A Tesla, empresa pioneira na popularização dos carros elétricos do empresário Elon Musk, está revolucionando (mais uma vez) a indústria automobilística com seu novo método de produção.
A montadora já tinha ido na contramão das tradicionais com seus processos engessados com a “giga fundição”, por exemplo. Nela, o veículo é desenvolvido em peça única, reduzindo etapas de produção.
Agora, a Tesla deve adotar a montagem “Unboxed”, que em tradução livre significa “Fora da caixa”. A ideia é reduzir custos, aumentar a eficiência e entregar carros aos clientes com maior rapidez.
O que é a metodologia Unboxed para a produção de carros elétricos?
A metodologia “Unboxed” dispensa a necessidade da base do carro de passar pelas várias estações em que as peças são adicionadas na linha de montagem tradicional.
Nesse novo processo, a montagem do veículo é feita em diferentes seções ao mesmo tempo em áreas específicas. No final, todos os subconjuntos são agregados, formando o carro novinho em folha.
Em uma explicação mais lúcida, a nova linha de montagem vai funcionar como uma brincadeira de Lego, em que todas as peças são encaixadas simultaneamente em áreas dedicadas e, em seguida, todas juntas no final.
De acordo com a Tesla, a mudança pode reduzir os custos de produção em mais de 40%, permitindo à montadora construir futuras fábricas com muito mais rapidez e custos menores.
O CEO Elon Musk comentou sobre a nova metodologia de produção, no entanto não entrou em detalhes. Apenas deixou no ar que o novo carro acessível da marca deverá usar o novo método revolucionário.
“muito mais avançada do que qualquer sistema de produção automotiva no mundo, por uma margem significativa”, ressalta.
O carro acessível da Tesla é um desejo antigo do bilionário e sua produção deve ser iniciada no fim de 2024 ou no início de 2025.
Segundo Musk, o projeto já está bem adiantado, mas não acrescentou novas informações.
Vale ressaltar que nem sempre a Tesla cumpriu com seus próprios prazos no passado. Um exemplo é a Cybertruck, que levou pelo menos 2 anos para começar a ser produzida.
Leia também:
Tesla Cybertruck demorou para ser lançada e ainda sim tem “erro de principiante”
Benefícios do método Unboxed
-
Redução de custos: O método Unboxed pode reduzir os custos de produção em mais de 40%
-
Aumento da eficiência: O tempo de produção pode ser reduzido sensivelmente.
-
Maior rapidez na entrega: Os carros podem ser entregues aos clientes com mais rapidez.
-
Maior qualidade: A automação garante um alto nível de qualidade na produção.
Fonte: Garagem 360