Uma nova gasolina sem petróleo está avançando nos testes e parece promissora.
Chamada de e-fuel, ela se distancia dos combustíveis fósseis, usando hidrogênio e CO2 para compor um produto mais limpo, leve e melhor para o ambiente e motores.
E-fuel, gasolina sem petróleo, é testada como alternativa para motores a combustão
Enquanto as preocupações com o ambiente avançam, a indústria está constantemente buscando alternativas mais sustentáveis para os motores a combustão.
Uma promissora é o e-fuel, uma gasolina que não utiliza petróleo em sua composição.
Sua principal matéria-prima é o dióxido de carbono presente na atmosfera e o hidrogênio, colocando este novo combustível como uma aposta para o futuro.
Isto porque, além de reduzir a dependência de fontes fósseis de energia, o processo de produção do e-fuel contribui para a redução do CO2 no ambiente.
Mesmo que em pequenas escala, já é uma inversão do processo, que, como é hoje, apenas coloca mais gás na atmosfera.
Outra grande vantagem deste combustível é sua contribuição para a manutenção dos veículos.
Por ser mais “limpo”, o e-fuel pode melhorar o funcionamento dos motores a combustão, prolongando sua vida útil e reduzindo danos.
Empresas como Audi, Porsche e Bosch já estão executando testes com o e-fuel, assim como o governo alemão.
Veja também: “Macetes que ajudam a economizar combustível e poucos conhecem“
Custo de produção ainda é um desafio
-
Apesar do potencial do e-fuel, seu alto custo de produção ainda é um grande empecilho para sua adoção em larga escala.
-
Um dos principais obstáculos é o custo da extração de hidrogênio por meio da eletrólise, um processo essencial na sua fabricação.
-
Michael Steiner, da Porsche AG, destaca que, atualmente, o petróleo é mais barato e fácil de ser obtido e refinado. Isto torna a transição para o e-fuel um processo gradual e focado no longo prazo.
-
Assim, a viabilidade comercial do e-fuel dependerá fortemente da evolução dos processos de produção e dos avanços tecnológicos que possam reduzir os custos de fabricação.
Qual combustível pode substituir o petróleo?
-
As principais alternativas ao petróleo para motores à combustão são o etanol e biodiesel, feito de matéria vegetal como cana de açúcar; gás natural; e-fuel; além do petróleo não convencional, retirado de areia e xistos betuminosos.
O quanto esta gasolina sem petróleo será realmente viável ainda veremos. Afinal, tudo está no começo, especialmente considerando a adoção em larga escala. Apesar disso, podemos ficar de olho, especialmente dada a velocidade com que as tecnologias evoluem e começam a chegar para nós.
Fonte: Garagem 360