A garantia de pneus nada mais é do que um seguro oferecido pela grande maioria dos fabricantes de pneus disponíveis no mercado, que assegura que o consumidor seja recompensado caso o produto não funcione da maneira que foi prometida.
No entanto, existem algumas regras para esse procedimento ser aplicado. O Garagem360 explica como funciona o sistema de garantia de pneus.
Qual a relação entre prazo de validade e garantia de pneus?
Ao contrário do que muitos pensam, os pneus não têm prazo de validade. O que existe, na verdade, é a garantia oferecida pelos fabricantes, normalmente pelo prazo de 5 anos (60 meses) a partir da data da nota fiscal de compra.
VEJA TAMBÉM
Na falta deste comprovante, no entanto, pode ser considerada a data de fabricação do pneu, o DOT, que é uma sequência numérica que vem inscrita no flanco do pneu.
Pneu tem prazo de validade?
No que se refere a prazo de validade, é um grande erro deduzir que um pneu possui um período de vida útil pré-estabelecido e que, ao fim deste período, o pneu estará subitamente inutilizável.
Devemos lembrar que a durabilidade de um pneu varia muito de acordo com o tipo de solo e condições aos quais é submetido.
Além disso, os cuidados diários do proprietário, manutenção, revisão, rodízio, calibragem, armazenagem, entre outros, assim como os hábitos ao volante do condutor, também impactam no período.
Pneu fora da lei
Nesse caso, a boa conservação dos pneus está relacionada à segurança. Conforme a lei, a profundidade da banda de rodagem deve ser de 1,6 mm.
Além disso, eles devem ter um desgaste uniforme, já que a irregularidade pode indicar problemas de alinhamento e balanceamento.
Também é necessário realizar uma inspeção visual em busca de cortes, bolhas, deformações ou objetos encravados é essencial. Esses danos podem comprometer a estrutura do pneu e aumentar o risco de acidentes.
Valor da multa por pneu irregular
Lembre-se que, caso você seja parado e os pneus do seu carro não estejam em boas condições você pode ser multado em R$ 195,23 e receberá 5 pontos na CNH. Além disso, o carro poderá ser retido para regularização.
Como funciona o sistema de garantia de pneus?
A garantia de pneus se aplica em casos onde há defeitos de fabricação ou composto constatados pela equipe do departamento técnico da marca do pneu em questão.
O consumidor que notar algum defeito em seu pneu poderá levar o produto até uma loja autorizada e solicitar uma inspeção.
Um técnico certificado pelo fabricante realizará a avaliação e emitirá o laudo, que pode ser positivo ou negativo.
Caso o defeito se confirme, ocorrerá a substituição do pneu defeituoso, porém, lembre-se de sempre apresentar a nota fiscal de compra, pois esse é um elemento imprescindível para a garantia ser aplicada corretamente.
15 fatores que anulam a garantia de pneus
Para evitar conflitos burocráticos e dores de cabeça, entenda que a garantia de pneus se aplica apenas em caso de defeitos causados por erros de fabricação, ou seja, que não sejam decorrentes de uso incorreto ou do desgaste natural do pneu.
Aqui estão 15 coisas que anulam a garantia de pneus e que você precisa conhecer:
- Calibragem inadequada ou fora do recomendado pelo fabricante
- Estragos acidentais como bolhas e furos
- Ausência dos procedimentos de alinhamento e balanceamento
- Irregularidades nos sistemas mecânicos do veículo
- Instalação de medidas inapropriadas e diferentes das originais de fábrica
- Montagem incorreta
- Consertos e reparos impróprios
- Desrespeito ao índice de carga e velocidade do pneu
- Má condução do veículo
- Fraude e má-fé
- Uso do pneu em terrenos inapropriados para sua composição e estrutura
- Contaminação por produtos químicos
- Utilização de Run Flat em carros não homologados
- Recauchutagem, recapagem e afins
- Calibragem com qualquer substância que não seja ar ou nitrogênio
Fonte: Garagem 360