Os seminovos que menos desvalorizaram em 2023: boa compra!

Se você está de olho em comprar um carro, ou vender o que tem aí na garagem, a lista de carros seminovos que menos desvalorizaram vai te ajudar.

Trazida por uma referência no mercado, a análise nos mostra os principais modelos do Brasil e o que esperar deles em 2024 quando o asunto é revenda.

A busca por seminovos ficou ainda mais intensa após a rápida subida dos preços dos novos (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil))

Carros seminovos que menos desvalorizaram em 2023

A Mobiauto, um dos maiores marketplaces de automóveis do Brasil, desponta como referência no mercado, tanto para compra e venda quanto coleta de dados.

Agora, a empresa realizou um estudo detalhado sobre a desvalorização dos carros seminovos mais procurados em 2023.

Neste momento, estudos assim são ainda mais importantes.

Isto porque, durante a pandemia, foi observado que os carros seminovos mais populares viram seus preços dispararem, especialmente pelos valores e disponibilidade dos 0 km, que afastaram muitos clientes.

No entanto, como era de se esperar, essa alta de preços foi seguida por uma queda significativa.

Isto levou muitos modelos a se desvalorizarem demais, o que assustou seus proprietários.

Agora, na medida que os anos de preços mais normalizados vão chegando e passando, é possível ter números mais realistas, sem uma crise enorme por trás deles.

Resultados da pesquisa

  • A pesquisa da Mobiauto incluiu 188 modelos de carros dos anos de 2023, 2022 e 2021. Estes pertencem a uma variedade de marcas, como Citroën, Fiat, Hyundai, Jeep, Nissan, Peugeot, Renault e Volkswagen.

  • A análise revelou que, em média, houve uma desvalorização de 9,07% nos vinte modelos mais anunciados no período de um ano.

  • Segundo o economista Sant Clair Castro Jr., essa taxa de depreciação “engana”. Isto porque ela é significativamente menor do que a alta que esses carros experimentaram durante a pandemia. Ou seja, eles não perderam tanto valor quando compramos relativamente.

  • Esta é uma boa notícia para quem está considerando comprar um seminovo, pois sugere que o mercado está se estabilizando. Assim, devemos ver quedas menores e, principalmente, menos sustos.

Veja também:5 Melhores carros seminovos para usar no dia a dia sem gastar muito

Carros com menor e maior desvalorização

  • Entre os modelos analisados, três modelos são destaques absolutos Afinal, não apenas desvalorizaram pouco neste último ano, como, na verdade, foram valorizados! Estes são:

    • VW Gol 1.6 MSI (2021): 2,55%

    • Hyundai HB20 Platinum Bluelink 1.0 Turbo (2022): 0,86%

    • Fiat Cronos 1.3 (2021): 0,56%

Os 20 carros que menos desvalorizaram em 2023 (Tabela: Reprodução/Mobiauto)
  • Tais resultados indicam que esses carros são excelentes opções para quem busca um seminovo. Além disso, também leva quem quer revendê-los a prezar pelo estado do veículo, a fim de valorizá-lo ainda mais. Ou seja, são compras seguras do ponto de vista mecânico também.

  • Por outro lado, houve modelos que sofreram uma desvalorização mais acentuada. Aqui foram os modelos Nissan Versa Exclusive 1.6 2021 (-20,54%), o Jeep Renegade Longitude 1.3 Turbo 2022 (-20,59%) e o Jeep Compass 2.0 TDI Trailhawk 4×4 2021 (-21,80%).

Quais carros mais desvalorizaram em 2023?

  • Segundo análise da Mobiauto, os modelos de carro que mais desvalorizaram em 2023 foram o Nissan Versa Exclusive 1.6 2021, o Jeep Renegade Longitude 1.3 Turbo 2022 e o Jeep Compass 2.0 TDI Trailhawk 4×4 2021.

Assim, vemos que os carros seminovos que menos desvalorizaram acabam sendo um investimento de fato. Isto não apenas para a revenda em si, mas também para garantir um modelo que seja confiável e, no futuro, ainda possa ser relevante numa possível troca de carro.

Adson Leonardo

Adson LeonardoAdson Leonardo é redator desde 2018, escrevendo para blogs empresariais e temáticos, mídias sociais e perfis pessoais de executivos. Além disso, é escritor, poeta e apaixonado por ciência. Aliando suas habilidades narrativas com o olhar afiado para dados, seu foco é criar textos sólidos, que engajam, educam e guiam o leitor pelo tema abordado.



Fonte: Garagem 360

COMPARTILHE ESSE POST NAS REDES SOCIAIS!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR