O Garagem360 traz uma lista com os hatches que menos gastam combustível, destacando o consumo médio de cada modelo, seja com etanol ou gasolina. Acompanhe!
Qual o veículo hatch mais econômico?
5- Fiat Mobi 1.0
A montadora italiana abre a nossa lista com a sua versão de entrada Like. Com etanol, ela entrega 9,6 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada. Para quem prefere abastecer com gasolina, o Fiat Mobi faz 13,5 km/l na cidade e 15,0 km/l na estrada.
Porém, o Garagem360 traz uma dica que vale para todos os carros que serão mencionados aqui nesta análise. Antes de ir ao posto de combustível, avalie se no seu estado é melhor para abastecer com etanol ou gasolina.
No Amapá, Espírito Santo e Santa Catarina, por exemplo, a gasoline é o combustível mais adequado, segundo a análise da ANP, que investigou os preços cobrados no Brasil, entre 25 de fevereiro e 2 de março deste ano.
Já o etanol, segundo o levantamento, é a melhor alternativa em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
4- Peugeot 208 1.0 aspirado
Os carros da Peugeot sempre foram conhecidos por oferecer design elegante, tecnologia moderna, conforto e boa dirigibilidade. Além de tudo isso, a economia é um dos pontos fortes da montadora francesa.
Para se ter uma ideia, o hatch da Peugeot 208 1.0 aspirado faz 9,6 km/l na cidade e 11,1 km/l, com etanol. Já com gasolina, o carro atinge 13,3 km/l na cidade e 15,8 km/l na estrada.
3- Chevrolet Onix 1.0
A versão de entrada MT entrega 13,3 km/l na cidade e 16,5 km/l na estrada, quando abastecido com gasolina. Com etanol, por sua vez, faz 9,3 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada. Além da economia, o destaque fica por conta dos itens de série, que proporcionam uma ótima experiência na pista. Os principais são:
-
Roda de aço aro 14″ com calotas integrais
-
Espelhos retrovisores externos pretos
-
Maçanetas externas na cor preta
-
Chave tipo canivete dobrável
-
Conjunto de alto falantes – 4 unidades (2 tweeters e 2 dianteiros)
-
Entrada USB dupla (apenas carregamento)
-
Bancos de tecido
-
Acabamento interno na cor preto “Jet Black”
2- Volkswagen Polo 1.0 TSI MT
O hatch mais vendido do país em 2023, segundo dados da Fenabrave, ocupa a vice-liderança da nossa lista.
Com etanol, o Polo faz 9,5 km/l com etanol na cidade, enquanto na estrada ele atinge 11,3 km/l. Já com gasolina, o carro de passeio faz 13,7 km/l na cidade e 16,1 km/l na estrada.
Além da economia, o motor é um dos principais destaques deste carro. Quando abastecido com etanol, o 1.0 MPI de 3 cilindros entrega aproximadamente 84 cv de potência e 10,3 kgfm.
Leia também:
-
Os 5 melhores carros para trabalhar como motorista de aplicativo em 2024
-
Os 5 melhores SUV compactos para 2024: lista dos modelos 0km
1- Renault Kwid
O Renault Kwid, o veículo mais barato do país, é dono da primeira posição entre os hatches que menos gastam combustível.
Com gasolina, ele faz 15,3 km/l na cidade e 15,7 km/l km/l na estrada. Já com etanol, as suas médias são: 10,8 km/l na cidade e 11 km/l na estrada.
Entretanto, conforme uma análise feita pelo Garagem360, é preciso levar outros pontos em consideração antes de escolher o carro da Renault.
Isso porque, o Renault Kwid é bem pequeno, tendo 3,68 metros de comprimento, 1,58 m de largura, 1,48 m de altura e 2,42 m de distância entre-eixos. Portanto, se você tem filhos, pode ser não uma boa opção para você.
Além disso, os seus proprietários têm relatado alguns problemas, como falhas nos freios após 20 mil km rodados.
Se você gostou das nossas dicas, mas ainda está com dúvidas em relação ao melhor hatch do mercado, veja, a seguir, uma dica de ouro. Ela vai te ajudar a entender, na prática, o custo de cada veículo para o seu bolso. Acompanhe!
Como medir o consumo de combustível?
Use a calculadora de consumo de combustível do Garagem360. Trata-se de uma ferramenta gratuita que permite descobrir qual será o seu gasto durante uma viagem ou no trajeto ao trabalho.
Assim, você poderá fazer um planejamento financeiro com mais assertividade.
Confira também: O carro mais econômico da Hyundai faz 14,6 km/l em 2024
Fonte: Garagem 360