Afinal, será que carro parado muito tempo é sinal de que o combustível fica velho? Bem, essa é uma dúvida um tanto quanto pertinente, e, aliás, interessante.
Isso porque é completamente comum que determinados véiculos fiquem inutilizáveis por muito tempo, mas ainda com combustível no tanque, e compreender se existe um ou não um prazo de validade é essencial.
Acompanhe o Garagem360 e tire todas as dúvidas!
Afinal, combustível fica velho? Tem prazo de validade?
Bem, para iníco de conversa, a resposta é sim. Ou seja, o combustível pode sim ficar velho, e, aliás, ter um prazo de validade para funcionar perfeitamente.
Para melhor entender, basta pensar que até mesmo a água engarrafada passa a ter um prazo de validade, e isso não seria diferente com a gasolina, como por exemplo.
Aliás, depois de determinado tempo, o combustível pode até mesmo resultar em danos para o motor. Isso porque ocorre a perda de algumas das propriedades essenciais para seu funcionamento.
No caso da gasolina, o que acontece é que ela fica exposta a muito calor quando está dentro do tanque, assim como à circulação do oxigênio.
Além disso, a gasolina não utilizada pelo motor (antes do desligamento) volta, automaticamente, para ele. Entretanto, com uma temperatura bem mais elevada.
Qual o prazo de validade da gasolina?
O “prazo de vencimento” da gasolina, na verdade, é chamado de envelhecimento do combustível. Ele pode variar de acordo com o tipo, como por exemplo.
No caso da gasolina comum, esse envelhecimento acontece entre 2 e 3 meses. Isto é, se o combustível ficar “parado” no tanque por mais de 2 meses, significa que ele já perdeu parte de suas propriedades.
Além disso, quanto menos gasolina, há uma maior incidência de oxigênio. Ou seja, isso significa que menor será a validade do combustível.
No caso da gasolina premium ou de alta octanagem, o prazo de validade pode ser um pouco maior. Então, essa pode ser uma boa solução para quem roda menos.
Você pode gostar: Carro que anda na água vira febre no Brasil e tem preço de R$ 387 mil
Combustível velho prejudica o funcionamento do carro?
Sim! O combustível “fora” do “prazo de validade” pode sim ser prejudicial ao veículo. Isso porque há a possibilidade de danos ao motor.
De uma forma clara, esses danos podem resultar, por exemplo, em problemas na hora de dar a partida, como uma maior dificuldade, além do carro “engasgar”.
Por fim, uma boa solução pode ser abastecer aos poucos, e assim, evitar passar por esse tipo de situação.
Aproveite para conferir: Motoristas da 99 agora têm condições especiais para carregar carros elétricos nos postos Shell Recharge
Fonte: Garagem 360