Os condutores a fim de se preparar para o pagamento do Licenciamento MT 2025 devem se atentar às normas estabelecidas pela Secretaria da Fazenda do estado do Mato Grosso.
Para ajudar aqueles que desejam se manter em dia, o Garagem360 traz todos os detalhes já disponíveis sobre o pagamento obrigatório. Acompanhe!
Licenciamento MT 2025
Muito se ouve falar sobre o Licenciamento, mas para quem ainda tem dúvidas, o documento diz respeito à renovação do CRLV, o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo.
O pagamento é totalmente obrigatório e possui caráter anual. Aliás, é através dele que as autoridades podem confirmar que o automóvel cumpre todas as regularidades e leis vigentes para a circulação.
Qual o valor do Licenciamento do Mato Grosso 2025?
A Sefaz ainda não divulgou o valor do Licenciamento para o ano de 2025, mas é possível se basear em 2024, ao qual o valor foi de R$ 140. Para o próximo pagamento, não deve haver grandes alterações.
É importante destacar que, ao contrário do IPVA MT, a taxa do Licenciamento é fixa para todo e qualquer condutor.
Calendário CRLV MT 2025
As datas para obter o Licenciamento em 2025 também não estão disponíveis no momento, mas também é possível levar as de 2024 como base:
- Final de placa 1, 2 e 3 – Até 31/03
- Final de placa 4 – Até 30/04
- Final de placa 5 – Até 31/05
- Final de placa 6 – Até 30/06
- Final de placa 7 – Até 31/07
- Final de placa 8 – Até 31/08
- Final de placa 9 – Até 30/09
- Final de placa 0 – Até 31/10
Os prazos deverão ser similares para 2025.
Como emitir o Licenciamento?
Antecipadamente, só é possível emitir o Licenciamento anual caso o condutor esteja em dia com os débitos referentes ao IPVA. O mesmo serve para multas (se houver).
Dessa forma, os moradores do Mato Grosso podem se dirigir até o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) local ou optar pelo acesso pelo site oficial.
O documento conta com as versões física e digital. Ambos possuem a mesma validade.
Qual a multa por não pagar o CRLV?
- Infração gravíssima
- Multa de R$ 293,47
- Sete pontos na CNH
Além disso, é preciso ressaltar que o proprietário dos veículos isentos do IPVA também devem realizar o pagamento do CRLV.
O que fazer com o Licenciamento pendente?
É necessário acessar o site oficial da SEFAZ – MT para verificar a situação do veículo, e, assim, emitir o boleto para quitar os valores em abertos.
Outro ponto importante é que o condutor só pode emitir o CRLV se o IPVA estiver em dia.
Quando não é possível emitir o CRLV?
Por fim, o condutor fica impossibilitado de licenciar o veículo em quaisquer casos que incluam restrições administrativas, como pendências judiciais ou RENAJUD. É preciso regularizá-las.
OBS: todas os prazos e valores se referem ao ano de 2024 e servem apenas como previsão para 2025. Por isso, acompanhe o Garagem360 e confira todas as informações atualizadas para o próximo ano, assim que saírem.
Fonte: Garagem 360