette ZR1X não é apenas rápido, ele é uma verdadeira máquina de potência. Sua combinação de um motor V8 híbrido com tração integral (AWD) permite uma aceleração brutal, enquanto a eletrificação ajuda no desempenho, tornando o veículo ainda mais eficiente em algumas condições.

    No entanto, a busca por potência tem um custo: o consumo de combustível. Isso porque, estamos falando de:

    • Motorização de 1.250 cv: sua potência extremamente alta exige um consumo elevado de combustível.

    • Sistema híbrido AWD: embora a parte elétrica melhore o desempenho, o carro continua consumindo muita gasolina para atingir seus recordes de velocidade.

    • Performance extrema: cada volta no circuito de alta velocidade ou aceleração total exige um grande esforço do motor, aumentando ainda mais o consumo.

    Por fim, vale destacar que, sem sombra de dúvidas, quem busca um carro como o novo Corvette não está preocupado com o consumo. E claro, nos outros aspectos, o modelo não deixa a desejar.

    Aproveite para conferir: Vai comprar uma moto? Te contamos quais os modelos mais vendidos em junho de 2025

    Você acha que o consumo elevado do Corvette ZR1X vale a pena pelo desempenho e tecnologia que ele oferece? Comente abaixo e compartilhe sua opinião com a gente!



    Fonte: Garagem 360

  • Leilão online do Detran tem mais de 600 veículos

    Leilão online do Detran tem mais de 600 veículos

    O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO) anunciou um leilão online com uma grande variedade de veículos e sucatas, oferecendo uma oportunidade para quem busca carros e motos com lances iniciais a partir de apenas R$ 20. O órgão espera arrecadar cerca de R$ 440 mil com o evento, que será realizado nos dias 15 e 16 de julho deste ano.

    Como Participar do leilão online do Detran?

    O edital nº 16/2025, publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira (24), detalha os 646 itens disponíveis. A lista inclui veículos removidos ou recolhidos que ainda podem circular, além de sucatas destinadas ao aproveitamento de peças. 

    O leilão será transmitido em tempo real, a partir das 9h, no site da concessionária Sancar Leilões. Para participar, é preciso realizar um cadastro gratuito no site da concessionária, que será analisado em até 24 horas. As fotos de todos os lotes também estarão disponíveis online.

    Para quem prefere ver os veículos de perto, a visitação dos lotes estará aberta a partir do dia 7 de julho, em dias úteis. Os horários serão das 8h às 12h e das 14h às 18h, no pátio da Sancar Leilões, localizado na TO-050, em Palmas.

    Leilão online do Detran em Palmas — Foto: Felix Carneiro/Governo do Tocantins

     


    Regras para Pessoas Físicas e Jurídicas

    O edital estabelece regras específicas para a participação, dependendo do tipo de item a ser arrematado:

    • Para sucatas: Apenas pessoas jurídicas com registro de Classificação Nacional de Atividade Econômica (CNAE) na atividade de desmontagem e com cadastros regulares nos órgãos estaduais e federais podem se cadastrar.
    • Para veículos conservados (que podem voltar a circular): Pessoas físicas ou jurídicas de qualquer natureza podem participar. A documentação necessária para o cadastro está detalhada no edital.

    Esta é uma excelente chance para adquirir um veículo por um preço acessível ou para empresas do setor de reciclagem e autopeças garantirem material.

    Clique aqui e veja o site do leiloeiro 


    Você já participou de algum leilão de veículos? O que você acha dos leilões do Detran como uma forma de adquirir carros ou motos? Deixe seu comentário abaixo!

    Leia também: 5 carros usados por até R$30 mil com melhor custo-benefício em 2025

    Carros de leilão: o que são os modelos de pequena, média e grande monta?

     

     



    Fonte: Garagem 360

  • Ficou mais caro: Preço de carros usados dispara

    Ficou mais caro: Preço de carros usados dispara

    O mercado de carros usados no Brasil demonstra um vigor notável, com abril de 2025 registrando um novo recorde. O valor médio das transações de veículos seminovos alcançou a marca de R$ 87.107, representando um aumento de quase 2% em relação ao mês anterior. Esse crescimento reflete não apenas a valorização dos carros de segunda mão, mas também uma dinâmica aquecida entre oferta e demanda.


    Carros usados mais caros

    A valorização do ticket médio do carro usado está diretamente ligada a uma combinação de fatores econômicos e de mercado. A escassez de modelos zero quilômetro e a recuperação gradual da economia nacional têm impulsionado a procura por veículos seminovos.

    Consumidores que encontram dificuldades no acesso a carros novos, devido à produção limitada e aos preços elevados, estão migrando para o mercado de usados, aumentando a demanda.

    Carros usados ficam mais caros- Foto: Freepik

    Mesmo com um giro de estoque reduzido para cerca de 38 dias, as revendedoras conseguiram manter uma margem bruta de aproximadamente 11%, indicando uma rotatividade rápida dos veículos disponíveis e a lucratividade do segmento.

    Outro aspecto relevante é o Retorno Sobre o Investimento (ROI) observado em veículos com até três anos de uso, que atingiu 73%. Esse índice reforça a atratividade do setor para lojistas e investidores, demonstrando a agilidade nas negociações e a maior liquidez dos ativos.


    Toyota Lidera Entre os Modelos Mais Rentáveis

    No ranking dos automóveis seminovos mais lucrativos, a Toyota se destaca. Modelos da marca japonesa são amplamente procurados pela sua confiabilidade e baixa desvalorização, fatores que contribuem para a rápida negociação.

    Confira os modelos da Toyota que lideraram em lucratividade:

    • Toyota Yaris Hatch: Preço médio de R$ 86 mil, com margem de 10,6% e giro de estoque em apenas 26 dias.
    • Toyota Corolla Cross: Avaliado em R$ 143 mil, com margem de 9,9% e giro em 27 dias.
    • Toyota Corolla: Cotado a R$ 134 mil, com margem de 9,8% e giro em 28 dias.
    Toyota Yaris é um dos carros usados mais procurados – Foto: Divulgação

    Esses dados reforçam a percepção de que a Toyota é uma referência em valorização, com consumidores buscando modelos que oferecem baixo risco de desvalorização e manutenção acessível.


    Impacto no Panorama Automotivo Nacional

    O dinamismo do mercado de carros usados tem um impacto direto no cenário automotivo brasileiro. A Fenabrave registrou um crescimento de 5,7% nos emplacamentos durante o primeiro quadrimestre de 2025, superando os resultados do ano anterior. Esse avanço demonstra a resiliência do segmento mesmo diante dos desafios econômicos e logísticos.

    A expectativa é que o mercado de seminovos mantenha seu ritmo acelerado nos próximos meses, consolidando-se como uma alternativa relevante tanto para consumidores em busca de boas oportunidades quanto para investidores no setor automotivo, inclusive aqui em Valparaíso de Goiás.


    Qual a sua opinião sobre a valorização dos carros usados no Brasil? Você considera um bom momento para comprar ou vender um seminovo? Comente abaixo!



    Fonte: Garagem 360