O próximo lançamento da Mini já tem nome e será totalmente elétrico. O novo Aceman ficará posicionado entre o Cooper e o Countryman, tendo um porte e proposta mais de hatch do que de SUV. Mas só podemos confirmar isso graças às informações e imagens que vazaram do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China (MIIT).
No geral, o visual se assemelha mais com o do Countryman, mas com uma pegada um pouco mais esportiva. O design não foge muito do que a Mini vem apresentando em seus outros modelos, com faróis mais angulares e a grade octagonal. Como diferencial, o Aceman trás para-lamas mais robustos, que passam uma impressão mais aventureira.
Nas fotos vazadas podemos ver duas versões: a básica e a S. O visual de ambas é bem semelhante, mas a topo de linha apresenta detalhes únicos, como a moldura na grade, pintura em bronze nos para-choques e DLRs que contornam toda a parte interna dos faróis de LED, assim como no Countryman S.
As imagens também revelam alguns acessórios em vermelho, como a parte superior da carroceria e um spoiler traseiro, que pertencem à versão John Cooper Works (JCW), que tem um apelo mais esportivo e não teve seu visual completamente vazado.
Falando de dimensões, a Mini já confirmou que o Aceman tem 4,07 m de comprimento, 1,75 m de largura e 1,49 m de altura. Ou seja, ele é 35,4 cm menor que o Countryman e 21,7 cm maior que o Cooper. Os vazamentos confirmaram ainda que o novo modelo terá um entre-eixos de 2,60 m.
Um detalhe interessante é que, diferente dos demais, o Aceman será exclusivamente elétrico. A montadora confirmou que ele terá a bateria de 54,2 kWh do Cooper SE. Logo, é bem provável que a versão S tenha o mesmo motor elétrico dianteiro de 218 cv e 33,5 kgfm. O mesmo vale para a variante JCW, porém, ela ainda ganha melhorias no chassi e visual exclusivo.
Já a versão de entrada também irá se basear no Cooper. Assim como no hatch, ela deve ser equipada com a bateria de 40,7 kWh e o motor elétrico – também dianteiro – mais fraco, com 184 cv e 29,57 kgfm.
O Mini Aceman já tem data certa para ser apresentado: 24 de abril. A revelação oficial será feita durante o Salão do Automóvel de Pequim, na China. Quanto ao lançamento mundial, deverá ficar para a segunda metade do ano.
Fonte: CNN Brasil Auto