Encontrar locais de carregamento para veículos eletrificados é essencial para evitar ser deixado na mão, mas quanto tempo leva para carregar um carro elétrico no posto de gasolina?
Isto é, encher o tanque de um carro a combustão leva pouquíssimo tempo, mas será que essa é a mesma lógica para aqueles que dependem de energia?
Bem, é isso que o Garagem360 te conta agora. Acompanhe!
Afinal, quanto tempo leva para carregar um carro elétrico no posto de gasolina?
Logo de cara, dá para dizer que essa é uma resposta um tanto quanto complexa, afinal, o tempo de carga para cada carro elétrico pode variar bastante em razão de diferentes fatores.
Primeiramente, a potência que o carregador fornece é um dos pontos mais fortes, afinal, quanto maior a potência, menor o tempo de carga, e vice-versa.
Normalmente, os postos de abastecimento possuem carregadores com potência máxima de 100 kWh. Assim, basicamente, o tempo de carga pode levar mais de 3 horas.
Isto é, é possível que as primeiras três horas de carregamento sejam suficientes para suprir 80% da carga total do veículo. Ou seja, apesar de ser um tempo considerável, ainda é aceitável.
Como calcular o tempo de carga de um carro elétrico?
O cálculo para saber o tempo de carga de um veículo eletrificado é um tanto quanto simples. Para isso, será preciso saber alguns detalhes como:
- Capacidade da bateria em kWh
- Potência do carregador em kW
Assim, para obter o resultado final, basta dividir a capacidade da bateria pela potência do carregador, e assim, será possível ter acesso ao tempo total de carga.
No caso dos carregadores WallBox, o tipo mais comum do mercado tem capacidade de 7,4 kW. Logo, podemos fazer um cálculo simples, se considerarmos, por exemplo, um carro equipado com uma bateria de 60 kWh:
- 60 kWh divido por 7,4 kW = tempo de carga de oito horas.
Pode carregar carro elétrico em casa?
Apesar de muita gente achar que não, é totalmente possível carregar um carro elétrico em casa. Isso porque, atualmente, a grande maioria dos veículos já vêm com carregadores adaptados para as tomadas residênciais.
Isto é, eles são adaptados para a potência que as tomadas residenciais entregam, como por exemplo, 110V, 220V e outras similares.
No entanto, é sempre importante verificar se a potência é, de fato, compatível, afinal, o carregamento precisa ser feito com segurança.
Aproveite para conferir: Leilão de carro 0 km? Essa pode ser a sua chance!
Fonte: Garagem 360