Em um veículo, o sensor de velocidade funciona como os olhos que monitoram o seu ritmo. Presentes em diferentes partes do sistema automotivo, eles fornecem informações precisas sobre a velocidade do veículo, permitindo assim que diversos sistemas funcionem de forma eficiente e segura.
O que é sensor de velocidade?
De acordo com a Niterra, empresa especializada em componentes para sistemas de ignição e sensores automotivos, o sensor de velocidade fica localizado na caixa de transmissão e é responsável por oferecer dados precisos sobre a velocidade do veículo.
A multinacional lista as seis principais funções dos sensores de velocidade:
1. Precisão no painel de instrumentos
Nos carros mais antigos, os sensores de velocidade permitem o envio preciso das informações de velocidade ao painel, dessa forma é possível eliminar cabos, mais propensos a falhas e erros na leitura.
2. Controle avançado da quilometragem
Os sensores apresentam as funções TRIP A e TRIP B, entre outras.
O intuito é disponibilizar o controle correto da quilometragem percorrida, assim os condutores podem ter uma melhor gestão de viagens e consumo de combustível, por exemplo.
3. Melhoria na dirigibilidade com sistemas de injeção
Em veículos equipados com sistemas de injeção, auxiliam no ajuste do tempo de injeção por carga e velocidade, otimizando a dirigibilidade.
4. Otimização de transmissões automáticas
Os sensores de velocidade informam ao módulo da transmissão a velocidade instantânea do veículo.
Isso permite a seleção adequada das marchas, aumentando a vida útil do câmbio, além de contribuir para a condução suave e eficiente.
5. Aprimoramento do controle de velocidade com ‘cruise control’
Automóveis equipados com cruise control (“piloto automático”) são especialmente beneficiados com os sensores, principalmente no controle preciso da velocidade, de modo a aprimorar os sistemas de assistência ao motorista
6. Auxílio no funcionamento do sistema de freios ABS
Nos automóveis mais avançados dotados de sistema de freios ABS, a informação de velocidade é fornecida pelos sensores de velocidade das rodas, também referidos como sensores de ABS, são empregadas para monitorar a velocidade do veículo, o mecânico sempre deve avaliar quais as características corretas de cada sistema.
Quais os cuidados com sensores de velocidade?
A Niterra, que detém as marcas NGK e NTK também lista alguns cuidados para os sensores de velocidade dos veículos.
A principal delas diz respeito manutenção periódica visto a variação nos modelos de engrenagens de acionamento do sensor.
Outro ponto é o número de pulsos gerados, pois sensores semelhantes externamente podem gerar quantidades diferentes de pulsos, afetando a precisão das informações de velocidade no painel.
Veja também este post sobre o uso adequado dos freios após a troca do disco.
“Quando defeituosos, esses sensores podem causar problemas, como a falta de informação de velocidade e de marcação da quilometragem percorrida. Oficinas especializadas em painéis automotivos podem resolver essas questões”, afirma Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da Niterra do Brasil.
Por fim, o motorista precisa sempre fazer uma avaliação para verificar se o componente está funcionando corretamente. Caso note alguma variação na velocidade, é necessário buscar auxílio com profissionais e considerar até mesmo a troca dos sensores de velocidade.
Fonte: Garagem 360