O preço do combustível nas alturas deixa muita gente interessada no Gás Natural Veicular. Entretanto, há algo que muitos deixam de pensar: o preço para instalar o Kit GNV.
Isto é, nem todo carro tem suporte para GNV, e os que têm também precisam passar pela instalação e pela questão da documentação que valida que tudo está nos conformes.
Para ajudar os interessados na troca de combustível, o Garagem360 trouxe os detalhes referentes ao processo e ao preço de instalação. Acompanhe!
Qual o processo para instalar o Kit GNV em 2024?
Antes de mais nada, o processo para instalar o Kit GNV só é possível para os carros que tenham suporte para esse tipo de combustível.
Dessa forma, a primeira etapa consiste em comprar e instalar o cilindro. Na maioria das vezes, ele vai no porta-malas do veículo, e boa parte dos carros necessita de dois cilindros.
Assim, a próxima etapa consiste em ir ser aprovado na vistoria e garantir toda a documentação necessária para realizar a conversão.
Essas etapas são indispensáveis, visto que a vistoria serve para garantir que a instalação foi feita da forma correta, enquanto a documentação garante que tudo está em conformidade com as leis locais.
Como fazer a vistoria do GNV?
Primeiramente, é preciso ir até uma oficina credenciada pelo Inmetro. Essas são as únicas autorizadas a realizar todo o procedimento necessário da instalação.
Em relação à vistoria, elas também são realizadas em oficinas e locais credenciados pelo Inmetro. Aliás, é possível conferir quais são diretamente no site oficial do Instituto.
Também vale dizer que é preciso repetir a vistoria anualmente, de forma obrigatória, sempre antes de fazer o licenciamento do automóvel.
Ademais, é importante que os cilindros passem por testes a cada 5 anos.
Qual o preço para instalar o Kit GNV?
Atualmente, o valor para instalar o Kit GNV completo varia entre R$ 4 e R$ 5 mil. No entanto, esses valores não consideram a vistoria e toda a documentação.
Ou seja, é possível que o preço seja ainda mais elevado no fim das contas, depois de realizar todo o procedimento necessário para circular.
Além disso, o GNV costuma apresentar mais vantagem somente para quem gasta muito combustível diariamente, como taxistas e afins.
Isso porque ele pode reduzir o desempenho do carro em até 20%. Além disso, ele é mais “seco” que os combustíveis tradicionais, o que pode representar danos a longo prazo ao veículo, quando utilizado de forma contínua por muito tempo.
Por fim, para saber se a economia é vantajosa para você, faça o cálculo na nossa ferramenta gratuita!
Aproveite para conferir: Teve o carro recolhido pelo Detran? Órgão ensina como recuperar
Fonte: Garagem 360