A BYD tem incomodado a concorrência ao redor do mundo com modelos elétricos mais acessíveis. São carros como os compactos Dolphin e Dolphin Mini, já oferecidos no Brasil. Mas a marca chinesa também conta com produtos de níveis mais elevados, mirando Ferrari e Lamborghini. É o caso do novo Yangwang U9.
A Yangwang é uma submarca da BYD voltada para modelos de luxo e alta performance. O superesportivo foi lançado na China nesta semana e é voltado ao mercado de modelos de alto desempenho. Além do U9, há ainda o U8, um SUV de grande porte que concorre com a Land Rover, por exemplo.
O modelo começa a ser vendido por 1,68 milhão de yuans, algo próximo de R$ 1,1 milhão. Inicialmente, o Yangwang U9 será ofertado apenas no mercado chinês, um dos principais destinos de modelos de alto luxo como Lamborghini, Ferrari e Maserati.
O superesportivo é construído sobre a nova plataforma e4 da BYD, destacando-se como um cupê de duas portas com 4,96 metros de comprimento e 2,90 metros de distância entre-eixos.
Apresentando um design arrojado, o U9 oferece a opção de um spoiler traseiro de fibra de carbono e utiliza pneus 275/35 R21 na frente e 325/30 R21 na traseira. Seu interior, característico da BYD, incorpora um volante com vários botões físicos e telas modestas distribuídas pelo cockpit.
O design frontal do U9 destaca-se pela expressividade, reforçando sua natureza esportiva com faróis em formato de “C” e vincos marcantes no capô.
As portas estilo asa de gaivota alinham o veículo com seus concorrentes, enquanto a traseira apresenta um amplo aerofólio para melhorar a aerodinâmica em altas velocidades.
Por conta dessa nova plataforma, o U9 é capaz de manobras surpreendentes. Ele conta com sistema de controle vetorial independente de quatro rodas e a vedação da carroceria à prova d’água. Com isso é capaz de flutuar na água e até mesmo andar com apenas três rodas.
A plataforma e4 usada pelo U8 e U9 permite motores com mais de 1.100 cavalos e rotações de 20.500 rpm. As baterias são do tipo Blade, de íons de lítio, já presentes em modelos da BYD no Brasil.
Equipado com uma bateria de íon de lítio de 80 kWh, o U9 oferece recarga rápida, permitindo que o veículo atinja de 30% a 80% de carga em apenas 10 minutos, com a conveniência de portas de carregamento duplo. Segundo a marca, atinge velocidade de carregamento de 500 KWj.
O Yangwang U9 ainda não está confirmado para o Brasil. Contudo, seu irmão SUV grande, o U8, sim. Além da dupla, a nova submarca da BYD possui ainda o U6, um futuro sedã de luxo de alto desempenho.
Fonte: CNN Brasil Auto