Sabe aquele mau motorista que incomoda todo mundo no trânsito por tentar ser mais esperto ou não praticar a direção defensiva? Ele pode ser um dos que adotam essa atitude que pode render multa. Veja!
Atitude no trânsito que pode render multa
Os brasileiros que dirigem todos os dias país afora, adotam comportamentos no trânsito que nem sempre são os ideais e podem estar sujeitos à multa.
É o caso de quem anda ‘’colado’’ demais no carro da frente, independentemente do tipo de via em que se estiver trafegando.
Além de gerar completa insegurança ao motorista da frente e aumentar o risco de acidente, essa prática pode gerar punições como multa e pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O que diz a lei
De acordo com o Artigo 192 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é infração grave:
‘’Deixar de guardar distância de segurança lateral e frontal entre o seu veículo e os demais, bem como em relação ao bordo da pista, considerando-se, no momento, a velocidade, as condições climáticas do local da circulação e do veículo’’.
Dessa forma, é ilegal esse tipo de prática no trânsito e quem for flagrado sob essa ação, está sujeito à multa de R$ 195,23 e 5 pontos na CNH.
Fiscalização difícil de acontecer
A primeira pergunta que deve vir à cabeça de quem acabou de descobrir isso provavelmente é:
‘’Se estamos falando de uma infração de trânsito, por que tantos motoristas ainda a praticam?’’
A resposta é: pois a fiscalização não é tão severa para esse tipo de ação no trânsito, como acontece em velocidades acima do permitido, não uso do cinto de segurança, utilizar celular ao volante, entre outras.
Na verdade, é difícil até mesmo consolidar um flagra de motoristas colando em traseiras alheias por não haver parâmetros na legislação de trânsito.
Dessa forma, mesmo que agentes de trânsito estejam atentos ao movimento nas vias do país, dificilmente alguém será multado por isso.
Quais são as atitudes que devemos ter no trânsito?
As atitudes mais importantes no trânsito dizem respeito à direção defensiva.
Algumas ações como: manter distância segura, checar os componentes do seu veículo e respeitar as sinalizações, são as principais práticas para um trânsito mais seguro.
Mantenha distância!
Além de ser passível de multa (mesmo que de difícil fiscalização), andar ‘’colado’’ em carros é extremamente perigoso.
O primeiro é mais importante justamente por conta da insegurança que o motorista alastra pelos usuários da via, aumentando o risco de acidentes, inclusive graves.
Outro aspecto a se considerar são os possíveis prejuízos financeiros que o condutor que bater atrás de outro veículo pode ter, pois lembre-se, quem colide na traseira, dificilmente consegue provar inocência, ainda mais quando se anda sem uma distância considerável.
Aproveite e veja: Essa é a causa de 30% dos acidentes de trânsito (e você pode evitar)
Fonte: Garagem 360