O que é preciso para ser taxista em 2024

A profissão de taxista é uma das mais tradicionais do Brasil. No entanto, com as mudanças nos serviços de transportes, algumas coisas mudaram no setor. Veja o que é preciso para ser um taxista em 2024! 

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Como ser um taxista em 2024? 

Levar as mais distintas pessoas aos mais diferentes destinos é o ofício no Brasil e no mundo que atende pelo nome de taxista. 

A virtuosa profissão é extremamente tradicional no mundo todo, e mesmo com as atualizações nos modais de transportes, essa ocupação permanece bastante numerosa em países como o nosso. 

Dessa forma, se você se identifica com essa jornada e busca se tornar um profissional desta área, veja o que é preciso para se tornar um taxista em 2024

Como faço para ser taxista?

Para se tornar um taxista, o primeiro passo é ter a classificação EAR na CNH. 

A sigla ‘’EAR’’ significa que o condutor Exerce Atividade Remunerada e portanto está apto a dirigir como forma de sustento. 

É necessário uma espécie de curso preparatório para atuar como taxista, além de regulamentar o ofício junto à prefeitura municipal ou governo distrital por meio de uma certificação. 

Lei do taxista

A profissão do taxista está regulamentada através da Lei nº 12.468/2011, na Legislação Trabalhista nacional. 

A norma estabelece que esse profissional pode exercer sua ocupação através da ‘’utilização de veículo automotor, próprio ou de terceiros, para transporte público individual remunerado de passageiros’’. 

Diferentemente de muitas regiões do Brasil, táxis no Rio de Janeiro são amarelos (Foto: Fernando Frazão)

Certificação

Para obter a certificação necessária para atuar como taxista, o profissional precisa solicitar junto à Secretaria Municipal de Trânsito. 

O reconhecimento para esta atuação se chama Condutax e se refere ao Cadastro Municipal de Condutores de Taxi, um documento pessoal e intransferível. 

Assim, o futuro taxista precisa realizar um curso para especialização com conteúdos sobre a profissão por meio de uma escola credenciada do município ou governo distrital. 

Requisitos para ser taxista

  • Concluir o curso preparatório e conquistar o certificado 

  • Estar com a CNH atualizada e com a sigla EAR para atividade remunerada 

  • Certidão de Antecedentes Criminais

  • Inscrição no INSS

  • Possuir celular smartphone com Android ou IOS 

  • Ter máquina de cartões de débito e crédito

  • Documentos pessoais como RG, CPF, comprovante de endereço, foto, etc

Para avançar na certificação de taxista, o candidato pode recorrer aos meios digitais ou físicos, a depender da região em que vive. 

Foto: Filipe Araujo/Estadão

Custos

Para se tornar um taxista profissional é preciso investir cerca de R$ 2.500, segundo o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).  

O investimento é feito para aluguel ou aquisição da licença como forma de liberação para atuação. 

No entanto, os valores podem variar dependendo da localização em que o profissional reside.

Confira também: 

Gervásio HenriqueJornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360.



Fonte: Garagem 360

COMPARTILHE ESSE POST NAS REDES SOCIAIS!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR