“Novo Diesel” já começa a chegar nos postos do Brasil; veja o que muda na composição

O novo Diesel, aprovado pelo Governo no ano passado, está finalmente chegando aos postos para distribuição.

Este novo combustível possui maior quantidade de biocombustível, o que deixa ele mais limpo, melhor para o veículo, o ambiente e nossa indústria.

Diesel com mais Biodiesel é o fortalecimento da indústria nacional (Imagem: Álbori Ribeiro/Grupo Potencial)

Novo Diesel começa a ser comercializado e tem mais biocombustível na composição 

Os postos de combustível no Brasil já estão com o novo diesel para distribuição.

Chamado de Diesel R5, o combustível agora oferece uma nova quantidade de biodiesel misturado, aumentando a proporção de 12% para 14%.

A medida foi determinada pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

A mudança é parte da política nacional que obriga as distribuidoras de combustível a adicionarem biodiesel ao diesel fóssil.

O objetivo é garantir um combustível mais sustentável e menos poluente.

“Estamos incrementando na cadeia energética brasileira em torno de 100 milhões de litros de biodiesel por mês.” comenta o Vice-presidente do Grupo Potencial Biodiesel, Carlos Eduardo Hammerschmidt.

Ele continua: “Isso é um marco histórico, pois dá segurança energética no mercado interno e cada vez mais afasta o Brasil da dependência do mercado externo.”

Hoje o Brasil importa 25% de diesel fóssil. Isto pode ser totalmente substituído por combustíveis renováveis, de forma gradual, garantindo nossa autossuficiência, especialmente como um dos principais produtores de biodiesel do mundo.

Veja também: 5 Carros a diesel para viajar longe e economizar na gasolina

Biodiesel é essencial na transição energética

  • O biodiesel pode ser produzido de uma variedade de matérias-primas. Esta versatilidade facilita sua produção em volume, além de contribuir para que materiais antes descartados re-entrem no ciclo produtivo.

  • O biodiesel produzido pela Potencial, por exemplo, é composto por 75% de óleo vegetal e 25% de gordura animal. Para produzi-lo, a empresa utiliza óleo degomado de soja, resíduos de gorduras animais e óleo de cozinha.

Novo combustível já chegou aos postos (Imagem: José Cruz/Agência Brasil)
  • Assim, essa medida do Governo Federal contribui para a descarbonização e sustentabilidade em diversas frentes. Uma vez que a eletrificação total da frota ainda está no campo da utopia, ter acesso a combustível menos dependentes de fontes fósseis já ajuda.

  • Além disso, ela fomenta a pesquisa e desenvolvimento, gerando empregos e qualificação técnica na nossa indústria.

Qual o diesel mais puro?

  • Dentro do diesel comum encontramos os tipos S-10 e S-500. Os nomes fazem referência à quantidade de enxofre presente no combustível: 10 partes por milhão no S-10, e 500 no S-500. Assim, o Diesel S-10 é o mais puro, pois contém menos enxofre.

Pouco a pouco o novo Diesel, e combustíveis mais sustentáveis, vão se tornando a norma no mercado. Assim, a transição energética pode ser feita de forma gradual e, eventualmente, eliminamos nossa necessidade das fontes fósseis, não-renováveis e muito poluentes.

Adson Leonardo

Adson LeonardoAdson Leonardo é redator desde 2018, escrevendo para blogs empresariais e temáticos, mídias sociais e perfis pessoais de executivos. Além disso, é escritor, poeta e apaixonado por ciência. Aliando suas habilidades narrativas com o olhar afiado para dados, seu foco é criar textos sólidos, que engajam, educam e guiam o leitor pelo tema abordado.



Fonte: Garagem 360

COMPARTILHE ESSE POST NAS REDES SOCIAIS!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR